Direto de Barcelona: A Sony é uma empresa de entretenimento, focada na criatividade, nos criadores. Essa foi a frase mais repetida na apresentação do novo Xperia 1, e isso me deixou muito feliz.
O foco do novo smartphone é trazer uma experiência profissional para os criadores de conteúdo audiovisual, e isso significa que a empresa finalmente entendeu que esse é seu DNA no mercado mobile. Pra quê competir com Galaxy e iPhone, quando você pode dar o que tem de melhor para seus fãs?
A proposta do novo modelo fica clara em todos os seus aspectos, desde a maravilhosa tela OLED 4K de proporção 21:9 que oferece fidelidade de cores de nível profissional, até as câmeras equipadas com o que a Sony tem de melhor nas áreas de fotografia e cinematografia.
Sony Xperia 1: Design
Silenciosamente a Sony admitiu que errou ao colocar o leitor biométrico na traseira de seus smartphones em 2018, já que tanto o Xperia 1, quanto os intermediários premium Xperia 10 e 10 Plus trazem de volta o leitor lateral que era a marca registrada da fabricante.
Obviamente, para comportar a enorme tela de proporção 21:9, temos um aparelho comprido e grandalhão, mas desta vez ninguém vai poder reclamar de excesso de bordas. Há apenas uma pequena borda superior, e quase nenhuma na parte inferior.
O corpo em alumínio e vidro é elegante e relativamente fino, e as quinas pronunciadas continuam presentes, mantendo a tradição do design da marca.
Sony Xperia 1: câmeras
A câmera tripla do Sony Xperia 1 não está apenas seguindo a moda. Seu foco é oferecer a versatilidadde de três lentes completamente diferentes: uma wide angle, uma telefoto de f/1.6, e uma depth field. Um prato cheio para fotógrafos vlogueiros e film makers.
Para completar o pacote de primeira, o conjunto ainda traz processador de imagens BionZ, presente nas câmeras profissionais da marca, eye tracking (rastreamento de olhos para foco aprimorado), e o Cinema Pro, que coloca uma série de recursos de produção cinematográfica no seu bolso.
Sony Xperia 1: desempenho exclusivo para games
A Sony firmou uma parceria com os principais desenvolvedores de games mobile, e vai oferecer Fortnite, Asphalt 9 Legends e Arena of Valor rodando a 60 fps na tela OLED 21:9 4K do Xperia 1.
Quem puder comprar o aparelho irá ter uma experiência imersiva única com esses títulos no smartphone.
Sony Xperia 1: ficha técnica
- Android 9 Pie
- Tela OLED 4K 6,5 polegadas (1644 x 3840 px)
- Chipset Snapdragon 855 octa core
- GPU Adreno 640
- 6 GB de RAM
- 128 GB de armazenamento interno
- Câmera traseira tripla: wide angle – 12 MP, f/1.6, 26mm, 1/2.6″, 1.4µm, predictive Dual Pixel PDAF, 5-axis OIS; telephoto – 12 MP, f/2.4, 52mm, 1/3.4″, 1.0µm, predictive Dual Pixel PDAF, 2x optical zoom, 5-axis OIS; ultrawide – 12 MP, f/2.4, 16mm, 1/3.4″, 1.0µm
- Câmera frontal de 8 MP, f/2.0, 24mm (wide), 1/4″, 1.0µm, HDR, EIS
- Alto falante estéreo
- Leitor biométrico lateral
- Bluetooth 5
- NFC
- USB tipo C
- Bateria de 3330 mAh
Sony Xperia 1: hands-on e primeras impressões
Sony Xperia 1: preço e disponibilidade
Como eu disse no vídeo acima, as unidades que a imprensa pôde experimentar ainda não estão 100% finalizadas, e por isso o lançamento definitivo fica para junho.
O preço ainda não foi divulgado, mas pela quantidade de recursos que o aparelho oferece, eu diria que certamente não será barato.
E você, o que achou do novo Xperia 1? Concorda comigo que a marca voltou para o caminho certo? Diz aí nos comentários!