Como tirar uma boa foto da lua com o celular

Tentar tirar uma boa foto da lua com o celular pode acabar virando meme, mas nesse post você vai conhecer dicas para conseguir resultados bem decentes, mesmo que o seu celular não tenha a melhor câmera do mundo.

Como tirar uma boa foto da lua com o celular - Mobizoo

Qual é o melhor celular para tirar fotos da lua?

Se você possui um Huawei P30 Pro, parabéns! Já possui o melhor celular para tirar fotos da lua. Se não possui, calma, fica aí, pois nada está perdido.

A lente ideal para fotografar objetos a grandes distâncias é a teleobjetiva, ou telephoto. Antigamente era bem difícil encontrar esse tipo de lente num smartphone, mas hoje em dia, com a popularização das câmeras múltiplas, é até razoavelmente fácil encontrá-la em modelos intermediários. Se ela tiver zoom óptico, melhor ainda.

É lógico que quanto melhor a câmera do seu celular, maiores são as chances de você tirar uma boa foto da lua, mas olha, você pode conseguir verdadeiros milagres mesmo com câmeras menos sofisticadas, se seguir as dicas dos fotógrafos profissionais.

Dicas para tirar boas fotos da lua com o celular

A dica básica para fotografia em condições desfavoráveis de luz e distância: use sempre o Modo Manual (ou Modo Pro em alguns celulares).

O Modo Manual/Pro de cada celular varia em termos de recursos, mas todos eles contam com os 3 controles básicos da fotografia:

  1. Velocidade do obturador (shutter speed);
  2. Abertura do diafragma ou (aperture);
  3. ISO.

Outra coisa importantíssima é desligar o HDR quando for tirar fotos da lua. O recurso é simplesmente inútil nessas ocasiões, e até piora os resultados. Desligue também o flash para não fazer um gasto de bateria desnecessário, já que a lua já é iluminada naturalmente pelo sol, e não precisa de mais luz.

E agora, o “pulo do gato”: use um tripé! Para conseguir uma boa foto naquela linda noite de lua cheia, você vai ter que baixar muito a velocidade do obturador da câmera, e por isso, qualquer mínima vibração da sua mão pode detonar o resultado. Você também pode apoiar o celular em outro objetos, mas o tripé é o ideal.

No vídeo abaixo, do canal “Visões de uma lente” você confere cinco ótimas dicas para quem quer arrasar nas fotos da lua em qualquer fase, e até durante os eclipses.. Confira:

Dica extra que não tem nada a ver com fotografia: coloque o brilho da tela do seu celular no máximo ou próximo do máximo para facilitar sua visão. A maioria dos celulares atuais aumenta automaticamente o brilho da tela quando você entra no aplicativo da câmera, porém modelos mais defasados fazem exatamente o inverso, baixando o brilho para o mínimo durante a noite.

E você, o que faz para conseguir boas fotos da lua? Conte aí nos comentários!

Mais sobre: fotografia