Como espelhar o celular na TV

Espelhar o celular na TV permite que o conteúdo da telinha apareça simultaneamente no telão. Isso abre uma série de possibilidades, entre elas poder jogar aquele game que você adora diretamente na TV.

O procedimento usa sua rede Wi-Fi e pode variar um pouquinho de uma fabricante para outra, mas o princípio é o mesmo.

Para facilitar sua vida, preparamos um tutorial para cada marca de celular. Acompanhe:

Como espelhar o celular na TV - Mobizoo

Como espelhar o iPhone na TV

Os iPhones usam uma tecnologia de espelhamento proprietária chamada AirPlay, que só está presente em Smart TVs recentes da LG, Samsung e Sony, todas com fabricação a partir de 2018.

Se sua TV é mais antiga e não possui suporte ao AirPlay, o jeito é comprar uma Apple TV, já que o dispositivo irá adicionar o recurso de espelhamento do iPhone na sua TV.

Com os aparelhos compatíveis e conectados na mesma rede Wi-Fi, basta seguir esse passos para espelhar o iPhone na TV:

  1. Deslize o dedo de cima para baixo no canto superior direito da tela para abrir a central de controle, e toque na opção “Espelhar a tela”;
  2. Aguarde o iPhone detectar a TV ou Apple TV compatível, e toque no dispositivo escolhido;
  3. Pronto, a tela do iPhone será espelhada na TV.

Como espelhar o celular LG na TV

Nos aparelhos de entrada (mais baratos) da LG, para que a conexão funcione, será preciso baixar um aplicativo chamado Screen Stream Mirroring. Além disso, sua TV precisará ser Smart e possuir um navegador.

No app, aceite os termos de uso e logo após, na tela principal da aplicação, aparecerá uma URL. Esse é o endereço que você deverá digitar na barra de pesquisa do navegador da sua TV.

Acessado o endereço fornecido pelo aplicativo na sua TV, basta dar play e o conteúdo do seu aparelho passará a ser exibido em sua telona.

Veja como funciona:

Se o seu celular for um dos topos de linha da LG, essa função já vem com o aparelho de forma nativa e se chama Display sem fio. Nesse caso, basta que sua TV seja compatível com as tecnologias Miracast ou DLNA para que a conexão funcione.

No celular é possível encontrar essa função acessando as configurações do dispositivo e buscando pelo nome da função (Display sem fio). Após isso, se sua TV for compatível, ela aparecerá listada esperando pela conexão.

Lembrando que ambos os aparelhos precisam estar conectados na mesma rede Wi-Fi para que a conexão funcione.

Importante: se o seu celular só aceita conexão Wi-Fi 2.4 GHz, a TV também precisa estar conectada na rede 2.4 GHz. Se ela estiver conectada na rede 5 GHz, o espelhamento não vai funcionar.

Como espelhar o celular Motorola na TV

A Motorola possui um acordo com o Google em que o espelhamento nativo fica limitado ao uso de um Chromecast (Dongle HDMI que além de outras funções permite o espelhamento de tela).

Portanto, se você não possui um Chromecast, a única saída é usar um app de terceiros, como o que vimos no procedimento para celulares LG.

O procedimento para espelhar a tela do celular Motorola usando o aplicativo Screen Stream Mirroring é o mesmo que vimos nos aparelhos da LG. Ou seja, basta instalar o aplicativo e acessar o endereço que ele fornece no navegador da sua TV.

Veja como funciona:

Como espelhar o celular Xiaomi na TV

Em dispositivos da Xiaomi essa conexão pode ser feita de forma nativa. Para isso vá em: Configurar > Mais > Display sem fios. Feito esse caminho e ativando o recurso, uma lista com os aparelhos disponíveis deverá aparecer.

Por último, basta conectar-se a TV escolhida. Lembrando que para tal conexão é necessário que sua TV possua as tecnologias Miracast ou DLNA e ambos os aparelhos estejam na mesma rede Wi-Fi.

Como espelhar o celular Xiaomi na TV

Como espelhar o celular Samsung na TV

Nos smartphones da Samsung a conexão pode ser feita através do recurso Smart View ou pelo antigo Screen Mirroring. A funcionalidade pode ser acessada pelo painel de notificações.

Se ela não parecer logo de cara, basta deslizar da direita para esquerda, que mais funções irão aparecer.

Ao clicar em Smart View ou Screen Mirroring (em modelos mais antigos) você será direcionado a uma página, onde será mostrada uma lista de TVs compatíveis.

Lembre-se de acessar essa função também em sua TV, para que ela fique em modo de conexão e apareça visível no seu celular para ser conectada.

Agora basta selecionar a TV. Em alguns modelos de televisores uma notificação aparecerá na tela solicitando permissão para conectar-se ao celular.

Como espelhar o celular Samsung na TV

Mas como espelhar o celular na TV que não é Smart?

Existem algumas formas de transmitir a tela do seu smartphone em TVs não Smart. A solução mais comum é o uso de um Chromecast ou algum outro dongle semelhante. Mas também existe outra solução, a conexão via cabo.

Chromecast

O Chromecast é um dispositivo que é conectado a sua TV ou monitor via HDMI e se comunica com o smartphone via Wi-Fi. Esse dongle possuí várias funcionalidades mais abordaremos apenas aquela que é o foco deste artigo, o espelhamento de tela.

Como espelhar o celular na TV com o Chromecast

Para que ela funcione, é necessário instalar o aplicativo Google Home no seu celular. Feita a instalação e login no aplicativo, basta seguir os seguintes passos:

  1. Verifique se o celular está na mesma rede Wi-Fi do dispositivo Chromecast;
  2. Entre no app Google Home;
  3. Toque no dispositivo que receberá a transmissão da tela;
  4. Toque em Transmitir tela.

A partir disso, a tela do seu dispositivo Android passará a ser espelhada em sua TV.

Conexão Via cabo

A conexão via cabo pode ser uma boa alternativa. Nela o uso de internet para o espelhamento não é necessário e na prática isso pode ser um ponto positivo. O ponto negativo, talvez se dá ao fato de que o aparelho precisará estar próximo à TV, visto que a conexão é feita via cabo.

Existem dois principais padrões de cabos para efetuar esse tipo de comunicação entre smartphone e TV. O SlimPort e o MHL. Esses tipos de cabos possuem entrada micro USB/USB Tipo C e saída HDMI.

Cabos SlimPort e MHL

Para o SlimPort, conecte o plug USB no celular e a TV desejada na saída HDMI. Por fim, vale lembrar que é necessário que o smartphone possua Android 5.0 ou superior.

Já um outro padrão que também possibilita o espelhamento é o MHL. Esse tipo de cabo tem funcionamento parecido com o SlimPort e as conexões também são as mesmas. Por outro lado, ele precisa de alimentação constante de energia, e você também precisará verificar se o seu dispositivo móvel possui essa tecnologia.

O que você achou dessas dicas? Conte aí nos comentários! 

Mais sobre: Produtividade