Huawei P30 Pro: hands-on e primeiras impressões

Antigamente só Apple e Samsung vinham à mente quando o assunto era smartphone topo de linha, mas recentemente a chinesa Huawei vem mudando essa história, lançando celulares cada vez mais incríveis, como o Huawei P30 Pro.

O novo top já está sacudindo o mercado global principalmente por conta de suas câmeras ultra avançadas, e possivelmente levará a marca novamente para o ranking dos melhores celulares do mundo em 2019.

O modelo acaba de ser lançado no Brasil, e neste artigo você confere todos os detalhes da novidade, além das nossas primeiras impressões.

Huawei P30 Pro: design

Para o design do P30 Pro, a Huawei optou por continuar com sua “fórmula” de sucesso: construção em metal e vidro cheio de curvas, e um reluzente degradê de cores – tendência criada pela própria marca.

As opções de cores e efeitos da traseira foram inspirados pela natureza; Pearl White, Beathing Crystal, Amber Sunrise e Aurora Borealis (cor assinatura do aparelho), mas, se você é mais tradicional, pode optar também pelo “pretinho básico”.

Nas bordas laterais temos vidro curvo tanto na frente quanto na traseira, e a tela ocupa quase toda parte frontal do dispositivo, sobrando apenas uma pequena margem inferior e um pequeno recorte superior para alocar a câmera frontal.

Huawei P30 Pro: ficha técnica

O P30 Pro chega com o chipset mais potente da Huawei no momento, o Kirin 980, construído em 7 nanômetros assim como o Snapdragon 855, e com foco na integração do smartphone aos ecossistemas de Internet das Coisas e nas aplicações de inteligência artificial.

Entre alguns exemplos de recursos, temos; o sistema que aprende os hábitos do usuário para melhorar o desempenho do aparelho, um editor de vídeo que usa IA para aplicar efeitos, e até o chamado “Digital Car Key”, que serve para abrir seu carro automaticamente.

Veja que impressionante! #sqn

Sua tela OLED de 6,47 polegadas tem uma resolução de 2340 x 1080 px, sendo bastante nítida e com cores bem vivas. O aparelho chega com leitor biométrico integrado na tela, que foi aprimorado para ter maior segurança e ser mais rápido, seguindo a tendência dos celulares topo de linha (e alguns até intermediários) que estão sendo lançados.

Para aguentar todo esse conjunto, o P30 Pro conta com bateria de 4200 mAh que pode ser carregada de 0 a 70% em apenas 30 minutos, e, além disso, há o carregamento sem fio com tecnologia “back to back”, que permite o carregamento de outro celular ou de acessórios em sua traseira, assim como no Galaxy S10.

Confira todas as especificações:

  • Android 9 Pie customizado (EMUI 9.1);
  • Tela OLED de 6.47 polegadas com resolução de 2340 x 1080 pixels;
  • Chipset HiSilicon Kirin 980 com processador octa core;
  • GPU Mali-G76 MP10;
  • 8 GB RAM;
  • Câmera traseira quádrupla: 40 MP SuperSpectrum, Wide angle, f/1.6, OIS e Zoom óptico de 5x + 20 MP ultra wide angle, f/2.2 e Zoom digital de 50x + 8 MP Periscope, Zoom óptico de 5x, f/3.4, OIS e Zoom híbrido de 10x + ToF 3D camera;
  • Câmera frontal de 32MP, f/2.0 wide;
  • Leitor de impressão digital na tela;
  • Som Dolby Atmos;
  • Localização: A-GPS dual band, GLONASS, BDS, GALILEO, QZSS;
  • Bluetooth 5;
  • Sensores: infravermelho, acelerômetro, giroscópio, bússola, spectro de cor, proximidade;
  • NFC;
  • USB Tipo C;
  • Bateria de 4200 mAh com carregamento rápido de 40W (Huawei SuperCharge) e tecnologia “Back to Back”.

Huawei P30 Pro: câmeras

O grande destaque da Huawei, principalmente da linha P são as câmeras. A empresa já se destaca nessa área faz um tempo e o P30 Pro chega para tomar os postos que eram de celulares da própria empresa. No ranking da Dxomark podemos encontrar três modelos diferentes da chinesa no top 3, claro que com o P30 Pro liderando.

Em sua traseira podemos encontrar quatro câmeras, sendo uma Ultra-wide, a principal com uma lente grande angular, uma com zoom óptico, além de uma lente com tecnologia ToF, localizada abaixo dos flashs do aparelho.

Como primeiro destaque podemos falar o ótimo trabalho que o aparelho faz em relação ao zoom. Ele possui um zoom de 5x óptico que pode chegar a 10 trabalhando de forma híbrida. O aparelho consegue trabalhar muito bem com esses números entregando imagens com uma qualidade impressionante e uma estabilização de tirar o chapéu.

Se você quer ir mais além pode usar a capacidade máxima que é um zoom de 50x, não você não leu errado, 50x mesmo. É claro que a partir do 10 a qualidade da imagem começa a se perder, mas mesmo em seu zoom máximo ainda temos imagens que são reconhecíveis. Tanta qualidade nas imagens mesmo zoom em 10x se dá a combinação da distância focal do aparelho (135mm para zoom óptico de 7,8x) e alguns dados do sensor principal da câmera, que eleva isso para 10x.

Confira as fotos que o site GSM Arena fez com o smartphone nos diferentes modos.

Foto “normal”:

Foto ultra wide:

Foto com zoom óptico 5x:

Foto com zoom híbrido 10x:

A Huawei e a Leica, uma das grandes fabricantes de lentes do mercado, já trabalham de mãos dadas desde modelos anteriores. Para o P30 Pro, foi fabricado o sensor SuperSpectrum, que usa o RYYB ao invés de RGB. Isso dá a capacidade de absorção maior de luz.

A câmera frontal de 32MP trás uma gama de detalhes incrível, com um modo retrato que funciona bem para selfies até mesmo se a iluminação do ambiente não for das melhores, deixando as fotos com um brilho bem legal. Também temos o modo beleza que pode ser desativado (ufa!).

Fotos noturnas também merecem seu destaque neste aparelho. A sensibilidade da ISO chega até 400.000, o que traz resultados incríveis com fotos tiradas em condições com pouca luz. O modo noturno do aparelho é simplesmente fantástico e entrega uma riqueza de detalhes impressionante para as condições propostas. Ele usa quadros em exposições variadas e os combina em uma única imagem HDR.

A câmera ToF (Time of Flight, “tempo de voo” em tradução livre), não é exatamente uma câmera fotogrática, e sim um super sensor que tem como principais funções:

  • Calcular o tempo que a luz leva para ir até um objeto, ser refletida e voltar, deixando o foco automático mais rápido e preciso;
  • Mapear a profundidade da cena para melhorar a separação de planos de foco e assim gerar o efeito bokeh com mais eficiência;
  • Rastrear movimentos no espaço tridimensional, assim como um Kinect, para uso em aplicações imersivas.

O P30 Pro consegue fazer filmagens em 4k a 30 FPS e entrega uma boa estabilização, mesmo quando o zoom é usado (claro quanto maior o zoom “menos boa” fica a estabilização). Um dos destaques deste aparelho para filmagens é o modo Dual-view, onde você poderá filmar com duas câmeras simultaneamente, dando a possibilidade de filmar duas coisas ao mesmo tempo, combinando os diferentes recursos das diferentes câmeras. Isso abre espaço para várias idéias criativas na hora de fazer uma gravação. O aparelho também entrega uma boa qualidade em baixa luminosidade.

Confira os vídeos de demonstração feitos pelo GSMArena com a câmera traseira do aparelho:

Para tirar o maior proveito disso tudo, o software de controle das câmeras é bem completo e conta com uma infinidade de opções de configuração. Você consegue controlar todas as configurações possíveis e a inteligência artificial trabalha muito bem, conseguindo reconhecer diversos cenários e adaptar as configurações para uma melhor foto naquele momento.

Algumas vezes o IA acaba se embaralhando, o que é normal, então dependendo do seu objetivo final na foto muitas vezes é melhor usar a inteligência humana mesmo.

Huawei P30 Pro: preço e onde comprar

A Huawei volta ao Brasil com foco total no público premium, e por isso o preço de lançamento do Huawei P30 Pro fica em R$ 5.499.

Se você tem dinheiro suficiente para adquirir um aparelho desta categoria e está disposto a isso, o P30 Pro será uma excelente alternativa ao iPhone XS e ao Galaxy S10, principalmente pela sua capacidade de tirar fotos incríveis à noite.

Maaasss… se você não quer ou não pode gastar tanto, pode optar pela versão mais “básica” do modelo, o Huawei P30 Lite, que sai por R$ 2.499.

Agora me conta aí nos comentários: você acha que o Huawei P30 Pro vai fazer sucesso no Brasil?

Imagens: Huawei, GSMArena

Avatar photo

Bruno Rodrigues

Escrevo sobre tecnologia há 6 anos e acabo gastando o meu salário nessa mesma tecnologia.

Mais sobre: Huawei