TV LG com problema de pontos de luz: o que fazer?

Há meses eu venho acompanhando muitos relatos de consumidores sobre um problema crônico nas TVs da LG. O defeito é sempre o mesmo: grandes pontos luminosos surgem no meio da tela, tornando a experiência de assistir TV quase uma tortura.

Atualmente é bem fácil encontrar TVs LG com esse defeito espalhadas em academias, restaurantes e em casas de amigos, além de dezenas de reclamações do tipo em grupos especializados e no Reclame Aqui.

Existem muitos vídeos no YouTube ensinando como você mesm@ pode resolver o problema, mas, pessoalmente, eu não recomendo que você desmonte a sua TV.

Por isso resolvi escrever esse guia, que vai te explicar como solucionar o problema do jeito certo: fazendo valer os seus direitos de consumidor.

TV LG com problema de pontos de luz: o que fazer? - Mobizoo

Pontos de luz nas TVs da LG: defeito de fabricação ou vício oculto?

De forma simplificada, aparelhos eletrônicos podem apresentar dois tipos de problemas decorrentes de erros de fabricação: vício aparente e vício oculto. Confira as diferenças:

  • Vício aparente: de fácil constatação, aparece pelo uso normal;
  • Vício oculto: de difícil constatação, aparece após algum tempo de uso.

De acordo com diversos relatos que coletei, o surgimento dos pontos de luz nas TVs de LED da LG se dá por um erro de projeto, que permite que as lentes por trás do painel se descolem após algum tempo de uso.

O papel dessas lentes é distribuir uniformemente a luz projetada pelos LEDs, e quando elas se descolam, a luz acaba sendo projetada para frente, gerando os fortes pontos luminosos na tela.

Nesse caso, o vício pode ser aparente ou oculto, já que tudo vai depender do tempo que ele levou para aparecer.

Problema de pontos de luz na TV LG: a origem do defeito

Nós contactamos a empresa por email para esclarecimentos, e abaixo você confere o posicionamento oficial enviado para a nossa redação:

“A LG Electronics do Brasil afirma que algumas TVs LED dos anos de 2014 e 2015 apresentaram pontos luminosos no meio da tela, depois de um uso constante.

A empresa sul coreana se preocupa com seus consumidores, logo, está atendendo a todos e tomando as devidas providências.”

Como você viu, a fabricante está ciente do problema, e fará o possível para resolvê-lo.

Minha TV LG está com esse problema! O que fazer?

Se a sua TV LG está com esse problema é hora de juntar a papelada e correr atrás dos seus direitos.

Se o aparelho ainda está na garantia, tudo fica mais fácil. Com o certificado de garantia e a nota fiscal de compra em mãos, a responsabilidade pelo conserto ou troca do aparelho é da fabricante. Na garantia estendida, a responsabilidade é da loja.

Agora, se o prazo das garantias já venceram, você tem dois caminhos:

  • insistir na resolução do problema com a fabricante (geralmente as fabricantes praticam uma tolerância de 90 dias após o vencimento da garantia para vício constatado pelo consumidor);
  • buscar reparação na justiça.

Em ambos os casos, recomendo que você inicie sua batalha abrindo uma reclamação no site consumidor.gov.br. O serviço é público e gratuito, e eu já resolvi alguns problemas com empresas através dele.

A LG Eletronics é uma das empresas participantes da plataforma, e para iniciar o seu processo, basta se cadastrar no site, buscar a empresa pelo nome, e clicar no botão “Registrar Reclamação“.

Problema de pontos de luz na TV LG: a solução

Você possui uma TV LG com problema de pontos de luz na tela? Compartilhe seu relato conosco aí nos comentários!

Mais sobre: lg