Os melhores apps para editar fotos (2019)

Um dos componentes que mais influencia o preço de um smartphone é a câmera do aparelho. Uma, duas, três ou quatro lentes principais, recurso de Inteligência Artificial (AI) para otimizar luz e enquadramento, estabilizador de imagem óptico, enfim, várias são as possibilidades. Porém, uma boa imagem não é capturada apenas com um bom hardware. Com frequência, apps para editar fotos podem ser grandes aliados na hora de publicar imagens em blogs ou redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook.

Neste artigo, listei os principais aplicativos de edição de imagem disponíveis para Android e iOS, sendo que a maioria é grátis e livre para uso de todas as suas funções.

Veja também:

Os melhores apps para editar fotos (2019) - Mobizoo

Melhores apps para editar fotos: Lightroom CC

O Lightroom é a versão do Adobe Photoshop para smartphones. O aplicativo conta com funções básicas como cortar e otimizar o brilho das imagens, bem como mudar a temperatura das cores e reduzir ruído. Uma das opções de edição mais bacanas na minha opinião é a possibilidade de remover desvio cromático e corrigir o perfil da lente.

O uso do aplicativo é bastante simples, o que é muito bom dadas a limitações da tela do smartphone. O app tem o próprio serviço de gerenciamento de imagens, o que faz com que seja rápido encontrar a imagem editada. O Adobe Photoshop Lightroom CC oferece ainda mais opções na versão Premium.

Melhores apps para edição fotos - Lightroom CC

Melhores apps para editar fotos: Snapseed

Se tivesse que escolher nesta lista qual é o melhor app para editar fotos, ficaria com certeza entre o Snapseed e o Lightroom CC. O aplicativo é desenvolvido pela Google e possui uma série de ferramentas de uso avançado. Além de funções como cortes, ajustes técnicos e edição de foco, é possível controlar cor, contraste e brilho.

Com o Snapseed é possível trabalhar a imagem a partir das camadas, o que torna muito simples remover certas edições usadas no início de todo o processo de otimização da foto.

Melhores apps para edição de fotos - Snapseed

Melhores apps para editar fotos: AirBrush

O AirBrush foi uma surpresa para mim durante o teste de vários apps para editar fotos. Duas características me chamaram a atenção: o efeito desfocado nas imagens e a otimização das selfies. O editor é simples e traz recursos importantes para quem deseja fazer fotos, corrigir imperfeições nas imagens e publicá-las rapidamente.

As Air Brushes são capazes de fazer correções detalhadas nas fotos, como manchas na pele e problemas com pouca iluminação. Com o app é possível retocar e redimensionar as fotos, e usar filtros interessantes para a hora de finalizar a edição.

Melhores apps edição fotos - AirBrush

Melhores apps para editar fotos: PicsArt

O PicsArt é popular e oferece a opção de remoção de camadas durante a edição. Uma das características mais bacanas deste app para edição de imagens é a função de criação de colagens. Além dos recursos básicos de recorte e otimização de cores e temperatura da imagem, o app oferece a sobreposição de textos, adesivos e etiquetas.

Apesar das propagandas no app, que por vezes incomodam, o PicsArt entregou o melhor recurso de espelhamento de imagem desta lista.

Melhores apps para edição de fotos - PicsArt

Melhores apps para editar fotos: Pixlr

A Pixlr possui uma interface bem simples e os recursos vão desde cortar e rotacionar as fotos, até aumento da nitidez da imagem ou possibilidades de desfoque. As funções de edição de contraste e ajuste das cores são fáceis de usar, e a maioria dos controles são manuais.

Mas as edições não ficam apenas resumidas a melhorias estruturais da imagem, pois com o Pixlr também é possível adicionar adesivos, textos e uma série de filtros às fotos. A partir do próprio app é possível compartilhar a imagem editada em praticamente todas as redes sociais.

Melhores apps para edição de fotos - Pixlr

Melhores apps para editar fotos: Polarr

O Polarr é o típico app para editar fotos no celular. Impressiona no início por trazer gráficos com informações sobre a resolução da imagem e um grande número de funções de edição. Porém, o que realmente vale o download são alguns efeitos de sobreposição personalizada e modos complexos de mesclagem.

Usando o app é possível ajustar a profundidade nas fotos e o conjunto avançado de ferramentas de edição de rosto com detecção inteligente é bem legal. Outra vantagem do Polarr é poder usá-lo em smartphones, desktop e cliente web.

Melhores apps para edição de fotos - Polarr

Melhores apps para editar fotos: VSCO

Além de um app para edição de fotos, o VSCO também possui a própria comunidade de aficionados por fotografia. Os recursos do app são bem mais simples do que a maioria das indicações desta lista, porém, são bem objetivos e funcionais.

Com o VSCO é possível fazer alterações como esmaecimento, temperatura, recorte, vinheta e o fade.

Melhores apps para edição de fotos - VSCO
Melhores apps para edição de fotos – VSCO

E aí, o que você achou desta seleção? Qual aplicativo você usa e indicaria para os demais leitores do Mobizoo?

Mais sobre: fotografia