Fuchsia é o novo sistema da Google: será este o fim do Android?

Já tem algum tempo que a Google vem planejando desenvolver um novo Sistema Operacional (SO) que, além de ampliar seus horizontes, Nos últimos dias recebemos a confirmação de que este SO está realmente sendo feito e que se chamará Fuchsia!

Ainda há poucas informações sobre o sistema, porém já se sabe que ele será voltado para aparelhos móveis como smartphones e tablets, com possibilidade de rodar também em notebooks.

Google Fuchsia

Você já deve saber que o Android é atualmente o SO o mais utilizado no mundo (ultrapassou até o Windows!), porém a Google acredita que o sistema não pode alcançar todo o seu potencial, por conta da maneira como ele foi estruturado (Kernel Linux e Java Runtime).

Ao contrário do Android e do Chrome OS, o Fuchsia abandonou o Kernel Linux, e está sendo construído a partir do Kernel desenvolvido pela própria Google, o Magenta. Desta forma, a empresa ganha liberdade total para desenvolver o SO desde a raiz.

Se pararmos para pensar, a estratégia da Google faz bastante sentido, já que ela é a única das três grandes da tecnologia (Microsoft, Apple e Google) que ainda não tem um ecossistema próprio, e de quebra ainda resolve o antigo problema das licenças Oracle, que há tanto tempo vem atrapalhando o crescimento do Android.

Google Fuchsia

Em termos de design, ainda é cedo falar, mas o que já vimos na internet é uma interface bem parecida com a atual Material Design do Android 7.

A Armadillo (que é como a Google está chamando a nova interface) utiliza o Flutter SDK, que permite que sejam criados Apps para Android e iOS usando o mesmo código fonte, agilizando assim muito a vida dos desenvolvedores.

Como podemos ver, o Fuchsia pode ser a solução de diversos problemas para a Google, ao mesmo tempo que abre caminho para o controle total da empresa sobre o seu ecossistema móvel, gerando maior integração entre hardware e software (novos aparelhos Pixel), no melhor estilo Apple.

Em suma, é muito cedo dizer que o Android vai morrer, mas uma coisa é certa: se a Google está gastando rios de dinheiro no desenvolvimento de um novo SO, não vai ser só para usar como passatempo. Então prepare-se para em breve ver o Fuchsia rodando em diversos dispositivos.

Fontes: 9to5google, Ars Technica, AndroidPit

Avatar photo

Lincoln Machado

Conhecido no meio digital como Lincoln Leitão, casado, pai de 2 meninas, me escondo em Caxambu (sul de Minas), e falo "Uai mermo sô". Bacharel em Sistemas de Informação, nascido lá no ano de 85, sou fã de tecnologia desde os 11 anos quando ganhei meu saudoso PC 586. Mas foi com o surgimento dos celulares que minha vida mudou, já tive aparelho de tudo quanto é tipo, mas quando o Android chegou ao mercado a coisa mudou de nível, hoje faço do hobby uma profissão.

Mais sobre: Google