Celular desligando sozinho com carga? Veja o que fazer

Seu celular anda desligando sozinho, mesmo com uma porcentagem considerável de carga na bateria? Bom, isso é algo que definitivamente não deveria acontecer em nenhum momento com seu aparelho, porém esse problema é bem comum entre os usuários.

Chega de celular desligando sozinho. Esse artigo vai te ajudar a identificar possíveis causas e mostrar algumas soluções que podem corrigir isso.

Procurar entender o que está por trás dessa falha é fundamental antes de tomar medidas mais drásticas com seu aparelho.

Celular desligando sozinho com carga? Veja o que fazer - Mobizoo

Identificando o Problema

Primeiramente, o passo mais importante, é tentar entender a origem do problema, mas antes de tudo, é bom deixar claro que raramente a ocorrência desta falha estará ligada a um problema com o sistema do aparelho, a não ser que você tenha executado alguma modificação no software com permissão de acesso de superusuário (root).

Mas a princípio, partiremos da hipótese de que você não tenha feito nenhuma alteração no software do aparelho. Assim podemos analisar algumas causas mais comuns como: defeito de fábrica, sistema lento e bateria.

Defeito de Fábrica

O seu dispositivo é novo e começou a desligar repentinamente nos primeiros dias ou meses de uso? Isso pode estar relacionado a um defeito de fabricação. Nesse caso, se você desconfia que essa falha tenha vindo com o aparelho de fábrica, o mais correto é notificar o lojista e o fabricante.

Você tem até 90 dias para acionar a garantia após ter adquirido o produto, lembrando que no brasil muitos fabricantes oferecem um prazo maior de 12 meses.

Com a avaliação por parte da fabricante e/ou assistência autorizada, eles poderão determinar a origem do problema e estabelecer a melhor solução para você e o produto, seja o conserto, troca ou o ressarcimento do valor do seu aparelho.

Sistema Lento e Travando

Se após alguns meses de uso, você notou que o seu celular está lento e travando mais que o normal, isso pode ter ligação com esse apagão inesperado. Lentidão e travamentos podem estar relacionados a sobrecarga do sistema.

Muitos aplicativos rodando em segundo plano ou executar várias tarefas ao mesmo, podem fazer com que o sistema fique sem memória RAM suficiente para continuar em execução. Esse excesso de processamento pode fazer com que o seu smartphone desligue ou reinicie repentinamente.

É algo bem parecido com a famosa tela azul do Windows. Funciona como uma válvula de escape quando o aparelho não dá conta do recado.

Nesse caso o melhor a fazer é tentar eliminar arquivos desnecessários do armazenamento do aparelho ou impedir que alguns aplicativos rodem em segundo plano. Isso dará um suspiro a mais para o sistema executar suas tarefas primárias sem engasgos e travamentos maiores.

Existem vários aplicativos que barram o funcionamento de aplicações em segundo plano. Realizando uma rápida busca na loja de apps do seu aparelho você terá milhares de opções para testar.

Se o celular está travando muito, chame o SAMU

Bateria

Problemas relacionados à bateria são bem comuns e podem ser a origem desse transtorno. Por exemplo, da última vez que você utilizou o seu celular ele estava com 30% de carga, e posteriormente quando você volta a utilizá-lo, ele está desligado, isso acontece porque a bateria foi drenada totalmente.

Esse fato pode estar ligado a dois principais fatores: a medição da porcentagem da carga pode estar descalibrada ou a vida útil da bateria está chegando ao fim.

Se o problema for com a medição da carga, o procedimento a seguir pode ajudar a corrigir isso.

  1. Carregue o aparelho até os 100% e deixe-o carregando por mais uma hora;
  2. Utilize o aparelho até ele desligar por falta de carga;
  3. Volte-o a carregar sem interrupções até atingir 100%.

No Android existem outros procedimentos de calibragem, mas que requerem acesso de superusuário (root) e podem trazer riscos à integridade do dispositivo.

Mas como evitar a descalibração?

A princípio não existe um manual para isso, porém os especialistas recomendam manter os aparelhos longe de calor excessivo e de situações adversas. Além disso, colocá-los para carregar após primeiro aviso de bateria baixa e somente retirá-los da tomada após atingir os 100%, podem ser boas alternativas.

Se você efetuou o procedimento acima e mesmo assim a sua bateria continua descarregando por completo repentinamente, ela pode ter chegado ao fim de sua vida útil, ou seja, ela não consegue mais armazenar carga de forma eficiente.

Nesse caso não há muito o que fazer a não ser trocar a bateria. Se ela for removível basta encontrar uma substituta compatível e devidamente certificada pela Anatel. Se ela for integrada no dispositivo, será preciso enviar o aparelho para um técnico realizar a troca.

Por último, existe uma outra possível causa, mas que não necessariamente está relacionado a bateria, mas sim com os pinos que fazem o contato da bateria com o aparelho.

Esses conectores podem oxidar com tempo e eventualmente causar interferências fazendo com que a energia não chegue corretamente ao aparelho. Logo, isso pode resultar no desligamento do celular.

Limpe os contatos da bateria

Se a sua bateria for removível basta limpar suavemente os conectores com uma escova de dentes seca, que o problema deve desaparecer, senão, enviar para um técnico dar uma olhada pode ser a melhor escolha.

Celular desligando sozinho? Nunca mais, deixe aí nos comentários se alguma dica te ajudou a solucionar esse problema!

Mais sobre: manutenção