Caixa Tem não funciona? Veja o que fazer

Você está tentando receber seu Auxílio Emergencial pelo celular através do aplicativo Caixa Tem, mas ele não funciona? No Android há alguns macetes para fazer o app funcionar como deve, e é isso que vou te mostrar agora.

Além disso, aqui você também confere as principais dicas para sacar seu auxílio antecipadamente, usando os recursos dos bancos digitais.

Importante: só siga as dicas abaixo se você já teve o Auxílio Emergencial aprovado. Para consultar sua situação, acesse esse link.
Caixa Tem não funciona? Veja o que fazer - Mobizoo

Calendário da quarta parcela do Auxílio Emergencial

Antes de conferir nossas dicas para usar o app, verifique o calendário de pagamento da quarta parcela do Auxílio Emergencial. Os pagamentos começam em 22 de julho.

Na tabela abaixo você confere a data de liberação do saldo – quando você pode usar o auxílio para pagar contas, mas ainda não pode sacar ou transferir o dinheiro –, e depois, a data de liberação de saques e transferências.

O calendário abaixo é válido para quem está no programa desde o início, ou seja, recebeu a primeira parcela em abril ou maio. Se você recebeu a primeira parcela a partir de junho, confira os outros calendários no site do Ministério da Cidadania.

Durante o período que o dinheiro fica “preso” no Caixa Tem, você pode fazer um “truque” para transferir seu saldo para uma carteira digital (MercadoPago, PicPay), ou usar o recurso depósito por boleto para mover seu saldo para um banco digital (NuBank, Inter).

Veja como fazer essas operações logo depois das nossas dicas para usar o app.

Liberação do saque da terceira parcela

A terceira parcela já foi depositada na conta Caixa Tem de todo os beneficiários, porém ainda está em fase de liberação para saques e transferências. Confira as datas de acordo com o seu aniversário:


Mês de aniversário Disponibilização do saldo Liberação de saques e transferências
Janeiro 27 de Junho 18 de Julho
Fevereiro 27 de Junho 25 de Julho
Março 30 de Junho 1 de Agosto
Abril 30 de Junho 8 de Agosto
Maio 1 de Julho 15 de Agosto
Junho 1 de Julho 29 de Agosto
Julho 2 de Julho 1 de Setembro
Agosto 2 de Julho 8 de Setembro
Setembro 3 de Julho 10 de Setembro
Outubro 3 de Julho 12 de Setembro
Novembro 4 de Julho 15 de Setembro
Dezembro 4 de Julho 19 de Setembro

Confira agora nossas dicas para você evitar dores de cabeça na hora de usar o aplicativo Caixa Tem:

1. Mantenha a tela ativa para não perder seu lugar na fila

Uma das coisas mais absurdas e irritantes do aplicativo Caixa Tem é a sala de espera virtual, que é basicamente uma fila de espera para ser atendido.

Ela seria até aceitável se levasse alguns poucos minutos, mas em nossos testes chegou a demorar até 1 hora para abrir as opções. O pior: se a tela do seu celular bloquear ou desligar sozinha durante o decorrer da fila, você perde o seu lugar, e tem que começar tudo novamente.

Para que isso não aconteça, é fundamental aumentar o tempo máximo que a tela do aparelho pode ficar ligada antes de usar o app, seguindo esses passos:

  1. Acesse Configurações;
  2. Selecione Tela;
  3. Toque em Avançado;
  4. Clique na opção Tempo limite de tela;
  5. E selecione 30 minutos.

Importante: já que o aparelho vai ficar com a tela ligada um tempão, deixe-o conectado no carregador, para não correr o risco da bateria acabar.

Atualização: aparentemente a versão mais recente do aplicativo corrigiu o problema de perda de lugar na fila quando a tela se apaga. Mesmo assim é recomendável ampliar o tempo de tela para evitar qualquer problema.

3. Acesse o Caixa Tem no horário certo

Para fazer seu cadastro no aplicativo, a primeira etapa é passar pela sala de espera virtual, que mencionamos acima. Durante o horário comercial (de 9h às 18h) é praticamente impossível conseguir isso, pois, mesmo que você consiga esperar o tempo necessário, a tela de cadastro simplesmente não carrega.

Portanto, para conseguir carregar a tela de cadastro, você deve acessar o app depois das 22h. Aí você finalmente poderá confirmar os seus dados e criar login e senha, que serão necessários para a próxima etapa.

Com isso feito, agora você tem permissão para fazer operações como pagamento de contas e transferência do saldo para outro banco. Você só precisa esperar até a manhã do dia seguinte, já que essas operações não funcionam de madrugada.

Abra o app depois das 6h e antes das 8h da manhã, confirme seu CPF, escolha a operação, e informe os dados necessários para realizar a operação.

Algumas pessoas estão conseguindo usar o app Caixa Tem no horário comercial usando uma VPN (como a Samsung Max), porém esse método pode ser mais complicado para leigos. Portanto, nossa recomendação é seguir as dicas de horários que demos acima.

4. Como fazer o Caixa Tem funcionar no Android

Desde seu lançamento, o aplicativo Caixa Tem já apresentou uma série de problemas, tanto que praticamente toda hora sai uma nova atualização para corrigir erros.

É importante manter seu app atualizado, porém é mais importante ainda limpar o cache do app, para evitar que erros de versões anteriores fiquem na memória do celular, impedindo o funcionamento do mesmo. Você tem duas maneiras para fazer isso:

  1. Desinstalar completamente o app, e depois reinstalar novamente;
  2. Ir nas opções do aplicativo e limpar o cache manualmente.

Para limpar o cache manualmente, faça o seguinte no seu celular Samsung:

  1. Acesse Configurações;
  2. Selecione Aplicativos;
  3. Selecione Caixa Tem na lista;
  4. Toque em Armazenamento;
  5. E clique no botão Limpar cache;
  6. Depois disso, basta reabrir o app e fazer o login.

Para limpar o cache no seu celular Motorola:

  1. Acesse Configurar;
  2. Selecione Apps e notificações;
  3. Selecione a opção Ver todos os apps;
  4. Selecione Caixa Tem na lista;
  5. Toque em Armazenamento e cache;
  6. E clique no botão Limpar cache (lixeirinha);
  7. Depois disso, basta reabrir o app e fazer o login.
Dica: Se você não estiver conseguindo instalar o app de jeito nenhum no seu celular, instale-o num “Android Virtual”, como o BlueStacks, disponível para Windows.
Importante: O Caixa Tem não funciona em celulares Android com root. Se o seu está nessa situação, remova o root ou instale o app em outro aparelho.

5. Evite ter seu auxílio roubado

Sim, por incrível que pareça tem gente má o suficiente para roubar o dinheiro destinado para salvar as pessoas. Por isso, é fundamental que você se proteja contra os golpes que estão acontecendo, prestando atenção nesses cuidados:

  • Códigos de verificação enviados por SMS só devem ser utilizados se forem realmente da Caixa. Muitos pilantras estão enviando SMS falso com um código que na verdade é um link de roubo de dados. Tenha certeza de que a origem do SMS é realmente a Caixa!
  • Não deixe ninguém fazer os cadastros ou operações por você!
  • Não acesse links de canais do YouTube ou de grupos do Whatsapp que prometem facilitar o saque do auxílio para você.

Como sacar o auxílio usando boleto

Como você percebeu, o Caixa Tem é bem chatinho de usar, então quanto menos você precisar dele, melhor. Por isso, assim que seu auxílio estiver disponível, transfira todo o saldo para outro banco digital – como NuBank ou Inter – usando a opção depósito por boleto.

Dessa forma você poderá sacar seu dinheiro facilmente nas máquinas da rede Banco24Horas.

Veja como fazer isso de forma bem simples usando boletos:

  1. Entre no aplicativo do seu banco digital preferido;
  2. Procure a opção depósito por boleto;
  3. Gere um boleto no valor que você quer sacar do auxílio;
  4. Pague o boleto pelo app Caixa Tem, e o dinheiro irá para a conta do banco digital.

Como transferir o auxílio para uma carteira digital

Para transferir seu dinheiro do auxílio para o MercadoPago ou PicPay, você precisa gerar o cartão de débito virtual Elo no aplicativo Caixa Tem.

Depois que esse cartão estiver criado, faça o seguinte:

  1. Abra o seu app MercadoPago ou PicPay e procure a opção “Adicionar” (ou Adicionar dinheiro);
  2. Escolha a opção “Cartão de débito virtual da Caixa”;
  3. Digite os dados do cartão;
  4. E finalmente, digite o valor que deseja disponibilizar na sua carteira digital.

E aí, conseguiu fazer o Caixa Tem funcionar no seu celular? Conte aí nos comentários!

Mais sobre: finanças