Está querendo ter um canal de sucesso? Então veja como crescer no YouTube com as dicas práticas da nossa checklist.
Sua habilidade de falar e entreter o público nos vídeos deve melhorar com o tempo (assim como a qualidade de edição), mas há algumas coisas que você precisa fazer logo no início, para que seu canal ganhe tração. Uma delas é criar um banner para o YouTube.
A seguir você confere a lista completa de itens, e claro, algumas dicas para facilitar sua vida nessas tarefas.
Capriche na arte do seu canal
Você certamente já deve ter perdido o apetite ao entrar num restaurante feio e mal cuidado, não é não? O mesmo vale para um canal no YouTube.
Não adianta você atrair um monte de espectadores, se ao chegarem no seu canal eles perdem a vontade de se inscrever por conta de uma capa estranha, um banner confuso e uma marca ruim.
Por isso, é fundamental “arrumar a casa” logo no começo, antes mesmo de você iniciar as gravações, com a criação de belas artes para a página do seu canal.
O mais legal é que hoje em dia você nem precisa de um designer para isso, já que há um monte de ferramentas gratuitas por aí. Confira algumas:
- Canva – Para criar uma logo;
- VistaCreate – Para criar o banner (capa) do seu canal;
- Adobe Creative Cloud Express – Para criar capas para seus vídeos.
Não grave vídeos que ninguém quer ver
Se você quer ver o seu números de visualizações crescendo, não adianta ficar insistindo em vídeos da sua cabeça, você deve produzir sobre o que as pessoas estão buscando. E para descobrir essa informação, você precisa de uma boa ferramenta de SEO para o YouTube.
Eu particularmente uso e gosto bastante da extensão TubeBuddy, primeiro por ela ser gratuita, e segundo por ela oferecer as principais ferramentas que a gente precisa para saber o que está bombando, diretamente no navegador Chrome.
Com o TubeBuddy, você pode:
- Saber qual o volume de busca que um determinado tema está recebendo;
- Saber quais tags os seus concorrentes estão usando em seus vídeos de sucesso (isso é importante para aparecer nas buscas);
- Saber se o seu vídeo está bem configurado para aparecer nas buscas.
Com essas informações em mãos, você terá mais chances de surfar “boas ondas” de visualizações, desde que o seu conteúdo seja legal, claro.
Dica: sempre use a palavra-chave mais buscada para o tema do seu vídeo no título, colocando-a numa frase bem chamativa e impactante.Seja útil!
Para ter sucesso no YouTube, você só precisa de uma coisa: ser amado(a).
Eu sei, isso não é nada simples, até porque nem todo mundo tem talento para ser engraçado, cativante ou inspirador.
Mas… na falta disso tudo, você ainda pode fazer uma coisinha que irá gerar muita #Gratidão em seus espectadores: ajude-os em algo.
Uma receita simples e gostosa, uma configuração na TV, um truque no celular, uma dica quente de investimento, um macete pro game do momento. Vale qualquer coisa, desde que seja útil pra galera.
Lógico, é importante ter bons equipamentos para oferecer boa imagem e som nos seus vídeos – o kit básico para ser youtuber está neste outro post –, mas no fundo é o conteúdo que determina se você vai explodir de inscritos ou não.
E aí, curtiu essas dícas? Compartilhe as suas aí nos comentários!