Celular não carrega? Veja o que fazer

Problemas relacionados com o carregamento do celular podem surgir quando a gente menos espera, não é mesmo? Bom, isso pode ser muito frustrante, e as  causas são as mais variadas, podendo ser, o cabo USB, a entrada USB ou até mesmo o próprio carregador. Se o seu celular não carrega, este artigo é para você.

A seguir você confere algumas dicas que podem ser úteis para te ajudar a identificar e resolver esse problema. Vale ressaltar que essas dicas são apenas para uma avaliação prévia e para te auxiliar a corrigir problemas mais simples.

Antes de tudo vale ressaltar que se o seu celular não carrega por conta de um problema mais complexo de ser identificado e resolvido, já adianto que o melhor a se fazer é enviar o aparelho para uma assistência técnica autorizada ou acionar a garantia caso o aparelho ainda esteja dentro do prazo vigente.

Celular não carrega? Veja o que fazer - Mobizoo

Problemas no Cabo ou na Entrada USB

Essas são as causas mais comuns. Alguns problemas relacionados com o cabo USB podem prejudicar o carregamento do dispositivo, existem muitas opções de cabos no mercado e muitos são bem frágeis (os usuários de iPhones sabem bem do que eu estou falando). Ao submeter o cabo a dobras e amassados no dia a dia, isso pode gerar algum tipo de mal funcionamento do mesmo.

Nesse caso, se você desconfia que essa seja a causa do problema, você pode antes de adquirir um cabo novo, testar um outro cabo qualquer para confirmar se realmente a origem do problema é o cabo.

Outro problema bem comum, é em relação a entrada do carregador no aparelho. Os pinos que fazem o contato do cabo com o aparelho podem entortar com o uso. Logo o que pode ser feito é tentar endireitar esse pinos com ajuda de um objeto como um palito de dente. Tenha em mente que essa é uma parte bem frágil do dispositivo, então tome cuidado para não danificar o aparelho.

Sujeira no conector de carregamento

O acúmulo de pequenas partículas dentro da entrada de carregamento, pode fazer com que o conector não encaixe inteiramente. Isso fará com que o aparelho não carregue ou tenha interferências.

A dica aqui é limpar essa entrada do conector com ajuda de um objeto de ponta fina, como uma agulha ou palito de dente, por exemplo. Lembre-se antes de retirar a bateria do dispositivo ou desligar o mesmo, para evitar qualquer risco ao realizar o procedimento.

Verifique o carregador

Problema com o Adaptador de Parede

Se mesmo testando outros cabos o celular ainda não carrega, o problema pode ser com o adaptador de parede ou fonte do carregador. Nesse caso, de início o que você deve fazer é testar outras fontes compatíveis e observar se o carregamento acontece ou não.

Por fim, se o carregamento iniciar, provavelmente o problema deve ser de fato com a fonte do carregador. Sendo assim você pode optar em adquirir um novo devidamente compatível e certificado pela Anatel.

Limpe o conector

Tela exibe ícone de carregamento mas a porcentagem não avança

Esse problema aparentemente é bem recorrente entre os dispositivos da Samsung, especialmente entre aparelhos da linha A. O que acontece é que logo ao conectar o carregador no aparelho com ele desligado, o ícone de carregamento acende sobre a tela, porém o carregamento não avança efetivamente. Para resolver esse problema existem duas abordagens.

Método 1

  1. Com o aparelho desligado, conecte o carregador no dispositivo.
  2. Logo após, assim que o ícone de carregamento aparecer desconecte o carregador.
  3. Por fim, repita esse processo três vezes, sendo que na última deixe o carregador conectado.

Caso essa abordagem não tenha nenhum efeito, ainda existe um outro método que pode ajudar, confira a seguir.

Método 2

  • Com o aparelho travado nessa tela e conectado ao carregador, pressione as teclas Power e Diminuir volume ao mesmo tempo.
  • Logo após, quando o ícone sumir, desconecte o carregador imediatamente, e volte a conectá-lo em seguida
  • Por último, repita esse processo algumas vezes e observe se há algum resultado.

Caso não obtenha nenhum resultado, tente efetuar o mesmo procedimento, mas dessa vez pressionado o botão de Aumentar Volume.

Mas porque isso acontece?

Existem duas possíveis causas para esse problemas. Uma delas é o fato de que a bateria do celular pode estar descalibrada. Essa descalibração acontece quando o usuário desconectar o celular do carregador antes dele atingir os 100% de carga concluída. Isso, se feito de forma frequente, pode fazer com que o contador da bateria não funcione corretamente.

Outro fator que pode ocasionar esse problema, é se o aparelho ficou muito tempo descarregado. Portanto pode levar alguns minutinhos até que a contagem do carregamento da bateria se inicie de fato. Nesse caso é só aguardar.

Quando devo acionar a assistência?

Eu sei que passar alguns dias longe do nosso fiel companheiro pode ser algo difícil, porém caso nenhuma das dicas apresentadas acima não tenha surtido algum efeito, talvez seja a hora de enviar o aparelho para uma assistência especializada.

Assim eles poderão determinar uma melhor abordagem na avaliação do dispositivo e encontrar a melhor solução para resolver esse problema.

E você, já passou por algum problema parecido. Deixe nos comentários o que você fez para resolver esse problema de celular que não carrega!

Avatar photo

Fernando Souza

Eu considero escrever sobre tecnologia um hobby. Foi uma forma de unir duas coisas da qual gosto muito. Atualmente sou acadêmico de Ciência da Computação.

Mais sobre: Manutenção