Não é de hoje que a coisa anda feia pro lado da Oi, mas depois que a Anatel divulgou a lista com o Ranking das operadoras brasileiras de telefonia móvel, revelando que a empresa é nada mais, nada menos que a pior operadora de celular do Brasil, a situação ficou ainda pior.
O levantamento que a Anatel divulgou agora em abril (2017) mostra os resultados de uma pesquisa de satisfação, realizada entre agosto e novembro de 2016, para analisar a qualidade das operadoras de celular nos planos pós-pagos. O estudo foi feito usando como base as respostas de quase 30.000 clientes de sete operadoras.
- Veja também: Esta é a melhor operadora de celular do Brasil
A pesquisa utilizou uma escala de 0 a 10 para avaliar as operadoras de telefonia móvel com mais de 10 mil acessos de pessoas físicas – o que inclui as quatro grandes (Claro, Oi, TIM e Vivo), e as empresas com atuação limitada em apenas alguns Estados: Algar (MG e SP), Nextel (RJ e SP) e Porto Seguro Conecta (SP).
E como era de se esperar, a Oi ficou em último lugar na classificação geral. Veja:
Olhando apenas os números, a diferença da Oi para as outras operadoras parece ser pequena, mas, levando em consideração sua enorme área de atuação – 33% do território nacional (regiões Sul, Centro-Oeste e dos Estados do Acre, Rondônia e Tocantins), esse dado ganha outra dimensão.
Os resultados ruins vão desde o uso do celular para tarefas básicas (ligações e SMS) até o uso da Internet, que é nosso principal meio de comunicação hoje em dia. Veja abaixo como ficaram seus pontos em disponibilidade da Internet 3G/4G:
- Veja também: Qual é a Internet fixa mais rápida do Brasil?
E a crise da Oi só aumenta…
Como já devem saber, os problemas da Oi vão além do Ranking da Anatel. Há algum tempo a empresa vem enfrentando um grande problema financeiro e, mais recentemente, o Ministro Gilberto Kassab afirmou que o Governo vai intervir na operadora caso sejam constatados problemas operacionais.
No meio de tantos problemas e apesar de todas as constatações dos órgãos responsáveis, o atual presidente da Oi, Marco Schroeder, diz que não há risco de qualquer prejuízo nos serviços para os clientes.
Bom, eu como cliente da Oi posso afirmar que não é bem isso que está acontecendo, e só torço para que outra empresa possa incorporar seus ativos e melhorar seus serviços o quanto antes.
E vocês o que acham que vai acontecer?
Fontes das imagens: Relatório Anual de operadoras 2016
Fontes: Convergência Digital, Mobile Time, TechTudo