Você está tentando receber seu Auxílio Emergencial pelo celular através do aplicativo Caixa Tem, mas ele não funciona? No Android há alguns macetes para fazer o app funcionar como deve, e é isso que vou te mostrar agora.
Além disso, aqui você também confere as principais dicas para sacar seu auxílio antecipadamente, usando os recursos dos bancos digitais.
Calendário de pagamento
Antes de conferir nossas dicas para usar o app, verifique o calendário de pagamento no site do Ministério da Cidadania.
Há sempre uma data de liberação do saldo – quando você pode usar o auxílio para pagar contas, mas ainda não pode sacar ou transferir o dinheiro –, e depois, uma data de liberação de saques e transferências.
Durante o período que o dinheiro fica “preso” no Caixa Tem, você pode fazer um “truque” para transferir seu saldo para uma carteira digital (MercadoPago, PicPay), ou usar o recurso depósito por boleto para mover seu saldo para um banco digital (NuBank, Inter).
Veja como fazer essas operações:
Como sacar o auxílio usando boleto
Como você percebeu, o Caixa Tem é bem chatinho de usar, então quanto menos você precisar dele, melhor. Por isso, assim que seu auxílio estiver disponível, transfira todo o saldo para outro banco digital – como NuBank ou Inter – usando a opção depósito por boleto.
Dessa forma você poderá sacar seu dinheiro facilmente nas máquinas da rede Banco24Horas.
Veja como fazer isso de forma bem simples usando boletos:
- Entre no aplicativo do seu banco digital preferido;
- Procure a opção depósito por boleto;
- Gere um boleto no valor que você quer sacar do auxílio;
- Pague o boleto pelo app Caixa Tem, e o dinheiro irá para a conta do banco digital.
Como transferir o auxílio para uma carteira digital
Para transferir seu dinheiro do auxílio para o MercadoPago ou PicPay, você precisa gerar o cartão de débito virtual Elo no aplicativo Caixa Tem.
Depois que esse cartão estiver criado, faça o seguinte:
- Abra o seu app MercadoPago ou PicPay e procure a opção “Adicionar” (ou Adicionar dinheiro);
- Escolha a opção “Cartão de débito virtual da Caixa”;
- Digite os dados do cartão;
- E finalmente, digite o valor que deseja disponibilizar na sua carteira digital.
Agora vamos às dicas para usar o app:
1. Mantenha a tela ativa para não perder seu lugar na fila
Uma das coisas mais absurdas e irritantes do aplicativo Caixa Tem é a sala de espera virtual, que é basicamente uma fila de espera para ser atendido.
Ela seria até aceitável se levasse alguns poucos minutos, mas em nossos testes chegou a demorar até 1 hora para abrir as opções. O pior: se a tela do seu celular bloquear ou desligar sozinha durante o decorrer da fila, você perde o seu lugar, e tem que começar tudo novamente.
Para que isso não aconteça, é fundamental aumentar o tempo máximo que a tela do aparelho pode ficar ligada antes de usar o app, seguindo esses passos:
- Acesse Configurações;
- Selecione Tela;
- Toque em Avançado;
- Clique na opção Tempo limite de tela;
- E selecione 30 minutos.
Importante: já que o aparelho vai ficar com a tela ligada um tempão, deixe-o conectado no carregador, para não correr o risco da bateria acabar.
3. Acesse o Caixa Tem no horário certo
Para fazer seu cadastro no aplicativo, a primeira etapa é passar pela sala de espera virtual, que mencionamos acima. Durante o horário comercial (de 9h às 18h) é praticamente impossível conseguir isso, pois, mesmo que você consiga esperar o tempo necessário, a tela de cadastro simplesmente não carrega.
Portanto, para conseguir carregar a tela de cadastro, você deve acessar o app depois das 22h. Aí você finalmente poderá confirmar os seus dados e criar login e senha, que serão necessários para a próxima etapa.
Com isso feito, agora você tem permissão para fazer operações como pagamento de contas e transferência do saldo para outro banco. Você só precisa esperar até a manhã do dia seguinte, já que essas operações não funcionam de madrugada.
Abra o app depois das 6h e antes das 8h da manhã, confirme seu CPF, escolha a operação, e informe os dados necessários para realizar a operação.
4. Como fazer o Caixa Tem funcionar no Android
Desde seu lançamento, o aplicativo Caixa Tem já apresentou uma série de problemas, tanto que praticamente toda hora sai uma nova atualização para corrigir erros.
É importante manter seu app atualizado, porém é mais importante ainda limpar o cache do app, para evitar que erros de versões anteriores fiquem na memória do celular, impedindo o funcionamento do mesmo. Você tem duas maneiras para fazer isso:
- Desinstalar completamente o app, e depois reinstalar novamente;
- Ir nas opções do aplicativo e limpar o cache manualmente.
Para limpar o cache manualmente, faça o seguinte no seu celular Samsung:
- Acesse Configurações;
- Selecione Aplicativos;
- Selecione Caixa Tem na lista;
- Toque em Armazenamento;
- E clique no botão Limpar cache;
- Depois disso, basta reabrir o app e fazer o login.
Para limpar o cache no seu celular Motorola:
- Acesse Configurar;
- Selecione Apps e notificações;
- Selecione a opção Ver todos os apps;
- Selecione Caixa Tem na lista;
- Toque em Armazenamento e cache;
- E clique no botão Limpar cache (lixeirinha);
- Depois disso, basta reabrir o app e fazer o login.
5. Evite ter seu auxílio roubado
Sim, por incrível que pareça tem gente má o suficiente para roubar o dinheiro destinado para salvar as pessoas. Por isso, é fundamental que você se proteja contra os golpes que estão acontecendo, prestando atenção nesses cuidados:
- Códigos de verificação enviados por SMS só devem ser utilizados se forem realmente da Caixa. Muitos pilantras estão enviando SMS falso com um código que na verdade é um link de roubo de dados. Tenha certeza de que a origem do SMS é realmente a Caixa!
- Não deixe ninguém fazer os cadastros ou operações por você!
- Não acesse links de canais do YouTube ou de grupos do Whatsapp que prometem facilitar o saque do auxílio para você.
E aí, conseguiu fazer o Caixa Tem funcionar no seu celular? Conte aí nos comentários!