Celular descarregando rápido? Veja o que fazer

O problema do celular descarregando rápido é mais comum do que parece, e não escolhe marca ou modelo.

Seja o seu aparelho um Samsung, Motorola, iPhone, Xiaomi ou LG, não importa. Cuidar da bateria é fundamental, e nesse artigo você encontra dicas exclusivas para prolongar a duração de cada carga.

Eu garanto: depois que você colocar essas dicas em prática, seus amigos vão te perguntar “como você faz para estar sempre com bateria?”.

Vá direto para:

Celular descarregando rápido? Veja o que fazer - Mobizoo

Como economizar bateria no Motorola

O modo Bateria adaptável é um recurso bastante eficiente do Android da Motorola que pode ser acessado em Configurações > Bateria.

De modo geral, ele trabalha gerenciando a quantidade de energia que cada aplicativo gasta em segundo plano, evitando que algum app “gastão” sugue a sua preciosa carga.

Além disso, é super recomendável que você desative a busca automática por Wi-Fi e Bluetooth, que funciona mesmo quando essas conexões estão desligadas.

Para isso, vá em Configurações > Wi-Fi, desligue o Wi-Fi, e clique no link configurações de busca (esse link só aparece se a conexão está desligada). Agora, é só desativar os itens Busca por Wi-Fi e Busca por Bluetooth.

Com esses ajustes, com certeza sua bateria irá durar mais.

Como economizar bateria no Samsung

No caso dos celulares Samsung, a One UI (sistema Android modificado pela fabricante), possui configurações diferentes do Android “puro” da Motorola, e por isso, os cuidados são outros.

O primeiro cuidado, e sem dúvida o mais importante, é:

Desinstale ou desative os serviços Microsoft

Os celulares mais recentes da Samsung, como os Galaxy S20, Note 20, S10, Note 10, Galaxy A51 e A71, etc., vêm com uma série de aplicativos da Microsoft incorporados no sistema. Isso seria ok, se não fosse um detalhe: eles consomem bateria demais!

Portanto, se você não usa Outlook, Word, Excel, Power Point e One Drive, livre-se deles! Alguns você vai poder desinstalar, e outros poderá apenas desativar, já que eles são incorporados no sistema. Mas não importa, de um jeito ou de outro, eles não vão mais drenar sua preciosa bateria.

O mesmo vale para os serviços Google que usam bateria demais e você não usa no dia a dia.

Além disso, é importantíssimo ir em Configurações > Assistência do aparelho > Bateria > Gerenciamento de energia de aplicativos, e ativar a opção Suspender aplicativos não usados.

Os aplicativos que você raramente usa irão automaticamente para essa lista, mas você também pode adicionar manualmente em Aplicativos suspensos.

Como economizar bateria no iPhone

Tela virada para baixo quando não estiver usando

Uma função que pouca gente conhece, mas que de fato faz a bateria do iPhone durar mais é o que desativa completamente a tela quando o dispositivo está virado para baixo.

O recurso está presente desde o iOS 9, então se você tem um iPhone SE, 5S ou superior, pode aproveitar.

O segredo é que, com este recurso ativado, o iPhone não acenderá sua tela ao receber novas notificações, economizando preciosos minutos de autonomia.

Como você já deve imaginar, a tela é o maior responsável pelo consumo de bateria do celular. Então, quanto mais você ficar com ela desligada, mais tempo ficará longe do carregador.

Veja como funciona:

Modo de economia de energia na hora que precisar

Outra dica muito eficiente e que muita gente não sabe é que não é necessário aguardar ter apenas 20% de bateria para ativar o modo de economia de energia. O recurso funciona muito bem, e você pode ativar ele manualmente sempre que for ficar longe de um carregador por muito tempo.

Para ativar o recurso, basta ir em Ajustes > Bateria > Modo de Pouca Energia.

modo pouca energia iphone

Com o recurso ativado, o iPhone irá desativar várias funções fantasiosas como animações, efeitos especiais, downloads automáticos, atualização de apps em segundo plano, brilho, velocidade de downloads e irá controlar a sincronização também.

No final de contas isso pode ser decisivo para garantir que chegará em casa com alguma bateria sobrando ou não!

Como economizar bateria em qualquer celular

1. Desligue o 4G quando não estiver usando

A grande diferença entre os dois tipos de conexão com a Internet, WiFi ou rede de dados 4G é o uso da bateria. Usar a conexão 4G significa um consumo até 5x maior de energia em comparação ao WiFi.

Portanto, sempre que possível, dê preferência ao WiFi. Alguns planos de internet fixa (como o Claro/NET)  permitem acesso à internet Wifi em diversos estabelecimentos. Pesquise.

Desta forma, você pode desligar o 4G sempre que estiver num restaurante, aeroporto, café, escritório ou academia com WiFi, economizando não só a sua bateria como também o seu plano de dados.

Nunca é demais avisar que, se você deixar o seu 4G ligado o dia inteiro, os aplicativos que sincronizam tempo todo em segundo plano vão sugar sua franquia de dados, e também a sua bateria.

2. Diminua o brilho da tela

A maioria dos celulares possui ajuste automático do brilho da tela, mas não todos. Muitos aparelhos mais baratos não possuem o sensor responsável por este ajuste, permitindo ao usuário somente a configuração manual do recurso.

Mesmo entre os modelos que possuem ajuste automático, nem todos funcionam bem, e acabam gastando mais energia do que deveriam.

Por isso, se o seu aparelho não possui esta função, ou ela não funciona tão bem, é sempre bom ficar de olho no nível de brilho, pois ele é um dos maiores vilões da bateria.

Minha recomendação: durante o dia deixe o nível de brilho na metade, e à noite desça para os 20 – 15%. Se o seu smartphone contar com o recurso Modo Noturno, melhor ainda. Use-o.

3. Evite usar o celular no sol

Essa dica só vale para que tem um celular que ajusta o brilho da tela automaticamente de acordo com o ambiente.

Quando você usa o aparelho sob a luz do sol, o sistema imediatamente coloca o brilho da tela no máximo, gastando muito mais bateria que o normal. Alguns modelos possuem até um recurso de brilho extra para essas ocasiões, que drena ainda mais energia.

Portanto, se estiver ao ar livre num dia ensolarado, procure uma sombra antes de acionar a tela.

Dicas extras

Ao contrário do que muita gente pensa, deixar o celular carregando a noite toda não é uma boa ideia. Veja aqui como carregar o celular do jeito certo.

Evite ao máximo deixar o celular quase sem energia (com menos de 10%). Isso prejudica a bateria, mesmo as mais modernas, já que todas possuem um limite de vida útil.

O aconselhável é o meio-termo: comece a recarregar sempre que se aproximar dos 40% de capacidade. E procure não usar muito o aparelho enquanto ele carrega.

E você, tem alguma dica para evitar o celular descarregando rápido? Conte aí nos comentários!

Mais sobre: manutenção