IFA 2018: lançamentos, destaques e notícias

A IFA 2018 começou. Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo serve de palco para as grandes novidades do segmento de eletrônicos para consumo no segundo semestre do ano. Entre lançamentos de novos smartphones, refrigeradores inteligentes e assistentes de voz, a feira também serve de termômetro para as tendências do mercado. Neste artigo, você confere notícias diárias sobre os lançamentos da IFA 2018 e os principais destaques da feira de tecnologia de Berlim.

IFA 2018: lançamentos, destaques e notícias - Mobizoo

IFA 2018: destaques da coletiva de imprensa

Durante a coletiva de imprensa de quarta-feira, 29, representantes do conselho da indústria e da feira deram o tom do evento. Para além dos já tradicionais anúncios dos grandes players do mercado, o que veremos este ano é uma enxurrada de eletrodomésticos inteligentes e conectados, bem como um grande debate sobre Inteligência Artificial (AI) e Assistentes de voz.

Foi também no evento dedicado à imprensa que tivemos a apresentação de alguns números importantes sobre o comércio de eletrônicos na América Latina. Contudo, as notícias não foram de todo positivas. De acordo com Hans-Joachim Kamp, presidente do Conselho Fiscal da Consumer & Home Electronics, em 2018, teremos um crescimento negativo do comércio de eletrônicos na região sul, chegando a -2%. Para saber mais, clique no link abaixo:

IFA 2018 - coletiva de imprensa
Interesse por eletrodomésticos inteligentes em escala global ©Mobizoo

IFA 2018: a Google está por todos os lados

Apesar da IFA começar oficialmente no dia 31 de agosto e se extender até 5 de setembro, a Messe Berlin – local onde acontece a feira, já está de portas abertas para a imprensa. Por isso, já pude dar uma volta pelos estandes e pelos espaços abertos. A conclusão que cheguei é de que a Google está por todos os lados, seja com o Android, seja com o Google Assistente.

IFA 2018 - Estande de "Todas as coisas" Android
Estande de “Todas as coisas” Android ainda em construção durante a IFA 2018 ©Mobizoo

Agora, o grande destaque é, sem dúvida, o Google Assistente. Em uma das ações durante a feira, a gigante das buscas está dando Google Home Mini, caixas de som Bluetooth, chaveiros NFC e carregadores de bateria móveis. Porém, ao que tudo indica, a partir do dia 31 de agosto, a empresa vai aproveitar a ação para oferecer smartphones da linha Pixel e demais parceiras que oferecem o Google Assistente de forma nativa.

IFA 2018 - Ação Google Assistente
Ação dá Google durante a IFA 2018 está dando Google Home Mini @Mobizoo

Infelizmente, as notícias sobre o Assistente da Google não são voltadas para o público brasileiro, mas europeu. Hoje, 30, a empresa anunciou a chegada do Google Home Max na Alemanha, Reino Unido e França. O Google Home Max é a versão mais potente do Assistente Virtual para casa da gigante norte-americana e chegou custando 399 euros.

IFA 2018: Inteligência Artificial e Assistentes de voz

Se a Google vem com tudo para cima do público que frequenta a feira, as concorrentes também. LG, Huawei, Microsoft e Amazon agendaram coletivas de imprensa para falar sobre o investimento em AI e Assistentes de voz. Estes eventos, claro, são voltados para a mídia e não para o grande público, como a ação da Google, mas prometem trazer a luz os novos investimentos na área. Abaixo, você confere a data de cada evento:

  • LG: dia 31/08, às 5h30 (horário de Brasília);
  • Huawei: dia 31/08, às 9h00 (horário de Brasília);
  • Microsoft: dia 31/08, às 12h00 (horário de Brasília);
  • Amazon: dia 01/09, às 5h30 (horário de Brasília).

IFA 2018 no Mobizoo

Do dia 29 de agosto a 5 de setembro, estarei fazendo a cobertura da feira direto de Berlim para o Mobizoo. Acompanhe a cobertura aqui no site, nas mídias sociais da página e no meu twitter @apequenarinaldi e no meu canal no YouTube.

Aproveite a nossa seção de comentários para compartilhar suas opiniões sobre as novidades da IFA 2018 e fazer perguntas sobre a feira.