Como configurar uma VPN para o seu celular

É bem provável que você já tenha conectado seu celular ou laptop a um ponto de acesso Wi-Fi desprotegido em uma lanchonete, aeroporto ou outro local público.

O Wi-Fi gratuito é uma grande conveniência que pode te ajudar a reduzir o consumo de dados e manter sua conta sob controle, e não é porque esses pontos são vulneráveis, que você vai deixar de usar. O que você precisa é de uma VPN.

Nesse artigo você vai entender o que é uma VPN, e saber como utilizá-la para navegar de forma mais segura em seu dispositivo.

Como configurar VPN para celular - Mobizoo

O que é uma VPN e por que você deve usar uma?

A sigla VPN significa Virtual Private Network (Rede Privada Virtual), e ela cria uma conexão segura e criptografada para que mais ninguém, incluindo hackers, possam ver o que você está fazendo. As VPNs usam um processo chamado tunelamento para fornecer uma conexão privada em um dispositivo conectado à Internet.

É bem comum computadores de empresas utilizarem VPNs para se conectarem remotamente a uma Intranet corporativa ou a um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), e essa lógica também faz sentido para profissionais que são “nômades digitais”.

Portanto, se você se conecta frequentemente em redes Wi-Fi públicas, é recomendável instalar um aplicativo de VPN para celular em seu dispositivo. Além disso, também é uma boa ideia considerar aplicativos criptografados para proteger sua privacidade.

Um hacker conectado ao mesmo ponto de acesso Wi-Fi público pode visualizar sua atividade de navegação usando ferramentas sofisticadas. Há casos em que os hackers criam uma rede falsa, geralmente com um nome semelhante, como “coffeeshopguest” em vez de “coffeeshopnetwork”. Esse golpe é conhecido como MITM ou Man-In-The-Middle. Se você se conectar ao falso, o hacker poderá roubar suas senhas e número de conta e retirar fundos de sua conta bancária.

O uso de uma VPN para dispositivos móveis também pode bloquear os rastreadores de anúncios, que são principalmente um incômodo, mas violam sua privacidade. Você provavelmente já percebeu anúncios de produtos que você viu ou comprou recentemente seguindo você por toda a web. É mais do que um pouco inquietante.

Conectando-se a uma VPN para celular

Depois de escolher um aplicativo e instalá-lo, você terá que ativá-lo durante a configuração. Siga as instruções no aplicativo para permitir a VPN para celular. Um símbolo de VPN aparecerá na parte superior da sua tela para indicar quando você está conectado.

Seu aplicativo alertará sempre que sua conexão não for particular, para que você saiba quando é melhor se conectar. Você também pode se conectar a uma VPN sem instalar um aplicativo de terceiros em apenas algumas etapas fáceis.

Como configurar uma VPN no Android

Adicionando uma VPN ao seu telefone Android

  • No Google Pixel 3, inicie o aplicativo Configurações, depois toque em Rede e Internet, depois em Avançado e, em seguida, em VPN;
  • Em um Samsung Galaxy S9, toque em Conexões, em Mais Configurações de Conexão e em VPN.

Em alguns telefones, você pode ver duas opções: VPN básica e VPN IPsec avançada. A primeira opção é onde você pode gerenciar aplicativos de terceiros e se conectar a redes VPN. A última opção também permite que você se conecte a uma VPN manualmente e adiciona várias configurações avançadas.

  1. Na tela VPN de qualquer telefone, toque no botão Mais no canto superior direito da tela;
  2. Em seguida, dê um nome à conexão VPN;
  3. Escolha o tipo de conexão que a VPN usa;
  4. Logo após, insira o endereço do servidor da VPN;
  5. Você pode adicionar quantas conexões VPN quiser e alternar facilmente entre elas.

Se você tiver um dispositivo Nexus executando o Android 5.1 ou superior ou um dispositivo do Google Pixel, poderá acessar uma VPN integrada chamada Assistente de Wi-Fi. Você pode encontrá-la em seu aplicativo “Configurações”: toque em “Google” e “Rede”. Ative o Assistente de Wi-Fi aqui. Você também pode ativar ou desativar uma configuração chamada Gerenciar redes salvas, o que significa que o dispositivo se conectará automaticamente a redes que você usou antes.

Usar uma VPN pode soar como um exagero, mas você nunca sabe quem pode estar aproveitando o uso extensivo do Wi-Fi gratuito.

Mais sobre: redes segurança