Qual é a Internet fixa mais rápida do Brasil em 2018?

Se você está pensando instalar ou trocar a operadora de banda larga da sua residência ou empresa, é fundamental saber qual é a Internet fixa mais rápida do Brasil em 2018 antes de fazer um novo contrato.

A nPerf oferece um dos melhores testes de velocidade do mercado, e anualmente ela publica um relatório com todas as informações coletadas sobre a qualidade das conexões fixas do Brasil.

Ele é chamado de Barômetro, e neste artigo eu destaco seus dados mais relevantes para os consumidores.

Qual é a Internet fixa mais rápida do Brasil em 2018? - Mobizoo

Barômetro nPerf: internet fixa mais rápida ainda é da NET

Desde 1 de janeiro de 2018 até 31 de junho de 2018, foram contabilizados 3.013.836 testes no nPerf, permitindo que este seja considerado o estudo com maior amostra no Brasil.

Os dados de maior relevância do Barômetro indicam que a NET ainda oferece a conexão de Internet fixa mais rápida do país, seguida de perto pela TIM e VIVO.

Velocidades de Internet fixa no Brasil em 2018 por operadora - Mobizoo

Confira os destaques do estudo:

  • No primeiro semestre de 2018, a velocidade média de download no Brasil foi de 24.77 Mb/s;
  • A NET proporcionou, em média, a melhor velocidade de download (33.49 Mb/s);
  • As velocidades de download aumentaram em média 47% no último semestre, e a VIVO registrou o maior aumento no crescimento com + 55%;
  • Pode-se observar a capacidade das operadoras de telecomunicação em fornecer uma velocidade de Internet constante ao longo do dia. A Algar Telecom e a Vivo mostram uma desaceleração muito forte à noite;
  • A TIM proporcionou, em média, a melhor velocidade de upload (16.82 Mb/s) e o melhor tempo de resposta (42.35 ms);
  • As ligações à Internet fixa no Brasil têm melhorado nos últimos meses consideravelmente. A NET, a TIM e a VIVO proporcionam os melhores serviços atualmente no país.

O documento completo com todos os dados levantados pelos testes da nPerf está acessível no link: https://media.nperf.com/files/publications/BR/2018-07-18_Barometro-internet-fixa-nPerf-2018-S1.pdf

Mais sobre: internet redes