Como carregar o celular do jeito certo

Você sabe como carregar o celular e manter a bateria dele saudável? A maioria dos usuários de smartphones não sabe que está apressando a morte da bateria do seu telefone com hábitos errados de carregamento.

Por isso, este artigo vai te mostrar como carregar o celular do jeito certo. E assim, prolongar a vida da sua bateria. Dá uma checada!

Como carregar o celular do jeito certo - Mobizoo

Vida longa à bateria

Deixar a bateria do celular carregar 100% ou durante a noite toda? Deixar descarregar totalmente? Talvez, você já deve ter ouvido falar que essas práticas comuns podem encurtar a vida útil de sua bateria.

Além disso, esse tópico tem sido muito debatido desde que a Apple revelou que retarda, intencionalmente, o desempenho dos modelos mais antigos de iPhone para protegê-los. Evitando assim, segundo a empresa, que eles morram inesperadamente.

De acordo com a Cadex, empresa que produz dispositivos para testar baterias de smartphones, prolongar a vida útil das baterias é muito importante. Para isso, esta empresa fornece informações relevantes no site da Battery University. Incluindo sobre as baterias de íons de lítio, as utilizadas em smartphones.

Portanto, se você está planejando adiar ao máximo a substituição da bateria do celular ou pensando em comprar um smartphone novo, saiba que existem níveis percentuais de carga ideais, dentro dos quais você deve manter a bateria do seu telefone.

Como carregar o celular: os bons hábitos

Veja a seguir as três principais dicas da Battery University de como carregar o celular do jeito certo e prolongar ao máximo a vida de sua bateria.

Dica 1: Um pouco de cada vez

A melhor maneira de carregar seu telefone é um pouco de cada vez, sempre que tiver uma chance.

Para isso, basta ligá-lo sempre que puder, mesmo que seja por alguns minutos, não há problema neste hábito. De acordo com a Battery University “Cargas parciais não causam danos”.

Não descarregue totalmente o seu telefone antes de carregá-lo novamente. A Battery University alerta que as chamadas “descargas profundas” – quando você usa seu telefone até sobrar apenas uma pequena parte da duração da bateria – desgastam as baterias.

Dica 2: Níveis ideais

Mantenha o nível de carga da sua bateria entre 65% e 75%.

Ainda de acordo com a Battery University, a bateria de íons de lítio do seu smartphone durará mais se você mantê-la a maior parte do tempo entre 65% e 75% de carga.

É claro que é impraticável manter a carga de seu telefone sempre, exatamente, entre esses níveis. Mas pelo menos você sabe qual é o nível ideal. E se puder mantê-la entre 45% e 75% já está de bom tamanho.

Provavelmente, no dia-a-dia, esta segunda faixa de carga (de 45% a 75%) seja bem mais praticável para a maioria das pessoas, do que 65% a 75%.

No entanto é possível criar uma rotina diária para conectar seu telefone em horários específicos. Como durante o banho ou almoço, por exemplo. Assim, fica fácil manter sua carga dentro desses níveis. Sobretudo, se o seu smartphone tiver carregamento rápido.

Então, se você puder manter o nível da carga do telefone entre 25% e 75%, provavelmente não terá danos de bateria a longo prazo.

Dica 3: Não carregue totalmente

Nunca carregue totalmente a bateria de seu smartphone. Principalmente, quando o celular estiver em um nível de carga muito baixo.

Carregar a bateria do seu telefone até 100% quando ele está com um nível de carga igual ou inferior a 25% pode reduzir sua capacidade e encurtar sua vida útil.

Segundo a Battery University, as baterias de íons de lítio “Não precisam estar totalmente carregadas e nem é bom que fiquem”. E ainda, “É melhor não carregar totalmente”, “Porque uma alta tensão estressa a bateria” e a desgasta a longo prazo.

Por isso, se você tem o hábito de deixar seu celular carregando a noite toda enquanto você dorme, é melhor mudar este comportamento. Pois, o carregamento em 100% provoca muitos danos à vida útil da bateria do telefone.

E por fim, sempre desconecte seu telefone quando ele estiver carregado.

E você, tem alguma dica legal para quem quer carregar o celular do jeito certo? Deixe seu comentário!

Mais sobre: manutenção