Qual o melhor banco digital da atualidade?

Desde 2016 muita gente está deixando para trás as altas tarifas dos bancos tradicionais, e partindo para um banco digital 100% gratuito.

Segundo pesquisa da consultoria Cantarino Brasileiro, especializada em marketing e relacionamento para o setor financeiro, 54% dos usuários de bancos tradicionais têm interesse em abrir uma conta digital.

Mas você sabe qual é a melhor opção do momento para abrir sua conta? É isso que vamos descobrir neste artigo.

Qual o melhor Banco Digital da atualidade? - Mobizoo

A era do banco digital

Os bancos totalmente digitais e 100% gratuitos já são uma realidade para muitos brasileiros. Eles não possuem agências, e seus serviços operam apenas através de dispositivos móveis e caixas eletrônicos. Desde a abertura de conta até o depósito de cheques e investimentos, num banco digital tudo pode ser feito no seu smartphone. Tudo o que você precisa é de uma conexão WiFi, 3G ou 4G.

A justificativa para a ausência de taxas é o fato destes bancos praticamente não terem gastos com agências e pessoal. Além disso, o Banco Inter, por exemplo, acredita que um cliente feliz gera novos clientes.

Banco Digital já é uma realidade no mundo todo.
Banco Digital já é uma realidade no mundo todo.

De acordo com os dados divulgados este ano pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) cada vez mais os brasileiros efetuam suas transações bancárias por meios digitais.

Os números mais recentes divulgados revelam que 57% das operações financeiras realizadas em 2016 foram realizadas em computadores e celulares. Em 2009 esse índice era de 31%.

34% dos procedimentos realizados em todos os bancos do país foram via mobile, isto é, com smartphones e tablets. Isso equivale a 21,9 bilhões de operações. Em 2011, foram 190 milhões. Houve um aumento de 11.000% em apenas 5 anos.

Mesmo em meio a protestos de funcionários, os bancos tradicionais estão se reestruturando para cada vez menos investirem em pessoal e agências físicas, e inclusive já estão criando suas próprias versões 100% digitais, como é o caso do Bradesco com o Next.

É só uma questão de tempo para a morte completa do banco como conhecíamos, e se eu fosse bancário, certamente já estaria procurando outra coisa para fazer.

Estes são os bancos digitais disponíveis no Brasil

Banco original

O Banco Original é o único da lista que cobra uma mensalidade para a sua conta digital: são R$ 9,90 por mês com todos os serviços ilimitados no primeiro ano, mas depois o cliente precisa escolher um dos pacotes de acordo com as suas necessidades.

Apesar do custo, há uma vantagem: o banco conta com cheque especial (nem todos os bancos digitais possuem), com taxa de juros de 8,90% ao mês + IOF, mais barata que a de bancos renomados, como Itaú e BB.

Banco Digital: Original

Nubank

A conta digital do Nubank foi pensada para as pessoas que estão cansadas de pagar caro por tarifas impossíveis de entender e que não rendem nada.

A proposta do Nubank, com um serviço inteligente, transparente e simples, oferece as seguintes vantagens:

  • Ausência de papelada e análise de crédito;
  • Abertura de conta em menos de 3 minutos e aprovação na hora;
  • Ausência de agências e autonomia para o correntista resolver tudo pelo app;
  • Enviar e receber dinheiro em tempo real para outras NuContas e fazer transferências (TEDs) para todos os bancos sem pagar tarifas;

A NuConta não tem tarifa de manutenção ou outras tarifas escondidas. Veja como é fácil fazer uma transferência utilizando o app:

Inter

O Banco Inter informa que sua conta digital tem como propósito democratizar o acesso dos brasileiros ao sistema bancário de forma simplificada, transparente e segura.

Além disso o banco espera que seus correntistas repensem a relação que têm com o seu banco atual, vivenciando uma experiência 100% digital. Tanto pelo aplicativo mobile quanto pelo Internet Banking.

A Conta Digital Banco Inter para pessoas físicas é totalmente gratuita, sem tarifas de manutenção e de transações bancárias. Uma conta digital com todos os serviços de uma conta corrente tradicional.

As principais vantagens da conta digital do Banco Inter são:

  • Cartão MasterCard habilitado na função débito, para realizar compras e saques na Rede Banco 24 Horas, e com opção crédito disponível após aprovação;
  • Acompanhamento das suas finanças e investimentos, pelo Internet Banking ou aplicativo mobile disponível para Android e iOS;
  • Abertura da conta 100% online;
  • Saques ilimitados e gratuitos em mais de 20 mil caixas eletrônicos, Banco24Horas;
  • Transferência de valores da Conta Digital Banco Inter para outras contas correntes de qualquer banco, sem limite;
  • Depósito de cheque por imagem;
  • Emissão de boletos bancários para realizar depósitos ou receber valores em sua conta.
Banco Digital: Inter

Next

Assim como o Inter, o Next oferece uma conta corrente 100% gratuita com cartão de débito, saques e transferências ilimitados, além do cartão de crédito sem anuidade para quem for aprovado na análise de crédito. A grande diferença: ele pertence ao Bradesco (não sei se isso é bom ou ruim).

A conta digital do Next é controlada através do app para iPhone e Android, e conta com diferenciais interessantes:

  • Flow: se você se enrola nas suas despesas, esse recurso vai ser muito útil. É só definir um limite para cada categoria de gasto, que o app te ajuda a manter tudo no azul;
  • Vaquinha: o nome já diz tudo, né? Ideal para juntar a grana de todos os amigos num objetivo único;
  • Mimos: 50% de desconto no Cinemark, R$ 20 reais de desconto no Uber, e muito mais.

E qual deles é o melhor banco digital?

Atualmente a melhor opção é o Banco Inter. Isso porque ele não cobra absolutamente nada! Nem mensalidade, nem saques, e muito menos transferências. Nada é cobrado!

Além disso, o Inter possui ótimas opções de investimentos em renda fixa, cartão de crédito sem anuidade, programa de pontos e conta exclusiva para MEI.

O aplicativo é super fácil de usar, e principalmente, muito seguro, já que usa token de segurança em todas as operações.

Como abrir uma conta no Banco Inter

O cadastro é feito online, por smartphone ou computador, porém é bem mais prático fazer tudo pelo aplicativo no celular, já que no computador é necessário escanear seus documentos e assinatura, diferente do celular, que basta algumas fotos e está tudo certo.

Os documentos são os mesmos pedidos em qualquer banco tradicional: carteira de identidade (ou carteira de motorista, ou documento de estrangeiro) + comprovante de residência atual + assinatura de contratos.

É importante avisar que, na hora de assinar pelo celular, tome o cuidado de fazer igual a assinatura do seu documento cadastrado. Também será necessário tirar uma foto, que ficará armazenada no sistema do banco.

Depois de feito o cadastro, leva até 10 dias úteis para receber a resposta do banco, que tem aceitado todo mundo que não possui nome (CPF) sujo.

A opção de cartão de crédito é feita separadamente, após ter a conta aprovada, você pode optar pela escolha do crédito, sendo necessário mais uma análise de no máximo 10 dias úteis.

E você, já tem sua conta num banco digital? Conte pra gente nos comentários como está sua experiência!

Mais sobre: finanças