Quem é Elon Musk, e por que você deve ficar de olho nele

Além de empresário da tecnologia, o bilionário Elon Musk é famoso por criar empresas inovadoras que vão além dos limites do planeta Terra.

De conselheiro do Donald Trump à desenvolvedor da maior bateria de lítio do mundo. Conheça os principais feitos de uma das figuras mais influentes do mundo.

Quem é Elon Musk?

Foto antiga de Elon Musk jovem - Mobizoo

Filho de uma canadense e um sul-africano, Elon Reeve Musk nasceu em 28 de junho de 1971, em Pretória, África do Sul. Elon passou sua infância na África do Sul e aos 10 anos de idade, o introvertido garoto desenvolveu um grande interesse por computadores.

Seus pais se divorciaram, ele aprendeu a programar, e quando tinha 12 anos fez sua primeira venda de software: um jogo que ele criou, chamado Blastar.

Aos 17 anos, em 1989, mudou-se para o Canadá para frequentar a Universidade da Rainha e se livrar do serviço obrigatório no exército sul-africano. Logo, em 1992 mudou-se para a Universidade da Pensilvânia, onde graduou-se com Licenciatura em Economia e Bacharelado em Física.

As primeiras empresas

Após graduar-se, Elon mudou-se para a Califórnia. Fundou a empresa Zip2, um guia online que em pouco tempo forneceu conteúdo para os novos sites do The New York Times e do Chicago Tribune. Em 1999, a empresa foi comprada pela Compaq por 307 milhões de dólares e 34 milhões em ações.

Também em 1999, Musk co-fundou a X.com, uma empresa de serviços e pagamentos online. No ano seguinte a X.com foi vendida e levou à criação do PayPal, como é conhecida hoje.

Elon Musk e Pay Pal - Mobizoo
Musk, à direita, aos 31 anos.

Grandes ambições

As ambições de Musk parecem ir além do dinheiro, poder e fama. Ele sempre declarou que os objetivos de suas empresas giram em torno de sua visão de mudar o mundo e a humanidade para melhor. Por isso, seu foco é reduzir o aquecimento global e o risco de extinção humana através da criação de uma colônia em Marte.

O potencial ilimitado de exploração espacial e a preservação do futuro da raça humana, tornaram-se então seus principais interesses. Para isso, ele criou a Fundação Musk, dedicada à exploração espacial e à descoberta de fontes de energia renováveis ​​e limpas.

Em 2002, Musk planejou a construção de uma nave espacial para viagens comerciais. Em janeiro de 2011, a SpaceX tornou-se a primeira empresa no mundo a vender um voo comercial à Lua.

Em maio de 2012, Musk e SpaceX fizeram história quando a empresa lançou seu foguete Falcon 9 no espaço. Sua cápsula não tripulada foi enviada à Estação Espacial Internacional. Ela levou suprimentos para os astronautas da estação.

Elon Musk e o SpaceX - Mobizoo
Falcon9

Carros elétricos

Outro empreendimento de sucesso de Elon Musk é a Tesla Motors, uma empresa dedicada à produção de automóveis elétricos por preços acessíveis.

Cinco anos após a sua estruturação, em 2008,  a Tesla lançou o Roadster, um carro esportivo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Além de uma autonomia de mais de 400 km entre as cargas de sua bateria de íon de lítio.

Atualmente, a Tesla já lançou mais três modelos: S, X e o Model3. Este último com a responsabilidade de levar os carros elétricos às massas, partindo de um custo inicial de 35 mil dólares.

Até o final de 2016, cerca de mais 164 mil carros elétricos da Tesla já haviam sido vendidos em todo o mundo, desde o seu primeiro Tesla Roadster, entregue em 2008.

Agora, o inventor bilionário está trabalhando na maior bateria de íons de lítio do mundo, para armazenar energia renovável. Ela está sendo construída na Austrália.

Elon Musk e o Tesla Model 3 - Mobizoo
Tesla Model3

As novidades de Elon Musk

Em abril de 2017, a Tesla superou a General Motors tornando-se a mais valiosa fabricante de automóveis dos EUA. A notícia foi o impulso que a empresa precisava para acelerar a produção de seu sedan Model3. Mas, as novidades deste empresário não param por aí!

Caminhão Semi

Agora, em novembro de 2017, Musk proporcionou outro espetáculo. Desta vez foi com a divulgação do novo Tesla de design da empresa: o caminhão Tesla Semi.

O novo veículo elétrico, que entrará em produção em 2019, possui quase 1000 km de autonomia. Sem carga adicional, o Tesla Semi vai de 0 a 100 km/h em cinco segundos.

Além disso, este modelo promete tornar o custo de operação US$ 0,85 por milha mais barato do que os caminhões a diesel (US$ 1,25) e até mesmo mais econômico do que o transporte ferroviário dos Estados Unidos.

Elon Musk e o caminhão Tesla Semi - Mobizoo

O objetivo de Musk para o futuro é derrubar a produção de carros à gasolina. No futuro, segundo o empresário: “Conduzir um carro esportivo à gasolina fará sentir-se como em uma máquina a vapor”.

Hyperloop

O Hyperloop é um sistema de transporte, proposto por Elon Musk, que consiste em cápsulas pressurizadas que se deslocam em alta velocidade através de tubos, movidas por motores e compressores de ar.

A cápsula fica suspensa, cerca de 0,5 a 1,3 milímetros, por meio de “colchões de ar”, que são jatos de ar constante e pressurizado, evitando assim o contato com os trilhos e aumentando sua velocidade.

Os tubos abrigam um ambiente de baixa pressão, permitindo que a cápsula se desloque com segurança, podendo atingir a velocidade máxima de 1.220 km/h.

Elon Musk e o Hyperloop - Mobizoo

Já foi pensada uma rota entre Los Angeles e San Francisco, onde o Hyperloop poderia ser construído. Além de um acordo fechado para a empresa criar um sistema de conexão entre Abu Dhabi e Dubai.

No entanto, parece que a Grã-Bretanha pode ser a primeira na Europa a ter o Hyperloop One. As cidades do Reino Unido já se ofereceram para testar o transporte que poderá atingir mais de 800 km/h.

Em maio deste ano, a Hyperloop One divulgou cenas de um teste com uma cápsula viajando a uma velocidade mais de 320 km h. Veja no vídeo abaixo.

Novo Tesla Roadster

Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, o CEO da Tesla apresentou o Roadster da próxima geração em um evento para a imprensa.

Com um desempenho de 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos, o modelo básico do carro é incrivelmente veloz. Mas, Musk disse no último domingo que haverá um pacote de atualizações especiais que levará este carro para o “próximo nível”.

Elon Musk e o Tesla Roadster - Mobizoo

Por que você deve ficar de olho nele?

Em 2016, depois de eleito, Donald Trump anunciou seus planos para desenvolver a infraestrutura em larga escala. Musk, então, encontrou pontos em comum com o novo presidente e seus conselheiros.

E em dezembro de 2016, Musk foi nomeado consultor para o Fórum de Políticas e Estratégias do presidente Trump. Mesmo estando em desacordo com as medidas polêmicas do presidente de combate a imigração.

Musk defendeu seu envolvimento com a nova administração e disse “Meus objetivos são acelerar a transição do mundo para a energia sustentável e ajudar a tornar a humanidade uma civilização multi-planetária. Uma das consequências será a criação de centenas de milhares de empregos futuros, mais inspiradores para todos”.

Elon Musk ao lado de Donald Trump - Mobizoo

No entanto, Musk provou que não está apenas atrás do dinheiro e do poder. Em 1 de junho de 2017, após Trump anunciar que estava retirando os EUA do acordo climático de Paris, Musk desistiu de seus trabalhos de consultoria.

Como já dissemos, Elon Musk é um dos homens mais influentes do mundo. Mas, ele também é um visionário. Musk teme que a corrida por armamentos de inteligência artificial possa provocar uma III Guerra Mundial. Por isso, advertiu que a humanidade precisa agir, para impedir que os robôs assassinos nos destruam.

Portanto, é razoável que fiquemos atentos aos avanços, soluções e alertas deste inventivo e engajado empresário. Já que ele parece nos indicar a direção de um futuro melhor, onde o homem e a natureza possam de fato caminhar lado a lado.

Você já conhecia os empreendimentos de Elon Musk? Comente!

Mais sobre: futuro