Celular esquentando muito? Veja o que fazer

Está com o seu celular esquentando muito? Pois não se preocupe, pois isso é mais comum do que parece, e é fácil de resolver.

Normalmente o celular desliga automaticamente quando atinge altos níveis de temperatura, evitando possíveis danos e acidentes, mas certamente você não quer que ele chegue neste ponto, não é mesmo?

Por isso, continue lendo para entender as causas do problema, e aprenda as principais formas para evitá-lo.

Celular esquentando muito? Veja o que fazer - Mobizoo

Celular esquentando muito – principais causas

A principal causa da temperatura do smartphone aumentar é o seu uso excessivo. Os processadores dos novos dispositivos funcionam como microcomputadores, tamanha é a quantidade de tarefas que eles executam ao mesmo tempo. Porém, diferente do computador, o celular não possui um sistema de ventilação e acaba superaquecendo, causando problemas no funcionamento do gadget e muito desconforto para o usuário.

Processadores

Nos processadores dos smartphones atuais existem milhões de transistores em intensa atividade a cada novo processo, ligando e desligando. Assim como pequenos interruptores, neste processo eles acabam liberando energia em forma de calor. Quanto maior a atividade, maior a quantidade de energia liberada.

Os aplicativos de GPS, por exemplo, por trabalharem com o sensor, a tela e os dados, tudo ao mesmo tempo, são campeões de aquecimento, junto dos jogos que possuem alta qualidade gráfica e fazem intensa utilização da memória RAM.

Bateria

A bateria é outra causa de aquecimento muito evidente, pois ela libera muita energia na forma de calor quando está em funcionamento constante.

É normal o celular aquecer quando está carregando, especialmente quando trata-se de um carregador turbo, porém é importante manter uma rotina saudável de carregamento para evitar problemas.

Carregar a noite toda não é uma boa, então procure carregar o aparelho sempre que ele estiver perto dos 25% de carga (quando for assistir uma série no fim do dia, por exemplo).

Fatores externos

Deixar o celular exposto ao calor intenso, como ao sol quente ou dentro do carro, por exemplo, também pode colaborar para que o superaquecimento ocorra com maior rapidez.

Não deixe o celular numa posição dentro do carro onde bate muito sol enquanto estiver dirigindo – especialmente se o mesmo estiver conectado ao USB –, pois isso certamente irá lhe trazer problemas (o celular pode acabar desligando sozinho, inclusive).

Celular pegando sol

Autorregulação

O calor do processador somado ao da bateria, ou aos fatores externos, podem levar o dispositivo a atingir os 50 graus centígrados, e no verão do Brasil isso pode ocorrer mais rapidamente, além de ser muito mais incômodo e perigoso.

No entanto, os smartphones já são projetados para trabalharem com o aquecimento, por isso eles desligam automaticamente. Atualmente encontramos alguns aplicativos que trabalham no dispositivo de modo a evitar o aquecimento e muitos smartphones possuem um termômetro interno que faz com que aparelho desligue automaticamente, evitando maiores danos.

Mas o que eu fazer quando meu celular esquenta?

Apesar dos smartphones serem projetados para se autorregularem, desligando automaticamente em caso de aquecimento, existem algumas dicas que ajudam evitar que ele aqueça demais. Veja o que você pode fazer:

  • Desligue o celular por alguns minutos, sem deixá-lo carregando;
  • Verifique as condições do hardware antes de baixar novos aplicativos;
  • Desligue as conexões que não estão sendo utilizadas no momento, como Bluetooth, 4G/5G, localização GPS ou conexão Wi-Fi, por exemplo;
  • Reduza a luminosidade da tela, que pode estar exigindo demais da bateria, principalmente em usos prolongados como durante a visualização de vídeos;
  • Não deixe o dispositivo em locais quentes ou abafados, principalmente enquanto estiver carregando.

Outra boa opção, são os aplicativos que controlam o aquecimento do gadget. Eles monitoram a temperatura interna do dispositivo e “apagam” os serviços que estão causando o aquecimento.

celular esquenta app

Porém entre os aplicativos mais indicados, está o Coolify para Android, já que não encerra nenhum serviço. Ele previne o superaquecimento, trabalhando como um monitor que interfere nos valores do sistema, aumentando o desempenho e prolongando a duração da bateria. O Coolify funciona bem em ROMs customizadas ou com permissões de root, mas tem uma interface simples e de fácil aplicação.

Mais sobre: Manutenção