Facebook Watch na TV: o que é, como assistir e programação

O Facebook também tem uma plataforma que foi pensada para funcionar como o YouTube. O Watch é gratuito e foi lançado em 2017, oferecendo aos usuários da rede social uma alternativa ao serviço da gigante das buscas que, apesar de dominar o segmento de vídeo sob demanda, ainda carece de integração com outras redes sociais.

Conheça mais detalhes sobre o Facebook Watch a seguir, saiba como configurá-lo na sua TV, e claro, o que assistir.

Facebook Watch na TV: o que é, como assistir e programação - Mobizoo

Facebook Watch: o que é

Como comentamos no início do artigo, o Facebook Watch é a plataforma que concentra vídeos e canais ativos da rede social. Ainda que ele tenha uma proposta de uso semelhante à do YouTube, o objetivo do Facebook com o Watch é transformá-lo em um concorrente que consiga bater de frente com Netflix e Amazon.

Para isso, a plataforma vem apostando em maior integração com a rede social, aprimorando recursos para transmissões ao vivo e investindo em produções independentes e parcerias exclusivas.

Até o momento o Watch é oferecido gratuitamente e não há nenhum posicionamento a respeito de futuras cobranças ou assinaturas.

Acessando o Facebook Watch na TV em em outros dispositivos.

É claro que essa gratuidade tem um preço: sua privacidade. Assim como a rede primogênita, o Facebook Watch conta com anúncios direcionados e conteúdo pensado para fins de propaganda publicitária, algo incomum em serviços com assinatura.

Facebook Watch: como assistir na TV

Você só precisa ter uma conta ativa e válida no Facebook para usar o Watch. Ele aparece como uma página no aplicativo da rede social para Android e iOS. Para quem tem Smart TV ou console compatível o app também está disponível, e você deve usar seu login do Facebook para ativá-lo. O Facebook Watch está disponível para estes aparelhos:

  • Amazon Fire TV (Fire TV Stick, no Brasil);
  • Apple TV (4ª geração ou mais recente);
  • Android TV (Xiaomi Mi Box e outras);
  • Samsung Smart TV (2015 ou mais recente);
  • Xbox One;
  • Oculus TV.

Para baixá-lo, basta entrar na loja de aplicativos da sua Smart TV (Xbox Store, Google Play Store, Samsung Apps ou App Store) e pesquisar por “Facebook Watch”. O login é feito através da ativação de um código que você deve confirmar pelo celular ou computador usando sua conta do Facebook.

Conteúdo original do Facebook Watch.

A interface do Facebook Watch é diferente da rede social, com o menu de navegação acima e os destaques na tela inicial. No começo você irá perceber que essa tela exibirá vídeos de canais que você segue (curte) no Facebook, mas com o tempo esses destaques serão customizados.

É possível criar listas de transmissões que funcionam como playlists de vídeos. Há também as reações tradicionais do Facebook que permitem que você reaja a um vídeo e, em caso de transmissões ao vivo, você pode ativar o chat em tempo real para ler comentários.

Transmissões ao vivo no Facebook Watch.

Outras ferramentas de privacidade também estão acessíveis a partir do app para Smart TVs, como a opção de sair de um canal, denunciar um vídeo, desativar reações e desativar o chat.

Facebook Watch: programação

Além de vídeos de gatinhos e da militância política virtual, o Watch oferece produções originais e co-produções. Duas séries gringas foram lançadas com a plataforma no Brasil em sua estreia: Sorry For You Loss e Five Points. A primeira, Sorry For Your Loss (2 temporadas), traz como protagonista a premiada atriz Elizabeth Olsen. A série é um drama e conta a história de uma mulher que perde seu marido e não consegue se relacionar com seus amigos e familiares. O isolamento faz com que ela investigue a vida dele e encontre alguns “podres” que ele escondia.

Já Five Points (2 temporadas) conta a história de cinco adolescentes do ensino médio que experimentam um evento de mudança de vida. A série é um drama de ficção e traz uma narrativa bem interessante dos personagens em primeira pessoa.

Programação nacional disponível no Facebook Watch.

Ainda este ano, o Facebook Watch estará recebendo outras produções originais, como uma animação com Zac Efron e Anna Kendrick, o documentário “Curse of Akakor” gravado na Amazônia; e o drama adolescente “The Birch”; “Limetown”, com Jessica Biel.

Facebook Watch: conteúdo original

Nem só de produções importadas vive o Watch, visto que o Facebook está investindo também em conteúdo nacional. Entre as atrações programadas para o segundo semestre de 2019 estão: Porta dos Fundos

  • “Debate que eu gosto” com Fábio Porchat
  • “Conexão Portugal-Realengo” com apresentação com Rafael Portugal

Desimpedidos

  • “Até eu faria” com apresentação de Fred
  • “Natália contra a rapa” com apresentação de Natália Guitler
  • “Reis da rua” com apresentação do ex-jogador Zé Roberto
  • “Raridades FC” estreia em 3 de dezembro

Kondzilla

  • “Criando um hit”
  • “Funk pelo Brasil com Dani Russo”
  • “De frente com o MC Lan”
  • “MC Fioti: Um funkeiro pelo mundo” estreia em 1º de dezembro

UOL

  • ”Donas do baile” com apresentação de Negra Li
  • ”Livre acesso” reality show com a apresentadora Luisa Mell
  • ”Segunda voz” com apresentação de César Menotti e Fabiano
  • ”Jeito de mãe com Luciana Gimenez”

Comedy Central

  • ”Gambiarras inúteis” com apresentação de Lucas Inutilismo
  • ”Na quebrada – Game show” estreia em 26 de novembro

Tastemade

  • ”Minicozinha: Um mini cenário com mini utensílios para fazer mini receitas”
  • ”Pipoca & Chill” com apresentação de Clarisse Duarte
  • ”Alô, Bebeta, com a Bertha Salles”

Para acessar o conteúdo original, basta procurar pelo nome do canal e escolher o vídeo que você deseja assistir.

Lembrando que o Facebook Watch transmitiu ao vivo e com exclusividade as partidas da primeira fase dos jogos da Libertadores da América às quartas em parceria com a Conmebol.

E você, já conhecia o Facebook Watch? Ficou interessado em alguma produção original?

Avatar photo

Bruno Salutes

Usuário Apple apaixonado por Android. Escrever sobre tecnologia móvel é uma das minhas paixões, principalmente quando meus textos ajudam outras pessoas e tornam o elo entre usuário e smartphone mais amigável. Não fujo de um debate e gosto de me envolver em trabalhos criativos e colaborativos. Virginiano raiz, organizado e sistemático. Sempre trabalhei com comunicação, seja através das áreas comerciais, de marketing ou conteúdo. Pra mim a melhor versão do Android Até hoje foi a KitKat.

Mais sobre: Diversão