Aplicativos de receitas: a ajuda que você precisa na cozinha

Os aplicativos de receitas servem tanto para quem adora cozinhar quanto para quem não leva jeito algum na cozinha. Como gosto muito de criar com alimentos, testo vários aplicativos de receita, seja para Android ou para iPhone. Por isso, decidi fazer essa lista e sugerir apenas os apps que considero os melhores aplicativos para cozinhar.

Pegue um atalho

Melhores aplicativos de receitas para Android e iOS

Os livros de receitas eram sensação das décadas passadas. Um exemplo disso, é a nova-iorquina Julia Child, que no pós-guerra encasquetou que os norte-americanos deveriam ter a chance de beber da fonte da culinária francesa e escreveu um livre em inglês detalhando os ingredientes e o modo de preparo dos pratos franceses mais famosos: Mastering the Art of French Cooking (Dominando a Arte da Culinária Francesa, 1961).

Hoje, o interesse pela gastronomia não mudou, mas está mais modero. Em vez de livros na estante da cozinha, utilizamos aplicativos acessíveis a poucos toques em nossos smartphones. Receitas faladas, lidas, compartilhadas, enfim, o universo dos aplicativos de receitas é vasto.

Eu cresci com meu pai criando na cozinha, minha mãe, meus tios e meus avós. Assim, não foi difícil me apaixonar pela arte da gastronomia. Minha especialidade sempre foi carnes, porém, depois que mudei para a Alemanha, conheci uma variedade de culturas e um mundo de possibilidades na cozinha. Minhas atuais paixões são ramen, avocado e diferentes tipos de pimenta. E as suas?

Nesta lista de aplicativos, tento trazer dicas de apps que realmente utilizo ou que me foram muito bem recomendados. Se o software que você usa não estiver entre as sugestões abaixo, incentivo você a compartilhar o nome dele nos comentários deste artigo!

Receitas com avocado
Batata doce recheada com avocado, tomate, grão de bico e queijo de búfala © Mobizoo

Melhores aplicativos de receitas para pratos tradicionais

#1. 15 Minutes Recipes

Download: Android | iOS
Funciona parcialmente sem conexão à internet

Apesar do nome em inglês, o aplicativo pode ser usado 98% em português. O que me atrai neste app de receitas é a interface do usuários, simples e visual. A navegação é rápida por conta dos filtros do próprio aplicativo e todas as receitas possuem imagem, o tempo de preparo, a quantidade de porções e a chance de salvar os pratos em uma pasta de favoritos.

Melhores aplicativos de receitas: 15 minutes recipes
Melhores aplicativos de receitas: 15 minutes recipes © Mobizoo

Mais do que isso, este aplicativo se tornou um dos meus favoritos por me dar a chance de adicionar automaticamente um ingrediente à minha lista de supermercado, que é oferecida dentro do próprio aplicativo. Além disso, o 15 minutes Recipes é basicamente uma comunidade. Assim, você pode ver os comentários de outros membros sobre uma receita e, com isso, tirar suas dúvidas rapidamente.

O fato de ser uma comunidade, no entanto, exige que você se cadastre para poder ver os comentários ou mesmo adicionar as suas próprias fotos e receitas ao serviço. A versão para download livre contém propagandas, afinal de contas os desenvolvedores precisam ganhar pelo trabalho. Porém, a versão premium possui um plano anual super em conta.

#2. Tastemade

Download: Android | iOS
Funciona apenas com conexão à internet

O Tastemade é extremamente popular, o motivo disso é por que é muito bom! Os “tastemakers”, ou seja, os criadores das receitas para o canal no Brasil, trazem tudo aquilo que têm no site para o aplicativo. Logo, espere ver muitos vídeos.

A navegação é fácil, as receitas estão divididas por tipo e basicamente todos os pratos são apresentados em vídeo, mas possuem os ingredientes e o modo de prepara descritos e acessíveis a distância de um clique.

Melhores aplicativos de receitas: Tastemade
Melhores aplicativos de receitas: Tastemade © Mobizoo

Você pode utilizar o aplicativo sem criar um perfil, mas se optar por assinar o canal, poderá assistir a vídeos e receitas exclusivas para assinantes. Ao contrário do 15 Minutes Recipes, o plano anual para o Tastemade é bem mais caro. Contudo, se você está procurando por conteúdo exclusivo e vai fazer uso dos serviços oferecidos pelo aplicativo, a assinatura será um belo investimento.

#3. Tudo Gostoso Receitas

Download: Android | iOS
Funciona parcialmente sem conexão à internet

Faça a busca online por uma receita e tenha 100% de certeza de que o Tudo Gostoso estará entre as sugestões de resultado. São milhares de receitas, em diversas categorias, tais como bolos e tortas, carnes, aves, peixes e frutos do mar, saladas, sopas, massas e bebidas.

Melhores aplicativos de receitas: Tudo Gostoso
Melhores aplicativos de receitas: Tudo Gostoso © Mobizoo

A interface do aplicativo é super simples, o que é bem positivo. As informações mais importantes estão identificadas de forma bastante clara, com o número de porções, o tempo de preparo, os ingredientes e o tutorial de como se prepara o prato.

Para usar recursos como a lista de favoritos, fazer comentários e adicionar as suas próprias receitas, é preciso abrir uma conta no app. Além disso, o Tudo Gostoso Receitas possui propagandas.

#4. Cozinhando

Download: Android | iOS
Funciona parcialmente sem conexão à internet

O futuro está na colaboração e os aplicativos de receitas são a prova disso. O Cozinhando chama realmente a atenção pela quantidade de membros e engajamento. Todas as receitas trazem fotos e o passo a passo para o preparo do prato.

Para contar com o suporte da comunidade, é preciso se cadastrar. O que mais me atrai neste serviço é o suporte à comunidade. Os moderadores estão sempre presentes e incentivam os membros a compartilhar suas receitas.

Melhores aplicativos de receitas: Cozinhando
Melhores aplicativos de receitas: Cozinhando © Mobizoo

O Cozinhando é dividido em categorias e traz opções fáceis para o preparo das refeições do dia a dia, como almoço e jantar. Se você segue uma dieta especial, também é possível filtrar o resultado das buscas conforme orientação da sua dieta. Este aplicativo também oferece uma série de receitas de sucos Detox!

#5. Receitas Fáceis

Download: Android | iOS
Funciona apenas com conexão à internet

O aplicativo Receitas Fáceis não é o mais elegante desta lista, porém, entrega o que promete e oferece opções para dietas especiais: receitas sem glúten, receitas sem lactose e receitas para diabéticos. Aqui também temos a opção de criar listas de favoritos e acessar receitas via categoria.

Melhores aplicativos de receitas: Receitas Fáceis
Melhores aplicativos de receitas: Receitas Fáceis @ Mobizoo

Assim como a maioria dos aplicativos desta lista, este app é uma comunidade e você pode participar via comentários e fotos. O Receitas Fáceis possui propaganda, mas para fazer o upgrade para a versão sem publicidade é super barata. Uma das coisas que mais gostei neste app é a opção de bebidas Detox.

#6. n-Receitas Nestlé

Download: AndroidiOS
Funciona apenas com conexão à internet

Sinceramente, não sou fã de aplicativos de marca de comida, em especial quando o assunto é receita. Porém, o n-Receitas Nestlé merece um lugar nesta lista. A interface é bem feita e quem desenvolveu o app realmente sabia o que estava fazendo. Uma das seções que mais me chamou a atenção foi, sem dúvida, a de utensílios: timer, conversor, medidor de massas e lista de compras.

O aplicativo está todo em português, porém, alguns vídeos são feitos em português europeu, o que algumas pessoas podem estranhar ao usar o n-Receitas no Brasil.

Melhores aplicativos de receitas: N-receitas
Melhores aplicativos de receitas: N-receitas © Mobizoo

Toda receita traz informações sobre a quantidade das porções, o tempo e o modo de preparo, o nível de dificuldade, o custo do prato e ingredientes. Desta forma, preparar saladas, massas, carnes, bolos, pudins e até sorvetes nunca foi tão fácil.

Estando logado, você pode usar o recurso para agendar refeições, o que para quem gosta de controlar o que come, é realmente importante. Além disso, os curadores do aplicativo oferecem a seção Dicas e Truques, que mostra, por exemplo, o tipo de corte de carne. A cada vez que uso o n-Receitas Nestlé eu me surpreendo um pouco.

#7. YouTube

Download: Android | iOS
Funciona apenas com conexão à internet

Aplicativos são massa, mas vivemos na era do consumo de mídias, logo, não posso deixar de falar do YouTube. A plataforma de vídeos da Google traz uma infinidade de opções quando o assunto é receitas. Lembro quando comecei a fazer Kombucha, o YouTube foi o canal em que mais referências encontrei sobre o assunto.

Aliás, graças ao canal Rango, no YT, hoje eu faço um arroz para sushi maravilhoso, modéstia à parte!

Melhores aplicativos de receitas: YouTube
Melhores aplicativos de receitas: YouTube © Mobizoo

O mais bacana do YouTube é que na maioria das vezes podemos juntar o útil ao agradável, ou seja, além de ver o preparo do prato encontramos também entretenimento. Um exemplo disso é o Larica Total, hospedado pelo Canal Brasil no YouTube, e que ficou conhecido pelo humor e pelas receitas da culinária de guerrilha. Ou então uma página com receitas bem mais elaboradas, como a do Jamie Oliver.

Se você acha que seria legal adicionar à lista uma edição Top 10 canais do YouTube para receitas, deixe as suas sugestões nos comentários deste artigo.

#8. Instagram

Download: Android | iOS
Funciona apenas com conexão à internet

Nem sempre estamos atrás de receitas, certo? Quando o assunto é buscar inspiração, eu realmente recomendo o Instagram. Usando #hashtags específicas, como #food ou #comida, temos uma lista interminável de opções. A maioria dos canais especializados em comida no Instagram oferecem descrições com os ingredientes usados, o modo de preparo e o número de porções.

Se estas informações não estiverem na descrição do post, certamente haverá um link para o site de quem a criou. Os canais ou hashtags que acompanho e mais gosto são Vivino, #thenewhealthy, Plantyou, Bestvegan, berlinfoodguide, michelinguide, greensnchocolate, foodandwine

Melhores aplicativos de receitas: Instagram
Melhores aplicativos de receitas: Instagram © Mobizoo

#9. Minhas Receitas (My CookBook)

Download: Android | iOS
Funciona parcialmente sem conexão à internet

Se você não deseja participar de uma comunidade de amantes da gastronomia, mas deseja digitalizar e guardar suas receitas em apenas um lugar, o My CookBook pode ser uma ótima opção. Apesar do nome em inglês, o aplicativo pode ser usado em português e oferece uma série de opções para manter as suas receitas salvas e acessíveis em um só lugar.

Para usar o My CookBook é preciso criar uma conta e, além das suas receitas, é possível adicionar receitas que você encontra na internet. O app conta com uma lista de compras e a opção de agendar refeições para a sua semana ou mês. Acredito que é uma excelente opção para quem está seguindo um dieta especial.

Melhores aplicativos de receitas: My CookBook
Melhores aplicativos de receitas: My CookBook © Mobizoo

Você pode criar suas próprias categorias e tags e, caso sinta necessidade de compartilhar as suas receitas, pode convidar amigos para usar o serviço e criar a sua própria rede gastronômica. O My CookBook oferece uma série de customizações para que você possa deixar o seu livro de receitas com a sua cara.

Melhores aplicativos de receitas para pratos veganos

#10. Veganized

Download: Android | iOS
Funciona apenas com conexão à internet

Se você é vegano e não consome ingredientes de origem animal, o Veganized oferece uma série de receitas elaboradas. Arroz mexicano com abóbora, almôndegas vegana e gyoza. Usando o app, você pode fazer uma agenda de refeições, mas terá que se cadastrar antes.

Melhores aplicativos de receitas: Veganized
Melhores aplicativos de receitas: Veganized © Mobizoo

Assim como outros serviços desta lista, é possível criar a sua própria receita e salvá-la direto no app. Você conta também com uma lista de favoritos e pesquisar receitas por categorias como Entrada, Prato Principal, Sobremesa e assim por diante. Existe também uma seção para Bebidas.

Melhores aplicativos de receitas para pratos light

#11. Receitas Light

Download: Android | iOS
Funciona apenas com conexão à internet

O Receitas Light mostra como fazer pratos tradicionais, mas de baixa caloria. Massas, carnes, bolos, shakes, aperitivos e pães, o repertório é bastante variado, incluindo peixes e frutos do mar. O app oferece uma categoria inteira receitas vegetarianas e você pode compartilhar receitas ou salvar na sua lista de favoritos.

Melhores aplicativos de receitas: Receitas Light
Melhores aplicativos de receitas: Receitas Light © Mobizoo

O bacana é que o Receitas Light respeita bastante a comunidade que contribui com as receitas e coloca sempre o nome ou o canal que criou o prato. A interface é bastante simples e existe uma curadoria de receitas Low Carb, ou seja, baixo nível de carboidratos.

Para usar o aplicativo não é necessário fazer o login, e existem poucas propagandas no app, aliás, durante o tempo que estou usando o Receitas Light, vi apenas um banner incentivando a dieta Low Carb.

#12. Runtasty

Download: Android | iOS
Funciona sem conexão à internet

Se você conhece o Runtastic, sabe o quão sério os desenvolvedores do app encaram a saúde e a boa forma dos usuários. Pois bem, o Runtasty é desenvolvido pela mesma empresa e talvez seja um dos melhores serviços desta lista.

A navegação é intuitiva, com base em tags e categorias. Você pode realizar buscas dentro do app, adicionar receitas à lista de favoritos e encontrar inspiração nas novas receitas adicionadas ao app, que ficam em destaque na primeira página.

Melhores aplicativos de receitas: Runtasty
Melhores aplicativos de receitas: Runtasty © Mobizoo

O Runtasty indica o valor calórico e os dados nutricionais de cada porção, detalhando a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e assim por diante. Todos os pratos têm informações sobre sua composição, como o fato de ser sem glúten, sem lactose ou de origem animal. O número de porções, o tempo de preparo e o nível de dificuldade também constam em cada receita. Em outras palavras, é muito completo.

Você pode usar o app estando logado ou não, o Runtasty é livre de propaganda e possui uma seção chamada Passo a Passo, com vídeos mostrando detalhadamente como cortar cebola ou abacate, por exemplo. Se você está procurando um serviço para controlar de perto os seus hábitos alimentares ou a sua dieta, o Runtasty é a minha sugestão!

Melhores aplicativos de receitas para drinks

Quando o assunto são aplicativos de receitas para drinks, infelizmente, encontrar apps em português é quase impossível. Como uma das características desta lista de aplicativos de receitas é sugerir serviços no idioma nativo do brasileiro, resolvi indicar a seção de bebidas dos aplicativos que sugiro aqui no artigo:

Esta lista de aplicativos para receitas estará em constante desenvolvimento. Sempre que novas sugestões forem adicionadas no artigo, o mesmo será republicado. Espero que você tenha curtido as indicações!

E aí, qual destes aplicativos você recomenda? Quais outros aplicativos você indica e por quê?

Mais sobre: android ios saúde