Sony Xperia 1: pensado para criadores de conteúdo

Direto de Barcelona: A Sony é uma empresa de entretenimento, focada na criatividade, nos criadores. Essa foi a frase mais repetida na apresentação do novo Xperia 1, e isso me deixou muito feliz.

Sony Xperia 1: primeiras impressões

O foco do novo smartphone é trazer uma experiência profissional para os criadores de conteúdo audiovisual, e isso significa que a empresa finalmente entendeu que esse é seu DNA no mercado mobile. Pra quê competir com Galaxy e iPhone, quando você pode dar o que tem de melhor para seus fãs?

A proposta do novo modelo fica clara em todos os seus aspectos, desde a maravilhosa tela OLED 4K de proporção 21:9 que oferece fidelidade de cores de nível profissional, até as câmeras equipadas com o que a Sony tem de melhor nas áreas de fotografia e cinematografia.

Sony Xperia 1: Design

Silenciosamente a Sony admitiu que errou ao colocar o leitor biométrico na traseira de seus smartphones em 2018, já que tanto o Xperia 1, quanto os intermediários premium Xperia 10 e 10 Plus trazem de volta o leitor lateral que era a marca registrada da fabricante.

Obviamente, para comportar a enorme tela de proporção 21:9, temos um aparelho comprido e grandalhão, mas desta vez ninguém vai poder reclamar de excesso de bordas. Há apenas uma pequena borda superior, e quase nenhuma na parte inferior.

O corpo em alumínio e vidro é elegante e relativamente fino, e as quinas pronunciadas continuam presentes, mantendo a tradição do design da marca.

Sony Xperia 1: câmeras

A câmera tripla do Sony Xperia 1 não está apenas seguindo a moda. Seu foco é oferecer a versatilidadde de três lentes completamente diferentes: uma wide angle, uma telefoto de f/1.6, e uma depth field. Um prato cheio para fotógrafos vlogueiros e film makers.

Para completar o pacote de primeira,  o conjunto ainda traz processador de imagens BionZ, presente nas câmeras profissionais da marca, eye tracking (rastreamento de olhos para foco aprimorado), e o Cinema Pro, que coloca uma série de recursos de produção cinematográfica no seu bolso.

Xperia 1: tela

Sony Xperia 1: desempenho exclusivo para games

A Sony firmou uma parceria com os principais desenvolvedores de games mobile, e vai oferecer Fortnite, Asphalt 9 Legends e Arena of Valor rodando a 60 fps na tela OLED 21:9 4K do Xperia 1.

Quem puder comprar o aparelho irá ter uma experiência imersiva única com esses títulos no smartphone.

Sony Xperia 1: ficha técnica

  • Android 9 Pie
  • Tela OLED 4K 6,5 polegadas (1644 x 3840 px)
  • Chipset Snapdragon 855 octa core
  • GPU Adreno 640
  • 6 GB de RAM
  • 128 GB de armazenamento interno
  • Câmera traseira tripla: wide angle –  12 MP, f/1.6, 26mm, 1/2.6″, 1.4µm, predictive Dual Pixel PDAF, 5-axis OIS; telephoto – 12 MP, f/2.4, 52mm, 1/3.4″, 1.0µm, predictive Dual Pixel PDAF, 2x optical zoom, 5-axis OIS; ultrawide – 12 MP, f/2.4, 16mm, 1/3.4″, 1.0µm
  • Câmera frontal de 8 MP, f/2.0, 24mm (wide), 1/4″, 1.0µm, HDR, EIS
  • Alto falante estéreo
  • Leitor biométrico lateral
  • Bluetooth 5
  • NFC
  • USB tipo C
  • Bateria de 3330 mAh

Sony Xperia 1: hands-on e primeras impressões

Sony Xperia 1: preço e disponibilidade

Como eu disse no vídeo acima, as unidades que a imprensa pôde experimentar ainda não estão 100% finalizadas, e por isso o lançamento definitivo fica para junho.

O preço ainda não foi divulgado, mas pela quantidade de recursos que o aparelho oferece, eu diria que certamente não será barato.

E você, o que achou do novo Xperia 1? Concorda comigo que a marca voltou para o caminho certo? Diz aí nos comentários!

Mais sobre: MWC 2019 sony xperia