Motorola Moto G50 5G é bom? Vale a pena? [Review]

O Motorola Moto G50 5G é mais um daqueles celulares de baixo custo que corta algumas coisinhas em favor do suporte às redes 5G.

O modelo tem aproveitamento frontal de 2019 (com notch e “queixão”) e não traz uma câmera ultrawide na traseira, mas pelo menos não abriu mão de um hardware moderno, combinando o chip Dimensity 700 da MediaTek com os 90Hz de taxa de atualização no display.

Será que esse conjunto vale a pena? É o que você vai descobrir neste review.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Boa tela;
  • Bom desempenho geral e com jogos;
  • Boa duração de bateria;
  • Pacote completo de conectividade (WiFi 5 GHz, 5G, 4G+ e NFC);
  • Boa câmera principal traseira.

Contras

  • Botão do Google assistente do lado errado;
  • Sem câmera ultrawide na traseira;
  • Câmera macro ruim.
  • Bugs na câmera frontal.
Motorola Moto G50 5G é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

Mais bonito que os Moto Gs mais baratos (G10, G20, G30), o Moto G50 5G traz para linha as novas laterais facetadas dos Edge 20 e uma bela traseira de plástico brilhante com efeito vítreo, mas derrapa na parte frontal antiquada, que em pleno 2021 ainda insiste no notch em gota e no enorme queixo abaixo da tela.

Mesmo sem ter uma bateria gigantesca ou uma tela enorme, o modelo é grande, grosso e pesado, e por isso perde em ergonomia quando comparado com concorrentes finos, leves e compactos como o Samsung Galaxy A22, por exemplo.

E mais uma vez a Motorola coloca o botão extra para o Google Assistente no lugar errado (do lado direito acima do botão volume), gerando uma série de interrupções indesejadas quando o usuário só queria aumentar o som.

Motorola Moto G50 5G - Tela

Bom, pelo menos a tela do aparelho é boa em qualidade e fluidez (graças aos 90 Hz), e por isso oferece uma experiência prazerosa de uso.

A definição é boa, as cores são vivas, o preto profundo e o branco bem calibrado, e o brilho é intenso o suficiente para uma visualização aceitável ao ar livre.

Além disso, os ângulos de visão são bem melhores que os do Moto G30.

Unboxing

Confira os detalhes no nosso unboxing:

Câmeras

Para oferecer um smartphone 5G de baixo custo, a Motorola teve que economizar nas câmeras do Moto G50 5G.

Por isso o modelo traz apenas um conjunto triplo de câmeras na traseira, daqueles bem básicos, com sensor principal de 48 MP sem estabilização óptica, macro de 2 MP, e sensor de profundidade para o efeito de fundo desfocado.

A ausência da lente ultrawide é uma grande desvantagem frente à concorrência, mas o modelo ainda sofre com o pós-processamento lento e boas travadas na câmera frontal de 13 MP.

Como você vai ver a seguir, a câmera principal até faz boas fotos em condições favoráveis, mas no geral o aparelho é bem fraquinho neste setor.

Veja os exemplos:

Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G

Como você pode ver acima, o sensor de profundidade faz um bom trabalho nas fotos com fundo desfocado (Modo Retrato), que podem ser feitas até quando não há pessoas na cena, mas a câmera principal sofre um pouquinho em ambientes fechados, gerando imagens com baixa definição e muitos ruídos (abaixo).

O Modo Noturno pode ser usado para melhorar capturas nessas situações, mas já aviso logo: a saturação de cores vai gritar na sua cara.

Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G

A câmera macro é uma tragédia antes e depois da captura, pois você sofre para encontrar uma posição com foco, e depois vê cores lavadas e baixíssima definição…

Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G

… e a câmera frontal tem foco fixo, ou seja, você precisa manter uma certa distância para que a foto saia definida.

A selfie sai desfocada se você se aproxima demais, e o HDR é bem ruinzinho quando há um céu iluminado no fundo, por isso só dá pra conseguir fotos aceitáveis em ambientes com luz mais equilibrada, como nos exemplos a seguir (1: Normal, 2: Modo Retrato):

Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G

Resumindo: esse conjunto não vai agradar quem busca um bom celular para fotos.

O Moto G30 não é perfeito, mas é bem melhor que esse cara aqui (pelo menos nesse quesito), e ainda é mais barato.

Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

O desempenho do hardware do Moto G50 5G me surpreendeu durante as minhas semanas de uso.

O aparelho é muito veloz para abrir e alternar apps, e, graças ao padrão UFS para escrita e leitura do armazenamento, carrega até os jogos mais pesados bem rapidinho.

As rolagens de tela e animações são apresentadas com muita fluidez graças aos 90 Hz de taxa de atualização da tela, e o único travamento que enfrentei foi no app de câmera, como relatei no tópico anterior.

Jogos exigentes como Genshin Impact rodam muito melhor que no Moto G30 na qualidade padrão, e tarefas do dia a dia são executadas com muita agilidade, indicando que a marca fez uma boa escolha ao optar pela resolução HD+ do painel, mais leve para o processador.

Confira nosso teste:

Pontuação no Antutu Benchmark

Motorola Moto G50 5G - Antutu Benchmark

Bateria

O Moto G50 5G apresentou boa autonomia durante as minhas semanas de teste, conseguindo ficar mais de 1 dia inteiro longe da tomada com tranquilidade, mesmo nos dias de uso mais intenso, e com a tela em 90Hz o tempo todo.

O carregador de 20W que acompanha o aparelho não é dos mais rápidos, mas também não é lento, gastando pouco mais de 1h30 para ir de 10 a 100%.

Áudio

Apesar de não ser estéreo, o som reproduzido pelo alto falante principal do Moto G50 5G é bom, com graves encorpados, boa profundidade, e agudos que não distorcem.

Os fones de ouvido que acompanham o aparelho são do tipo ear bud (encaixe), e não mais in-ear (com plugue de silicone) como nas gerações anteriores, e por isso não oferecem o mesmo isolamento, mas pelo menos o acessório ainda está presente na caixa. Né, dona Samsung?

Veredito

O Motorola Moto G50 5G só faz sentido se você quer muito um celular 5G, e, principalmente; vai pagar um valor baixo por ele (com um plano da Claro).

Acima dos R$ 1.300 ele não é nada atraente, já que é fácil encontrar modelos muito superiores nessa faixa (inclusive da própria marca), então vale uma olhadinha no Moto G9 Plus se você busca câmeras melhores e mais desempenho para jogos.

O modelo me impressionou por ser muito esperto nas tarefas do dia a dia, mas ao mesmo tempo me deixou com uma pulga atrás da orelha por conta do problema na câmera frontal, então fica difícil recomendá-lo antes de uma correção, mesmo se o valor estiver atrativo.

Por tudo isso, meu veredito é:

Veredito: Reprovado

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Motorola, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 11
Lançamento 16 setembro, 2021
Dimensões 167 x 76.5 x 9.3 mm
Peso 206 gramas
Cores azul e verde
Biometria Leitor de impressão digital lateral, Reconhecimento facial
Construção Chassi de plástico, Traseira de plástico, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel IPS LCD, 90Hz
Tamanho 6,5 polegadas
Resolução HD+ (720 x 1600 pixels)
Proporção 20:9

Hardware

Chipset MediaTek Dimensity 700 5G
Processador Octa core (máx. 2,2 GHz)
GPU Mali-G52 MC2
RAM 4 GB
Armazenamento 128 GB
Entrada p/ microSD Sim

Câmeras

Principal 48 MP f/1.7 com autofoco PDAF
Macro 2 MP f/2.2
Profundidade 2 MP f/2.4
Frontal 13 MP f/2.2
Gravação de vídeo Full HD 30 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac dual band
Bluetooth 5.0, A2DP, LE
NFC
GPS A-GPS, GLONASS, GALILEO
Infravermelho
USB Tipo C 2.0 (com OTG)
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio

Bateria

Capacidade 5000 mAh
Carregador 20W

Áudio

Alto falante Mono
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Não possui

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Motorola