Motorola Moto G50 5G é bom? Vale a pena? [Review]

O Motorola Moto G50 5G é mais um daqueles celulares de baixo custo que corta algumas coisinhas em favor do suporte às redes 5G.

O modelo tem aproveitamento frontal de 2019 (com notch e “queixão”) e não traz uma câmera ultrawide na traseira, mas pelo menos não abriu mão de um hardware moderno, combinando o chip Dimensity 700 da MediaTek com os 90Hz de taxa de atualização no display.

Será que esse conjunto vale a pena? É o que você vai descobrir neste review.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Boa tela;
  • Bom desempenho geral e com jogos;
  • Boa duração de bateria;
  • Pacote completo de conectividade (WiFi 5 GHz, 5G, 4G+ e NFC);
  • Boa câmera principal traseira.

Contras

  • Botão do Google assistente do lado errado;
  • Sem câmera ultrawide na traseira;
  • Câmera macro ruim.
  • Bugs na câmera frontal.
Motorola Moto G50 5G é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

Mais bonito que os Moto Gs mais baratos (G10, G20, G30), o Moto G50 5G traz para linha as novas laterais facetadas dos Edge 20 e uma bela traseira de plástico brilhante com efeito vítreo, mas derrapa na parte frontal antiquada, que em pleno 2021 ainda insiste no notch em gota e no enorme queixo abaixo da tela.

Mesmo sem ter uma bateria gigantesca ou uma tela enorme, o modelo é grande, grosso e pesado, e por isso perde em ergonomia quando comparado com concorrentes finos, leves e compactos como o Samsung Galaxy A22, por exemplo.

E mais uma vez a Motorola coloca o botão extra para o Google Assistente no lugar errado (do lado direito acima do botão volume), gerando uma série de interrupções indesejadas quando o usuário só queria aumentar o som.

Motorola Moto G50 5G - Tela

Bom, pelo menos a tela do aparelho é boa em qualidade e fluidez (graças aos 90 Hz), e por isso oferece uma experiência prazerosa de uso.

A definição é boa, as cores são vivas, o preto profundo e o branco bem calibrado, e o brilho é intenso o suficiente para uma visualização aceitável ao ar livre.

Além disso, os ângulos de visão são bem melhores que os do Moto G30.

Unboxing

Confira os detalhes no nosso unboxing:

Câmeras

Para oferecer um smartphone 5G de baixo custo, a Motorola teve que economizar nas câmeras do Moto G50 5G.

Por isso o modelo traz apenas um conjunto triplo de câmeras na traseira, daqueles bem básicos, com sensor principal de 48 MP sem estabilização óptica, macro de 2 MP, e sensor de profundidade para o efeito de fundo desfocado.

A ausência da lente ultrawide é uma grande desvantagem frente à concorrência, mas o modelo ainda sofre com o pós-processamento lento e boas travadas na câmera frontal de 13 MP.

Como você vai ver a seguir, a câmera principal até faz boas fotos em condições favoráveis, mas no geral o aparelho é bem fraquinho neste setor.

Veja os exemplos:

Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G

Como você pode ver acima, o sensor de profundidade faz um bom trabalho nas fotos com fundo desfocado (Modo Retrato), que podem ser feitas até quando não há pessoas na cena, mas a câmera principal sofre um pouquinho em ambientes fechados, gerando imagens com baixa definição e muitos ruídos (abaixo).

O Modo Noturno pode ser usado para melhorar capturas nessas situações, mas já aviso logo: a saturação de cores vai gritar na sua cara.

Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G

A câmera macro é uma tragédia antes e depois da captura, pois você sofre para encontrar uma posição com foco, e depois vê cores lavadas e baixíssima definição…

Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G

… e a câmera frontal tem foco fixo, ou seja, você precisa manter uma certa distância para que a foto saia definida.

A selfie sai desfocada se você se aproxima demais, e o HDR é bem ruinzinho quando há um céu iluminado no fundo, por isso só dá pra conseguir fotos aceitáveis em ambientes com luz mais equilibrada, como nos exemplos a seguir (1: Normal, 2: Modo Retrato):

Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G Teste de câmera - Motorola Moto G50 5G

Resumindo: esse conjunto não vai agradar quem busca um bom celular para fotos.

O Moto G30 não é perfeito, mas é bem melhor que esse cara aqui (pelo menos nesse quesito), e ainda é mais barato.

Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

O desempenho do hardware do Moto G50 5G me surpreendeu durante as minhas semanas de uso.

O aparelho é muito veloz para abrir e alternar apps, e, graças ao padrão UFS para escrita e leitura do armazenamento, carrega até os jogos mais pesados bem rapidinho.

As rolagens de tela e animações são apresentadas com muita fluidez graças aos 90 Hz de taxa de atualização da tela, e o único travamento que enfrentei foi no app de câmera, como relatei no tópico anterior.

Jogos exigentes como Genshin Impact rodam muito melhor que no Moto G30 na qualidade padrão, e tarefas do dia a dia são executadas com muita agilidade, indicando que a marca fez uma boa escolha ao optar pela resolução HD+ do painel, mais leve para o processador.

Confira nosso teste:

Pontuação no Antutu Benchmark

Motorola Moto G50 5G - Antutu Benchmark

Bateria

O Moto G50 5G apresentou boa autonomia durante as minhas semanas de teste, conseguindo ficar mais de 1 dia inteiro longe da tomada com tranquilidade, mesmo nos dias de uso mais intenso, e com a tela em 90Hz o tempo todo.

O carregador de 20W que acompanha o aparelho não é dos mais rápidos, mas também não é lento, gastando pouco mais de 1h30 para ir de 10 a 100%.

Áudio

Apesar de não ser estéreo, o som reproduzido pelo alto falante principal do Moto G50 5G é bom, com graves encorpados, boa profundidade, e agudos que não distorcem.

Os fones de ouvido que acompanham o aparelho são do tipo ear bud (encaixe), e não mais in-ear (com plugue de silicone) como nas gerações anteriores, e por isso não oferecem o mesmo isolamento, mas pelo menos o acessório ainda está presente na caixa. Né, dona Samsung?

Veredito

O Motorola Moto G50 5G só faz sentido se você quer muito um celular 5G, e, principalmente; vai pagar um valor baixo por ele (com um plano da Claro).

Acima dos R$ 1.300 ele não é nada atraente, já que é fácil encontrar modelos muito superiores nessa faixa (inclusive da própria marca), então vale uma olhadinha no Moto G9 Plus se você busca câmeras melhores e mais desempenho para jogos.

O modelo me impressionou por ser muito esperto nas tarefas do dia a dia, mas ao mesmo tempo me deixou com uma pulga atrás da orelha por conta do problema na câmera frontal, então fica difícil recomendá-lo antes de uma correção, mesmo se o valor estiver atrativo.

Por tudo isso, meu veredito é:

Veredito: Reprovado

 

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Motorola, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 11
Lançamento 16 setembro, 2021
Dimensões 167 x 76.5 x 9.3 mm
Peso 206 gramas
Cores azul e verde
Biometria Leitor de impressão digital lateral, Reconhecimento facial
Construção Chassi de plástico, Traseira de plástico, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel IPS LCD, 90Hz
Tamanho 6,5 polegadas
Resolução HD+ (720 x 1600 pixels)
Proporção 20:9

Hardware

Chipset MediaTek Dimensity 700 5G
Processador Octa core (máx. 2,2 GHz)
GPU Mali-G52 MC2
RAM 4 GB
Armazenamento 128 GB
Entrada p/ microSD Sim

Câmeras

Principal 48 MP f/1.7 com autofoco PDAF
Macro 2 MP f/2.2
Profundidade 2 MP f/2.4
Frontal 13 MP f/2.2
Gravação de vídeo Full HD 30 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac dual band
Bluetooth 5.0, A2DP, LE
NFC
GPS A-GPS, GLONASS, GALILEO
Infravermelho
USB Tipo C 2.0 (com OTG)
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio

Bateria

Capacidade 5000 mAh
Carregador 20W

Áudio

Alto falante Mono
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Não possui

Mais sobre: Motorola