LG K62 Plus: o problema são os outros [Review]

O LG K62 Plus custa um pouquinho mais caro que o K62 (em torno dos R$ 1.400), mas em compensação traz o dobro de armazenamento interno (128 GB) e câmera frontal superior. Tirando isso, todos os demais itens são idênticos nos dois modelos – incluindo tela, bateria, processador, câmeras traseiras e acabamento –, então é relativamente fácil decidir entre os dois.

O problema? São os outros.

A concorrência, aquela cheia de celulares bons pra cacete na mesma faixa de preço, conta com aparelhos que podem até não ser melhores que o da LG em tudo, mas que atropelam a coreana no desempenho com jogos e qualidade da tela, itens que são realmente importantes hoje em dia.

Eu usei o LG K62 Plus por algumas semanas para descobrir o que salva o modelo no meio dessa briga, e conto tudinho nos próximos parágrafos.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Bateria de longa duração;
  • Design bonito e confortável;
  • Tem 4G+ e WiFi 5 GHz;
  • Boas câmeras.

Contras

  • Tela mortinha nas cores e no brilho
  • Desempenho abaixo da concorrência.
  • Não tem NFC.
LG K62 Plus - Traseira

Ficha técnica

  • Modelo LM-K525BMW;
  • Android 10;
  • 4G+ Dual Chip;
  • Tela TFT HD+ de 6,6 polegadas (720 x 1600 px);
  • Processador Octa Core 2.3 GHz MediaTek Helio P35 (MT6765);
  • GPU PowerVR GE8320;
  • 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno;
  • Entrada para micro SD;
  • Câmera traseira quádrupla:
    48 MP f/1.8 – wide com autofoco PDAF e Quad Pixel;
    5 MP f/2.2 – ultrawide;
    2 MP f/2.2 – macro;
    2 MP f/2.4 – sensor de profundidade;
  • Câmera frontal wide de 28 MP f/2.0 com Quad Pixel;
  • Gravação de vídeo Full HD;
  • Otimização de áudio Dts-X;
  • Certificação de resistência militar;
  • Leitor de impressão digital lateral;
  • Rádio FM;
  • USB Tipo C;
  • Bluetooth 5;
  • Bateria de 4000 mAh.

Unboxing

Design e tela

O grande acerto da LG nessa atualização da linha K foi, sem dúvida, o design.

Assim como no K62, temos aqui um aparelho que é mais leve e compacto que os antecessores K51S e K61, com menos bordas em torno da tela, e recorte da câmera frontal centralizado, bem mais harmônico.

Esses detalhes, aliados à bela traseira de plástico fosco com novo módulo de câmeras “tipo cooktop”, garantem um visual que é, ao mesmo tempo, mais moderno e mais confortável que o da geração passada.

A tela mais alta e mais estreita também ajuda um bocado na ergonomia, e dá até pra arriscar usar o bonito com apenas uma mão.

LG K62 Plus é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Trata-se de um corpinho bonito e gostoso de usar, que infelizmente a LG desperdiçou com uma tela bem fraquinha.

O problema do display não é a resolução ser apenas HD+, como você poderia esperar, mas sim a falta de brilho para uma boa visualização ao ar livre, e as cores mortinhas, que dão um aspecto “lavado” às imagens.

E para piorar, não há nenhuma opção no sistema para que o usuário possa calibrar as cores do visor.

Câmeras

O conjunto de câmeras na traseira do LG K62 Plus é rigorosamente o mesmo presente no K62, então minha avaliação positiva permanece a mesma.

Você pode ir lá no review do K62 conferir o que eu disse sobre essas câmeras, pois tudo vale para o Plus também. A única diferença: a câmera frontal.

No K62 a câmera frontal possui 13 MP, enquanto a do K62 Plus tem 28 MP, mas eu confesso que na prática não vi muita diferença não.

De qualquer forma, acompanhe a seguir as fotos que eu fiz com o K62 Plus, e veja como este é um conjunto competente nessa categoria de aparelho:

Teste de câmera - LG K62 Plus Teste de câmera - LG K62 Plus Teste de câmera - LG K62 Plus

A foto abaixo foi especialmente desafiadora, já que se trata de uma construção que está totalmente contra a luz, e mesmo assim a câmera principal do modelo se saiu bem.

Teste de câmera - LG K62 Plus

Abaixo você confere um comparativo com a mesma foto feita pela câmera principal (primeira) e pela ultrawide (segunda), e percebe que, apesar de pequenas distorções, a grande angular não perde tanta qualidade em relação à principal.

Teste de câmera - LG K62 Plus Teste de câmera - LG K62 Plus

Em ambiente interno e com luz mais precária a principal também faz bonito:

Teste de câmera - LG K62 Plus

E só nas capturas noturnas é que os LG K62 e K62 Plus realmente deixam a desejar, especialmente quando comparados aos Motorolas com Night Vision.

Teste de câmera - LG K62 Plus

As selfies com a câmera frontal do K62 Plus são muito boas tanto no modo normal quanto no Modo Retrato, mas, como eu disse lá no começo, não há uma diferença gritante de qualidade entre o K62 e o Plus nesse quesito, apesar da quantidade de megapixels sugerir.

Teste de câmera - LG K62 Plus   Teste de câmera - LG K62 Plus
Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

Mais uma vez LG insistiu no defasado chip MediaTek Helio P35 até mesmo para o modelo mais caro da linha K.

Resultado: o K62 Plus perde para todos os concorrentes na mesma faixa de preço no quesito desempenho, e até modelos mais baratos, como o Moto G9 Play, se saem melhor nos games.

A pontuação nos testes de benchmark não deixa dúvidas:

LG K62 Plus - Antutu

Felizmente o hardware do modelo dá conta das tarefas mais corriqueiras com boa velocidade e fluidez, e por isso quem procura um celular apenas para uso de redes sociais não irá se decepcionar.

A abertura e a alternância entre aplicativos acontece de forma rápida, e durante as minhas semanas de uso eu não enfrentei nenhum problema de engasgo ou travamento.

Os 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento do dispositivo parecem suficientes para um bom tempo de uso sem muitos problemas, agora, se você busca potência de verdade, há opções melhores por aí.

Bateria

O chip do K62 Plus é fraquinho no desempenho? É. Mas pelo menos ele é incrível no consumo de energia.

O aparelho é tão econômico, que consegue oferecer mais de 8 horas de tela, mesmo sem ter uma bateria gigante.

De acordo com os meus testes, foi fácil ficar 2 dias inteiros sem ter que recarregar o K62 Plus, mesmo com algumas horas de streaming de vídeo e jogos nesse meio.

Resumindo: bateria nota 10.

Áudio

Normalmente a LG capricha no volume do alto falante principal de seus smartphones, mas dessa vez ela deixou a desejar.

Mesmo no máximo, o volume do K62 Plus não consegue preencher bem o ambiente, e a experiência fica bem abaixo do esperado, especialmente se você compara o áudio do modelo com os concorrentes. Não há graves, e mesmo os médios são abafadinhos.

Os fones de ouvido que vêm na caixa quebram um galho para quem não é muito exigente, e ficam até bem decentes com o recurso “Som 3D LG” ativado, mas não espere um bom isolamento ou graves encorpados no acessório.

Veredito

O LG K62 Plus corrige os principais erros do K61, oferecendo assim uma experiência de uso mais agradável, porém ainda assim perde no custo-benefício para os rivais da Samsung e da Motorola.

Trata-se de um aparelho satisfatório para o usuário médio – principalmente por conta da pegada confortável, ótima autonomia e câmeras competentes –, mas que perde para o Motorola One Fusion no desempenho geral e com games, e para o Galaxy M21s na qualidade da tela.

É aquela história: se você olha o K62+ isoladamente, ele não é um aparelho ruim. O problema é que os concorrentes entregam mais pelo mesmo valor.

Sendo assim, só compre o modelo se realmente achá-lo bem baratinho, com boa diferença pros concorrentes.

Olhando o mercado em 2021 de forma geral, o K62 Plus é, no máximo:

bacana

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da LG, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Mais sobre: LG