O problema do celular descarregando rápido é mais comum do que parece, e não escolhe marca ou modelo.
Seja o seu aparelho um Samsung, Motorola, iPhone, Xiaomi ou LG, não importa. Cuidar da bateria é fundamental, e nesse artigo você encontra dicas exclusivas para prolongar a duração de cada carga.
Eu garanto: depois que você colocar essas dicas em prática, seus amigos vão te perguntar “como você faz para estar sempre com bateria?”.
Vá direto para:
Como economizar bateria no Motorola
O modo Bateria adaptável é um recurso bastante eficiente do Android da Motorola que pode ser acessado em Configurações > Bateria.
De modo geral, ele trabalha gerenciando a quantidade de energia que cada aplicativo gasta em segundo plano, evitando que algum app “gastão” sugue a sua preciosa carga.
Além disso, é super recomendável que você desative a busca automática por Wi-Fi e Bluetooth, que funciona mesmo quando essas conexões estão desligadas.
Para isso, vá em Configurações > Wi-Fi, desligue o Wi-Fi, e clique no link configurações de busca (esse link só aparece se a conexão está desligada). Agora, é só desativar os itens Busca por Wi-Fi e Busca por Bluetooth.
Com esses ajustes, com certeza sua bateria irá durar mais.
Como economizar bateria no Samsung
No caso dos celulares Samsung, a One UI (sistema Android modificado pela fabricante), possui configurações diferentes do Android “puro” da Motorola, e por isso, os cuidados são outros.
Confira as principais dicas para fazer a bateria do celular Samsung durar mais no vídeo abaixo:
Dica extra: desinstale ou desative os serviços Microsoft
Os celulares mais recentes da Samsung vêm com uma série de aplicativos da Microsoft incorporados no sistema. Isso seria ok, se não fosse um detalhe: eles consomem bateria demais!
Portanto, se você não usa Outlook, Word, Excel, Power Point e One Drive, livre-se deles! Alguns você vai poder desinstalar, e outros poderá apenas desativar, já que eles são incorporados no sistema. Mas não importa, de um jeito ou de outro, eles não vão mais drenar sua preciosa bateria.
O mesmo vale para os serviços Google que usam bateria demais e você não usa no dia a dia.
Além disso, é importantíssimo ir em Configurações > Assistência do aparelho > Bateria > Gerenciamento de energia de aplicativos, e ativar a opção Suspender aplicativos não usados.
Os aplicativos que você raramente usa irão automaticamente para essa lista, mas você também pode adicionar manualmente em Aplicativos suspensos.
Como economizar bateria no iPhone
Confira no vídeo abaixo diversas dicas para fazer a bateria do seu iPhone durar mais:
Modo de economia de energia na hora que precisar
Outra dica muito eficiente e que muita gente não sabe é que não é necessário aguardar ter apenas 20% de bateria para ativar o modo de economia de energia. O recurso funciona muito bem, e você pode ativar ele manualmente sempre que for ficar longe de um carregador por muito tempo.
Para ativar o recurso, basta ir em Ajustes > Bateria > Modo de Pouca Energia.
Com o recurso ativado, o iPhone irá desativar várias funções fantasiosas como animações, efeitos especiais, downloads automáticos, atualização de apps em segundo plano, brilho, velocidade de downloads e irá controlar a sincronização também.
No final de contas isso pode ser decisivo para garantir que chegará em casa com alguma bateria sobrando ou não!
Como economizar bateria em qualquer celular
1. Desligue o 4G/5G quando não estiver usando
A grande diferença entre os dois tipos de conexão com a Internet, Wi-Fi ou rede de dados, é o uso da bateria. Usar a conexão móvel significa um consumo até 5x maior de energia em comparação ao Wi-Fi.
Portanto, sempre que possível, dê preferência ao Wi-Fi. Alguns planos de internet fixa (como o Claro/NET) permitem acesso à internet Wifi em diversos estabelecimentos. Pesquise.
Desta forma, você pode desligar o 4G/5G sempre que estiver num restaurante, aeroporto, café, escritório ou academia com Wi-Fi, economizando não só a sua bateria como também o seu plano de dados.
Nunca é demais avisar que, se você deixar o seu 4G/5G ligado o dia inteiro, os aplicativos que sincronizam tempo todo em segundo plano vão sugar sua franquia de dados, e também a sua bateria.
2. Diminua o brilho da tela
A maioria dos celulares possui ajuste automático do brilho da tela, mas não todos. Muitos aparelhos mais baratos não possuem o sensor responsável por este ajuste, permitindo ao usuário somente a configuração manual do recurso.
Mesmo entre os modelos que possuem ajuste automático, nem todos funcionam bem, e acabam gastando mais energia do que deveriam.
Por isso, se o seu aparelho não possui esta função, ou ela não funciona tão bem, é sempre bom ficar de olho no nível de brilho, pois ele é um dos maiores vilões da bateria.
Minha recomendação: durante o dia deixe o nível de brilho na metade, e à noite desça para os 20 – 15%. Se o seu smartphone contar com o recurso Modo Noturno, melhor ainda. Use-o.
3. Evite usar o celular no sol
Essa dica só vale para que tem um celular que ajusta o brilho da tela automaticamente de acordo com o ambiente.
Quando você usa o aparelho sob a luz do sol, o sistema imediatamente coloca o brilho da tela no máximo, gastando muito mais bateria que o normal. Alguns modelos possuem até um recurso de brilho extra para essas ocasiões, que drena ainda mais energia.
Portanto, se estiver ao ar livre num dia ensolarado, procure uma sombra antes de acionar a tela.
Dicas extras
Ao contrário do que muita gente pensa, deixar o celular carregando a noite toda não é uma boa ideia. Veja aqui como carregar o celular corretamente.
Evite ao máximo deixar o celular quase sem energia (com menos de 10%). Isso prejudica a bateria, mesmo as mais modernas, já que todas possuem um limite de vida útil.
O aconselhável é o meio-termo: comece a recarregar sempre que se aproximar dos 40% de capacidade. E procure não usar muito o aparelho enquanto ele carrega.
E você, tem alguma dica para evitar o celular descarregando rápido? Conte aí nos comentários!