Como tirar fotos de fogos de artifício com o celular

Todo final de ano é a mesma coisa: você tenta tirar boas fotos de fogos de artifício com o celular, e elas saem sempre tão ruins, que vão direto pro lixo. Bora mudar isso pra começar 2019 com o pé direito?

Então, vem comigo aprender algumas dicas e truques simples que melhoram bastante o resultado destas fotos, e começe seu ano novo com registros memoráveis!

Como tirar boas fotos de fogos de artifício com o celular - Mobizoo

Prepare seu celular para as fotos de revéillon!

Antes de tudo, é importante garantir a carga da bateria do seu telefone para não estragar o momento das fotos.

Então, deixe seu celular bem carregado e otimize o uso da bateria reduzindo o brilho da tela. Assim você pode usar o brilho máximo na hora de fotografar, sem se preocupar em ficar sem carga. Além disso, desative as atualizações automáticas. Assim seu aparelho trabalha em um baixo consumo.

Certifique-se também de garantir espaço para as fotos em seu telefone. Para isso, exclua aplicativos, pastas e arquivos inúteis, também mensagens e fotos antigas.

Se sua intenção é aproveitar o momento ao máximo para garantir fotos bacanas, chegue cedo ao seu destino. Depois é só encontrar um bom local para suas fotos. De preferência, longe da fumaça dos fogos, para garantir imagens mais nítidas.

Dicas para tirar boas fotos de fogos com o celular

Todo mundo sabe que celulares que possuem câmeras mais sofisticadas têm mais chances de conseguir capturar boas imagens em momentos mais desafiadores. Porém, você pode conseguir verdadeiros milagres mesmo com aparelhos mais simples, se seguir à risca as orientações dos fotógrafos profissionais na hora de preparar seu clique. Vamos a elas:

1) Desligue o Flash

A maioria dos smartphones liga automaticamente o flash durante as fotos noturnas. Porém, o flash ilumina objetos próximos e diminui a exposição dos objetos distantes.

Desligar o flash permite que seu telefone trabalhe apenas com a luz disponível. No caso, a luz dos fogos é mais do que suficiente.

Mesmo com uma câmera profissional é bem difícil mostrar os fogos de artifício e os rostos das pessoas na mesma foto. Sendo assim, aceite e use essa limitação em seu favor, e abuse das siluetas para dar aquele efeito dramático nas imagens.

Priorize os fogos de artifício nas fotos, e não as pessoas.
Para tirar boas fotos de fogos, você precisa abrir mão de mostrar as pessoas. Use e abuse das siluetas.

2) Modo Manual

Como já explicamos no post sobre fotos da Lua, em condições desfavoráveis de luz e distância, use sempre o Modo Manual, ou Modo Pro em alguns celulares.

Este modo pode variar em termos de recursos. No entanto, em todas as câmeras de dispositivos móveis, eles contam com os 3 controles básicos da fotografia:

  • Velocidade do obturador (shutter speed);
  • Abertura do diafragma ou (aperture);
  • ISO.

3) Abaixe o ISO

O ISO alto aumentará a sensibilidade da câmera para que ele possa ver os detalhes no escuro. No entanto, os próprios fogos de artifício são bem claros.

Então, para evitar a superexposição e reduzir o ruído, desative o ISO automático de sua câmera e altere a configuração para ISO para o nível mais baixo que puder (algo em torno de 100).

A configuração do ISO pode ser encontrada nas configurações do aplicativo da câmera.

4) Deligue o HDR

Desligue o HDR do seu telefone. O HDR faz com que a sua câmera tire várias fotos com diferentes exposições, combinando-as em uma única foto.

O HDR pode ser ótimo para fotos sem movimento, mas para fotos de fogos de artifício os resultados são imagens borradas. Pois, as luzes dos fogos geram quadros um pouco diferentes dos outros.

O HDR é o pior inimigo das fotos de fogos.
O HDR é o pior inimigo das fotos de fogos.

5) Use um tripé

Para tirar boas fotos de fogos de artifício, a câmera do seu telefone precisa manter o obturador aberto o tempo suficiente para “ver” os fogos de artifício.

Portanto, quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais sensível ao movimento estará sua câmera. Qualquer mínimo toque pode balançar o aparelho e transformar faíscas em borrões.

Por isso use um tripé para garantir a máxima estabilidade. Atualmente é possível encontrar bons suportes e tripés muito funcionais e com preços bem acessíveis.

Alguns combinam o bastão para selfie com o tripé e possuem controle remoto Bluetooth. Assim, você pode colocar seu telefone no local com a melhor vista e disparar as fotos a distância.

Outros como o tripé “polvo” ainda podem ficar apoiados em galhos de árvores e até postes, sendo uma ótima opção para lugares que ficam lotados de gente.

O tripé estilo polvo é ótimo para tirar fotos de fogos, pois pode se apoiar em qualquer superfície disponível.

Mas se você não tiver um tripé, e for improvisar um suporte ou apoio, use o temporizador para evitar que os toques para disparar a foto tremam a imagem. Ou ainda, em alguns aparelhos, é possível utilizar o cabo do fone de ouvido como disparo, através dos botões de volume.

Só pelo amor de Deus, tome cuidado para não deixar o celular cair no chão! Afinal, você não vai querer estragar seu réveillon, certo?

Gostou destas dicas? Quais outras podem ser úteis para fazer boas fotos de fogos com o celular? Deixe sua dica nos comentários!

Mais sobre: fotografia