Samsung Galaxy A22 é bom? Vale a pena? [Review]

O Samsung Galaxy A22 surgiu discretamente no mercado brasileiro, mas seu custo-benefício rapidamente chamou a atenção do público. Afinal, não é todo dia que encontramos uma tela Super AMOLED de 90Hz, estabilização óptica na câmera principal, e um bom hardware num celular de R$ 1.200.

Mas, será que ele é tudo isso mesmo? Vale a pena optar pelo A22 contra os principais concorrentes nessa faixa de preço?

Bom, eu usei o modelo como meu celular principal por algumas semanas, e neste review conto tudinho pra você.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Tela excepcional;
  • Design elegante, compacto, fino e leve;
  • A câmera principal com estabilização óptica é excelente, e as demais são honestas;
  • Desempenho surpreendente para o preço;
  • Bateria de longa duração;
  • Tem NFC.

Contras

  • Não pega 4G+ (somente 4G);
  • Não faz espelhamento de tela.
Samsung Galaxy A22 é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

Apesar de ser um celular acessível, o Galaxy A22 não parece barato.

Sua construção é sólida e seu acabamento bastante refinado, já que ele usa na traseira o mesmo plástico-que-imita-vidro presente nos A32, A52 e A72, e o mesmo tratamento fosco nas laterais, tudo isso num corpinho fino, leve e compacto.

As bordas laterais e superior em torno da tela são bem pequenas, ampliando a sensação de sofisticação, e apenas o recorte da câmera frontal no topo e o “queixo” inferior denunciam a categoria do smartphone.

O bom aproveitamento frontal da tela de 6,4 polegadas foi o que permitiu as dimensões reduzidas do dispositivo, tornando-o perfeito para caber em qualquer bolso, e bom para usar com apenas uma mão.

Samsung Galaxy A22 - Tela

Além de todo esse conforto, o modelo ainda oferece ótima qualidade de imagem graças ao seu belíssimo painel Super AMOLED com resolução HD+ e taxa de atualização de 90Hz que, além da fluidez extra, entrega cores vibrantes, excelente contraste, pretos absolutos, brancos bem calibrados e brilho generoso.

A visualização ao ar livre é ótima, mas o aparelho demora para ajustar o brilho da tela de acordo com o ambiente, já que não possui sensor de luminosidade, e por isso usa a câmera frontal para essa função.

Unboxing

Confira os detalhes no nosso unboxing:

Câmeras

O Galaxy A22 é o único celular abaixo dos R$ 1.500 a trazer estabilização óptica de imagem (OIS) na câmera principal, e isso deve ser comemorado.

O recurso não tem dado as caras nem mesmo em modelos mais caros, e não acontece nessa faixa de preço desde o Motorola One Vision em 2019.

Pode parecer besteira, mas esse detalhe faz toda diferença numa câmera de 48 MP como a do A22.

Primeiramente, o recurso garante que você faça bons cliques mesmo quando não está segurando firmemente o aparelho – evitando fotos borradas ou sem foco –, facilita capturas em movimento, oferece estabilização superior para vídeos, e ainda permite que você faça zoom digital com mais qualidade.

Todas essa facilidades, somadas ao bom pós-processamento de imagem do modelo, resultam em fotos com excelente alcance dinâmico, ótima representação de cores, e ricas em detalhes.

Teste de câmera - Samsung Galaxy A22 Teste de câmera - Samsung Galaxy A22 Teste de câmera - Samsung Galaxy A22 Teste de câmera - Samsung Galaxy A22

No comparativo abaixo, podemos observar que a segunda foto, feita com a câmera ultrawide, perde qualidade quando comparada à primeira, feita com a principal, especialmente na definição das bordas e na representação das cores.

Teste de câmera - Samsung Galaxy A22

Não é uma ultrawide ruim, mas há opções melhores nessa faixa de preço, caso esse recurso seja realmente importante para você.

Teste de câmera - Samsung Galaxy A22

A câmera macro (abaixo) também não fazem feio, e entrega resultados satisfatórios para a categoria (desde que haja boa luz, claro).

Teste de câmera - Samsung Galaxy A22

E finalmente temos a câmera frontal fechando o conjunto com chave de ouro, gerando selfies cheias de detalhes e modo retrato competente (desde que você não use óculos como os meus).

Teste de câmera - Samsung Galaxy A22 Teste de câmera - Samsung Galaxy A22 Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

A Samsung fez um ótimo trabalho ao combinar o eficiente chipset Helio G80 da MediaTek à tela HD+ de 90Hz do A22.

Isso permitiu um fôlego extra ao hardware do dispositivo, que se sai até melhor que o A32 em termos de velocidade e fluidez.

Com isso temos um aparelho super ágil nas tarefas do dia a dia, livre de engasgos e super estável no multitarefa, que ainda faz bonito quando o assunto é desempenho com jogos.

Pontuação no Antutu Benchmark

Samsung Galaxy A22 - Antutu

O modelo rodou bem todos os jogos testados na qualidade padrão, e até surpreendeu no pesado Genshin Impact, se saindo melhor que o Moto G30 na qualidade baixa à 24 fps, mantendo boa fluidez durante todo o teste.

Confira o nosso teste de desempenho em vídeo:

Bateria

Apesar de fino e leve, o Galaxy A22 possui bateria uma de 5000 mAh, que entregou boa autonomia durante as minhas semanas de uso.

Ele fica mais de 1 dia inteiro longe da tomada com tranquilidade, mesmo com a tela em 90Hz o tempo todo, e dá até pra arriscar 2 dias, se você exigir pouco do aparelho.

O carregador de 15W que acompanha o modelo é apenas ok, gastando quase 2h para ir de 10 a 100%, e por isso fica abaixo de concorrentes como o Moto G30 e o Redmi Note 10, que trazem carregadores mais rápidos.

Áudio

Neste setor o Galaxy A22 não impressiona, mas também não decepciona.

O alto falante principal localizado na parte inferior do dispositivo reproduz sons com qualidade decente, volume generoso, poucas distorções, e tem até um pouquinho de graves, mas não é nada que vá se destacar na categoria.

Não há fones de ouvido na caixa, mas com um bom acessório você consegue uma experiência bem legal, já que o modelo conta com o otimizador Dolby Atmos integrado.

Veredito

Na minha opinião o Galaxy A22 é o melhor celular de baixo custo lançado pela Samsung nos últimos anos, principalmente por ele atender muito bem a diferentes tipos de público.

O gamer vai gostar do desempenho do modelo, mas não precisa abrir mão de tirar boas fotos; a instagrammer vai fazer belos cliques e stories, mas também pode jogar de vez em quando; os viciados em séries terão uma bela tela – e bastante bateria – para curtir seus títulos favoritos; e até quem gosta de ficar rolando os feeds de redes sociais vai amar a fluidez dos 90Hz.

Os amantes de celulares compactos vão encontrar a solução pros seus problemas de bolso (fisicamente e financeiramente), e até quem curte pagamentos por aproximação foi contemplado, graças ao NFC.

Trata-se de um smartphone muito completo, competente, bonito e barato, que você pode comprar de olhos fechados, e por isso meu veredito é:

Aprovadíssimo!

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

O celular utilizado nessa análise foi comprado pelo Mobizoo.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 11
Lançamento 26 julho, 2021
Dimensões 159.3 x 73.6 x 8.4mm
Peso 186 gramas
Cores Preto, Branco, Verde e Violeta
Biometria Leitor de impressão digital lateral, Reconhecimento facial
Construção Chassi de plástico, Traseira de plástico
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel Super AMOLED, 90Hz
Tamanho 6,4 polegadas
Resolução HD+ (720x1600)
Proporção 20:9

Hardware

Chipset MediaTek Helio G80
Processador Octa core (máx. 2 GHz)
GPU Mali-G52 MC2
RAM 4 GB
Armazenamento 128 GB
Entrada p/ microSD Sim

Câmeras

Principal 48 MP f/1.8 OIS PDAF
Ultrawide 8 MP f/2.2
Macro 2 MP f/2.4
Profundidade 2 MP f/2.4
Frontal 13 MP f/2.2
Gravação de vídeo Full HD 30 fps

Conectividade

Dados móveis 4G
Dual chip
eSim
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac dual band
Bluetooth 5.0, A2DP, LE
NFC
GPS A-GPS, GLONASS, GALILEO, BDS
Infravermelho
USB Tipo C 2.0
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Bússola

Bateria

Capacidade 5.000 mAh
Carregador 15W

Áudio

Alto falante Mono
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Dolby Atmos

Mais sobre: Samsung