Como instalar ROM Xiaomi (2 métodos fáceis)

Saber instalar ROM Xiaomi é importante em vários cenários para quem possui um celular da marca: você pode forçar a atualização da MIUI para a última versão, restaurar o aparelho para uma versão anterior da MIUI, trocar uma ROM chinesa por uma Global, e até colocar um firmware customizado.

Neste guia você vai aprender os dois métodos mais fáceis para instalar uma ROM no seu Xiaomi: o primeiro usando um recurso do próprio sistema, e o segundo usando um programa super conhecido; o XiaoMiTool.

Método 1: instalar ROM Xiaomi pelas opções avançadas da MIUI

  1. Baixe a ROM que precisa no site oficial;
  2. Transfira o arquivo .zip da ROM que baixou para o seu telefone, e certifique-se de colocá-lo na pasta downloaded_rom do armazenamento interno do seu dispositivo. Se essa pasta não existir, crie uma na raiz do armazenamento interno;
  3. No telefone, navegue até Configurações > Sobre o telefone> Atualização do sistema e pressione o ícone de três pontos no canto superior direito e selecione “Escolher pacote de atualização”;
  4. Se a opção “Escolher pacote de atualização” não estiver aparecendo, toque no logotipo MIUI 10 vezes para ativar a opção;
  5. Escolha o arquivo .zip baixado;
  6. Aguarde a instalação da ROM.
Instalar ROM Xiaomi pelas opções avançadas da MIUI

Método 2: instalar ROM Xiaomi pelo PC usando o XiaoMiTool

O XiaoMiTool é um software para o Windows que pode ser usado para instalar ROM de qualquer modelo de celular da marca Xiaomi. Se o seu celular veio com uma SHOP ROM instalada, esse programinha é perfeito para você.

Ele funciona detectando automaticamente as informações do seu dispositivo, as ROMs oficiais que estão disponíveis para instalar, qual o método de instalação a utilizar, e tudo mais que normalmente é trabalho do usuário.

Por exemplo: você recebeu um smartphone com SHOP ROM e deseja instalar a ROM oficial Global da Xiaomi?

O XiaoMiTool irá primeiro desbloquear o bootloader do aparelho, depois instalar o TWRP, e finalmente instalar a ROM oficial Global, tudo sozinho!

Alguns passos manuais são necessários por parte do usuário (como ativar a depuração USB), mas todas as partes chatas e complicadas são feitas pelo programinha.

E como faz?

O XiaoMiTool está disponível para download através deste link e funciona em computadores com Windows 7 ou superior (com .NET Framework instalado). E você precisará do cabo USB original que acompanha o celular (recomendado), além de estar conectado à Internet para que o programa baixe a ROM selecionada.

Com tudo pronto, agora é só ativar a depuração USB nas configurações do smartphone, e seguir os passos do tutorial abaixo, produzido pelo canal português Gadgets & Drones:

Atenção: faça o processo por sua conta e risco. O Mobizoo não se responsabiliza por eventuais danos que o processo possa causar ao seu aparelho.

E aí, conseguiu instalar de boas? Se tiver alguma dúvida, deixe aí nos comentários!

Mais sobre: manutenção Xiaomi