Como usar YouTube em segundo plano

Você sabia que é possível assistir seus vídeos favoritos enquanto faz outras outras atividades no seu smartphone Android ou iOS? Pois é sim! E nesse post eu vou mostrar como usar YouTube em segundo plano.

Aliás, sabendo dos “paranauê”, dá até para ouvir suas músicas direto do “tubo” com a tela do celular desligada!

Por isso, fique ligad@ nas nossas dicas. A maioria é grátis e fácil de usar!

Como usar YouTube em segundo plano - Dicas / Mobizoo

Como utilizar o YouTube em segundo plano no Android

Usando o controle dos fones de ouvido

Essa forma é realmente simples e funciona como um “contorno” utilizado no próprio aplicativo do YouTube.

Ao rodar um vídeo no aplicativo (utilizando Android 7 ou superior), e voltar para a tela inicial/bloquear o aparelho, para fazer o áudio voltar a ser executado, basta clicar no botão de PLAY do seu fone de ouvido.

Ok, essa solução só resolve o problema do áudio, mas é simples, rápida e eficaz, especialmente se você utiliza o aplicativo para ouvir playlists de música.

Usando um navegador

A melhor solução até o momento – e gratuita (já que o app oficial não permite esse tipo de operação), é utilizar um browser como o Firefox ou o próprio Chrome para reproduzir os vídeos. Você pode simplesmente abrir e deixar rodando o vídeo de sua escolha.

Caso quando você acesse o app do YouTube abra, clicando nos três pontinhos do menu do navegador e selecionando a opção para ver o site no modo desktop também funciona. A imagem abaixo ilustra essa operação:

Usando o YouTube Red

Outra forma é a de utilizar o YouTube Red, a versão paga da plataforma, onde você fica livre de anúncios e pode rodar ele também em segundo plano para Android 8 Oreo. A assinatura também permite assistir aos vídeos de maneira offline.

Entretanto, essa alternativa ainda não está disponível para o Brasil, é bom ficar de olho para quando ele chegará no país.

Usando Bubble Browsers

Também podemos utilizar Bubble browsers que, assim como a primeira opção da lista, funcionarão.

Bubble browsers são aqueles navegadores que ficam com o ícone flutuante em forma de bolha, assim como o aplicativo do messenger do Facebook, por exemplo.

Usando apps específicos

Aplicativos específicos também funcionam, como o Awesome Pop-Up Video, que permite a você rodar o vídeo como se fosse um widget do Android, diretamente da home.

Como utilizar o YouTube em segundo plano no iPhone

Usando o YouTube Red

O serviço pago do YouTube Red, assim como no Android, funciona também para o caso do iPhone (apesar de ainda não estar disponível no Brasil).

Usando um navegador

Para o caso dos navegadores, o mais recomendado no caso do iOS é o Opera Mini, que permite a utilização do recurso de background instantaneamente, caso dê algo errado, vá até o Control Center e certifique-se que o player está tocando o áudio do aplicativo do Opera.

Como ouvir músicas do YouTube com o celular bloqueado

Você sabia que é possível ouvir músicas do YouTube no celular com o aplicativo em segundo plano, ou mesmo com o aparelho bloqueado? Pois é, e o mais impressionante é que, para isso, você só precisa apertar o botão play/pause do seu fone de ouvido.

Pouca gente sabe, mas esse truque simples permite a façanha em qualquer smartphone com Android 7 ou superior, sem a necessidade de root ou qualquer tipo de modificação no sistema. Funciona assim:

Acesse o app do YouTube, escolha qualquer vídeo, e dê o Play. Em seguida, clique no botão Home para voltar à tela inicial e colocar o app em segundo plano.

Imediatamente o áudio irá parar de tocar, mas não se preocupe. Tudo o que você precisa fazer agora é apertar o botão central do seu fone de ouvido (aquele que serve também para atender chamadas) para que o áudio continue de onde parou.

truque youtube no celular

E olha que legal: agora que o áudio do vídeo já está tocando em segundo plano, você pode até bloquear o celular, que ele irá continuar.

Isso significa que você pode ouvir qualquer música, ou até mesmo playlists inteiras, mesmo com o dispositivo “apagado”. Não é incrível?

Se por acaso essa dica não funcionar no seu aparelho mesmo que ele esteja rodando Android 7 ou superior, não fique triste.

Em nossos testes, alguns fones de ouvido não acionaram essa função quando os comandos de voz do Google estavam ativados, e outros simplesmente não funcionaram por conta do app do YouTube não estar atualizado.

Tente no seu dispositivo, e depois conte pra gente nos comentários se funcionou.

E você, conhece alguma outra alternativa? Como você assiste a vídeos do YouTube em seu celular? Sente a necessidade de assisti-los em segundo plano? Compartilhe conosco suas experiências!

Mais sobre: android iphone youtube