Qual o melhor celular para fotos em 2020?

Atualmente escolher o melhor celular para fotos é uma tarefa difícil. São tantas boas opções disponíveis em várias faixas de preço, que só mesmo um ranking de avaliação técnica pode nos ajudar.

Ainda que a qualidade fotográfica seja algo subjetivo, do mais barato ao mais caro você irá encontrar opções de câmeras interessantes para todos os bolsos e gostos.

Se você faz questão de ter o melhor conjunto de lentes em mãos, veio ao artigo certo. Nós montamos uma seleção com os melhores smartphones que trazem as melhores câmeras do momento. Veja a seguir.

Ranking DXOMARK das melhores câmeras de celular

Antes de falar das minhas recomendações, é interessante mostrar uma das listas mais respeitadas do ramo: o ranking DXOMARK.

Nos últimos anos o site se tornou referência para testes super detalhados das câmeras dos principais modelos de celulares disponíveis no mercado, e cada aparelho recebe uma nota de acordo com o seu desempenho fotográfico.

O ranking dos 10 melhores smartphones é atualizado periodicamente, e aqui está a versão mais recente:

  1. Huawei Mate 30 Pro – 121 pontos;
  2. Samsung Galaxy Note 10+ 5G – 117 pontos;
  3. Huawei P30 Pro – 116 pontos;
  4. Samsung Galaxy S10 5G – 116 pontos;
  5. Honor 20 Pro – 113 pontos;
  6. Huawei Mate 20 Pro – 112 pontos;
  7. OnePlus 7 Pro – 111 pontos;
  8. Xiaomi Mi 9 – 110 pontos;
  9. Huawei P20 Pro – 109 pontos;
  10. Samsung Galaxy S10+ – 109 pontos.

Os novos iPhones 11 ainda não aparecem na lista, pois ainda estão passando pelos testes da equipe.

Agora acompanhe as minhas impressões sobre os modelos que eu já testei.

Samsung – Qualidade

Não tem como começar uma seleção de melhores câmeras de celular do mercado sem começar pela Samsung, Referência nesse quesito, a empresa sul-coreana passou a investir pesado em fotografia desde o lançamento do Galaxy S7, em 2016.

Este ano, no entanto, aparelhos como Galaxy Note 10, Note 9, Galaxy S10, S10+ e S9+ podem ser considerados as melhores opções para os amantes de fotografia mobile.

Todos esses dispositivos entregam função de zoom óptico, fotos noturnas com bons resultados, modo retrato para selfies e objetos e, o mais importante, imagens em alta qualidade.

Dica: os Galaxy A30, A50 e M20 contam com a função ultra-wide que serve para fotos com ângulos maiores e selfies em grupos. São opções interessantes para quem tem o orçamento mais limitado.
Qual o melhor celular para fotos em 2020? - Mobizoo

Desde a série S9, a Samsung está trabalhando com a lente de abertura variável, de f/1.5 e f/2.4, o que significa que um único sensor é capaz de controlar a entrada de luz em situações diferentes, de alta e baixa exposição.

Esses modelos entregam sensores com estabilização óptica e função de câmera lenta. É claro que do mais antigo, o S9+, para o mais atual, o Note 10, você irá notar ganhos e melhorias significantes. Mas, no geral, o resultado obtido com todos estes modelos será positivo e acima da média.

Apple – Qualidade e funcionalidade

Assim como a Samsung, a Apple vem entregando um padrão de qualidade em suas câmeras desde o iPhone X, de 2017, com refinamentos nas gerações seguintes.

Os iPhones Xs e Xs Max são os melhores modelos que a empresa tem para oferecer no momento, mas quem estiver afim de esperar mais alguns meses poderá investir nos novos iPhone 11 e 11 Pro Max. Eles devem chegar ao Brasil em meados de novembro.

A Apple entrega câmera de zoom óptico, ângulo aberto na frente e atrás e vídeos em 4K feitos a partir da combinação de duas lentes. Os primeiros testes fotográficos do iPhone 11 Pro e Pro Max dividiram opiniões dos jornalistas estrangeiros, visto que em algumas situações o Note 10 se saiu melhor, como no HDR e na intensidade das cores.

iPhone 11: a melhor experiência em vídeo

Já os iPhone 11 entregaram maior nível de detalhes tanto na frontal quanto na traseira, e também se destacaram no modo retrato e no controle da exposição. A diferença ficou por conta do modo noturno, onde a Apple se saiu melhor nos detalhes, correções e baixo nível de borrões.

Quem quer o melhor que a Apple tem a oferecer em câmeras, então espere pelos iPhone 11. Agora, quem busca um produto bom e com resultados acima da média, pode investir no Xs e no Xs Max.

Xiaomi – Custo/benefício I

A Xiaomi tem inúmeros modelos com câmeras boas. Há quem goste, por exemplo, dos resultados que o Pocophone F1 entrega em fotos noturnas e em retratos. Eu, no entanto, fico com o flagship da fabricante chinesa, o Mi 9.

O Mi 9 é um topo de linha um pouco mais acessível e que entrega uma qualidade bastante acima da média quando o assunto são fotos. Esse aparelho tem câmera de 48 MP e os chamados pixels 4 em 1, que enchem cada pixel de uma imagem com 4x mais luz, contraste e cor.

Xiaomi Mi9: melhor câmera na faixa dos mil e quinhentos reais

Os resultados do Mi 9 são bons e o produto recebeu ótimas avaliações da imprensa especializada. As fotos tiradas a partir de sua câmera estão dentro da média dos concorrentes que já apareceram neste artigo, como o S9+ e o iPhone Xs.

Entre os extras, fotos grande angular de 117°, modo noturno com direito a modo lua, macro e retrato.

Motorola – Custo/benefício II

A Motorola também não poderia ficar fora dessa lista devido a um único modelo da marca, o One Vision. Este smartphone usa a mesma câmera de 48 MP da Sony que está presente no Mi 9.

É claro que as imagens são processadas pelo software de forma diferente, portanto, você não terá uma semelhança de resultados entre ambos. Porém, a Motorola fez um ótimo trabalho neste dispositivo, sobretudo no modo noturno, que é um dos melhores entre os aparelhos vendidos no Brasil.

Motorola One Vision: melhor câmera na faixa dos mil reais

Seu sucessor, o One Zoom, preserva a câmera de 48 MP e traz zoom óptico de até 3x com a ajuda de quatro lentes. O Motorola One Vision tem modo retrato e editor de fotos que permite destacar cores seletivamente e remover objetos de cenas.

Huawei – Completo

Por fim, fechamos a lista com o P30 Pro, a referência da Huawei em fotografia. Esse modelo tem o melhor zoom da categoria graças a sua lente teleobjetiva periscópio, que entrega zoom de até 10x óptico e até 50x digital.

Além de ser um smartphone com super zoom, o P30 Pro traz inúmeros recursos que incrementam o trabalho feito pelo sensor principal de 40 MP. Como modo noturno inteligente, função total wide (ângulo aberto) e até mesmo um efeito que bora água para dar um resultado artístico de cascata.

Basicamente, o P30 traz o melhor de cada smartphone que trazemos nesta seleção, sendo assim o mais completo em funcionalidade e qualidade.

Huawei P30 Pro: a câmera mais completa

Google e outros

Existem outros telefones tão bons quanto esses aqui da seleção, como o Google Pixel ou o Sony Xperia 1, mas esses smartphones não são totalmente acessíveis como os demais ou então não entregam um custo/benefício interessante ainda que eles tenham funções diferenciadas para vídeos e fotos.

Qual a melhor câmera de celular desta lista na sua opinião? Conte aí nos comentários!

Mais sobre: fotografia Listas