Fim da linha para celulares Sony no Brasil?

Nosso colunista Thiago Araújo estava procurando informações sobre os próximos lançamentos de celulares Sony no Brasil, quando ficou surpreso ao perceber que, na página oficial da Sony Mobile BR, todos os modelos sumiram! O site, que antes apresentava os dispositivos, agora está apenas redirecionando para o suporte.

Fim da linha para celulares Sony no Brasil? - Mobizoo

Ele correu para me avisar, e logo eu também notei que praticamente não há mais nenhum modelo disponível na Sony Store (apenas o Xperia XZ2 Compact ainda está lá).

Nesse momento, minha cabeça já borbulhava de perguntas: o que está acontecendo? A Sony Mobile está deixando o Brasil? Será que não teremos os novos lançamentos de 2019 por aqui?

O que aconteceu com a Sony?

O histórico não é nada animador, já que a empresa acaba de deixar o sudeste asiático, não lançou o XZ3 no Brasil, e há tempos não solicita a homologação de um novo smartphone no sistema da ANATEL.

Eu que fiquei muito impressionado com o top de linha Xperia 1, e bastante animado com os intermediários Xperia 10, Xperia 10 Plus e Xperia L3 durante o MWC 2019, acabei tenso com a possibilidade deles não virem para o Brasil.

Com isso em mente, entrei em contato com a assessoria de imprensa da Sony Mobile no Brasil para buscar esclarecimentos, e em poucos dias eles me retornaram com a seguinte nota oficial:

COMUNICADO PARA A IMPRENSA

A Sony Mobile Brasil informa que, por questões estratégicas, optou por centralizar na Sony Store (https://store.sony.com.br/celulares) os produtos da marca que estão à venda no Brasil. O Sony Xperia XZ2 Compact é o principal produto da Sony Mobile no e-commerce nacional. Xperia 1, Xperia L3, Xperia 10 e Xperia 10 Plus ainda não têm previsão de comercialização no Brasil.

O anúncio confirma o fato de que apenas o Xperia XZ2 Compact ainda está à venda na loja oficial e nos parceiros de varejo da marca (como o Ponto Frio, por exemplo), mas não deixa claro o que vai acontecer daqui pra frente.

Como a gente sabe, quando uma empresa não repõe mais os estoques dos seus celulares no país, existem duas possibilidades:

  1. Ela está esvaziando os estoques de modelos lançados no ano passado, a fim de “abrir espaço” para o lançamento dos novos modelos;
  2. Ela está apenas esperando “desencalhar” o que sobrou, para encerrar suas atividades no país.

Um pouco de história…

Caso você não se lembre, a Sony deixou de produzir seus smartphones no Brasil em 2016, passando a importá-los desde então. Na época, a marca alegou que o principal motivo para a decisão era o fim da Lei do Bem, que desonerava smartphones de até R$ 1.500. Como não havia mais incetivos para fabricação, ficou mais vantajoso para a empresa trazer os aparelhos de fora.

Além disso, a empresa decidiu focar nos modelos mais premium em 2017 e 2018, mas parece que a estratégia não deu muito certo: a participação da empresa no mercado de smartphones só cai, e isso não só no Brasil, mas no mundo todo.

Tanto é que o The Verge, ao se deparar com o relatório financeiro mais recente da empresa, chegou a dizer que “talvez seja hora de começarmos a escrever o obituário da Sony Mobile”.

E você, vai sentir falta dos celulares Sony no Brasil, caso eles realmente não sejam mais vendidos por aqui? Conte sua opinião aí embaixo!

Mais sobre: sony xperia