7 razões para abandonar o Google Chrome e partir para o Opera

Vamos te dar 7 boas razões para abandonar o Google Chrome e partir para o Opera. Mesmo que você nunca tenha pensado nisso!

Veja neste artigo porque você deve considerar a mudança de seu navegador Chrome para o Opera. Você pode se surpreender e sair ganhando em experiência, rapidez, segurança e economia.

abandonar o Google Chrome e partir para o Opera

Pensando em abandonar o Google Chrome?

Atualmente, selecionar bem o navegador de Internet que você usa pode parecer pouco relevante, já que a maior parte deles pode cumprir bem esta função.

No entanto, o estilo de vida, o dispositivo, e principalmente, a forma como cada pessoa utiliza a Internet são cruciais para aprimorar esta escolha.

O Chrome é o primeiro que vem à mente de 90% dos usuários, mas, pode acreditar, muita gente tem optado pelo Opera como seu navegador principal, e há muitas razões para isso.

Você pode gostar de ler também:

1. O Opera é mais rápido e mais responsivo

Muitos usuários mantêm o Chrome como navegador padrão por causa de seu desempenho. E o Chrome realmente é bem rápido!

Mas, ao utilizar este navegador em diferentes tipos de dispositivos, percebe-se que o Chrome pode ser decepcionante. Principalmente, quando se constata isso por meio de testes de benchmark.

Comparando os benchmarks entre o Chrome e o Opera, descobre-se que o Chrome supera o Opera nos testes JetStream, Kraken, RoboHornet e HTML5 Standard. Mas, no uso diário, o Opera demonstra ser mais suave e sensível do que o Chrome.

Isso talvez demonstre que as “condições de laboratório” não são suficientes para avaliar o desempenho do navegador e que talvez existam outros fatores invisíveis que afetam sua velocidade e a capacidade de resposta.

2. O Opera suporta extensões do Chrome

Muitos usuários do Chrome sentem-se presos a este navegador pelo uso da enorme coleção de extensões que ele possui. Algumas tão importantes, que algumas pessoas sentem que não podem viver sem elas.

Extensões do Chrome rodando no Opera

Mas isso não é mais um problema. Com a extensão Download Chrome Extension é possível instalar, diretamente, qualquer extensão do Chrome no Opera.

É extremamente fácil de usar. Depois de tê-lo, é possível navegar na Chrome Web Store como antes, encontrar as extensões que deseja e clicar em “Adicionar ao Opera”.

3. Opera usa menos CPU e bateria

No geral, o Chrome utiliza muito da CPU. Este pode ser um problema para PCs antigos, porque falta CPU para outras tarefas, resultando em um menor desempenho do sistema.

E o problema fica ainda maior em computadores portáteis, onde o uso intenso da CPU acaba drenando rapidamente a vida útil da bateria.

Neste ponto, o Opera oferece um benefício dobrado sobre o Chrome. Ele não só usa menos CPU durante o uso regular, como também possui um modo econômico de energia que prolonga a vida da bateria.

Enquanto está ativo, este modo reduz a atividade nas abas de fundo, faz uma pausa nas extensões não utilizadas, reduz a taxa de quadros do navegador, faz uma pausa nas animações do navegador e otimiza o cronograma do timer JavaScript.

O Opera afirma que pode prolongar a duração da bateria em até 50 por cento a mais do que o Chrome.

4. Opera usa menos largura de banda

O Opera não apenas usa menos recursos e menos vida útil da bateria do que o Chrome, como também pode minimizar o uso da largura de banda, através do chamado Modo Turbo.

Se a sua atividade na internet estiver limitada por limites de dados, este recurso pode ser incrivelmente útil e até mesmo poupar algum dinheiro.

Com o Modo Turbo ativado, o tráfego da internet é encaminhado pelos servidores do Opera, para que ele possa ser compactado antes de chegar até você.

Isso funciona apenas em páginas não criptografadas. Portanto, os sites HTTPS não são compactados.

5. O Opera tem sua própria experiência

Assim como o Chrome, o Opera é derivado do navegador Chromium. Temos outros exemplos de navegadores baseados no Chromium, como o Brave, Comodo Dragon, Slimjet, Torch e o Vivaldi.

Mas, enquanto a maioria desses navegadores são como “alternativas do Chrome”, o Opera tem muito mais identidade.

Principalmente, porque o Opera possui vários recursos exclusivos. como o seu icônico Speed ​​Dial, um bom substituto para a barra de favoritos. Os gestos do mouse garantem o controle do navegador sem usar o teclado.

Além do agregador de RSS incorporado, que é ótimo para se manter a par das notícias.

O player pop-out permite que você assista qualquer vídeo online ao navegar na web e as extensões podem ser fixadas em uma barra lateral dedicada.

Tela principal do Opera

Ainda não se convenceu a abandonar o Google Chrome? Espera, a lista continua!

Um dos aspectos mais interessantes do Opera é o suporte nativo para atalhos personalizados de teclado. Onde é possível alterar as teclas pressionadas por dezenas de ações diferentes do navegador. E você pode atribuir múltiplos atalhos para cada ação.

O Chrome só pode fazer isso com extensões, e elas não são tão abrangentes.

6. O Opera possui uma VPN integrada gratuita

O Opera inovou ao apresentar sua VPN incorporada em 2016. Uma VPN 100% gratuita e ilimitada.

Isso contrasta muito com tantos outros serviços VPN gratuitos, que possuem limites e restrições significativas.
Este recurso aumenta sua privacidade e segurança ao navegar na web.

VPNs gratuitas possuem algumas desvantagens e a VPN do Opera não está isenta disso. No entanto, para quem não quer pagar uma VPN, essa é uma das melhores opções. Os benefícios incluem:

  • Ocultar seu endereço IP, para que você não possa ser rastreado;
  • Ignorar os locais bloqueados e as restrições da região;
  • Proteger contra sniffers ao usar Wi-Fi público.

7. O Opera não é o Google

Em termos de “moralidade” dos navegadores, o Opera tem uma reputação muito melhor do que o Google, especialmente quando se trata de privacidade do usuário.

O ad-blocker incorporado do Opera é um bom exemplo disso. Sabendo que as pessoas querem uma experiência mais limpa de web e não intrusiva, um bloqueador de anúncios foi implementado. Fácil de usar, rápido e eficaz.

Para muitas pessoas, este é uma das razões mais fortes para abandonar o Google Chrome.

Só não bloqueie os banners do Mobizoo, tá? (a gente precisa desse dinheirinho para continuar fazendo esses textos que você tanto gosta!)

No geral, o Opera parece ter mais respeito pelos usuários do que o Google.

Enfim, os benefícios do Opera mais do que compensam.

Você já tentou abandonar o Google Chrome e utilizar o Opera? Divida sua experiência nos comentários ou compartilhe este texto!

Fonte e imagens: MakeUseOf

Mais sobre: google

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)