Quais são as mulheres mais poderosas do mundo da tecnologia?

Estamos chegando ao final do mês da mulheres, e não poderíamos deixar março passar sem publicar este artigo especial sobre as mulheres mais poderosas do mundo da tecnologia.

São profissionais incríveis que poderiam ser o que bem entendessem, mas escolheram entrar no ainda muito masculino mundo da tecnologia.

Mesmo com todas as dificuldades que as mulheres enfrentam (preconceito, conciliar a vida de mãe, etc.), elas desempenham cargos super estratégicos nas maiores empresas do planeta, e seguem lutando por condições igualitárias no mercado.

mulheres mais poderosas

Avanços ainda muito tímidos

As mulheres ainda são o menor número em cargos de comando no mundo da tecnologia, sendo esta uma área que ainda parece ter uma certa resistência sobre seus avanços.

Muitas das poderosas líderes do mundo da tecnologia já se estabeleceram há muito tempo no setor. No entanto, os números ainda têm muito a melhorar.

Um estudo recente revelou que apenas 11% dos cargos executivos das empresas do Vale do Silício são ocupados por mulheres, e ainda, apenas 9% são diretoras executivas.

mulheres.3_600x399

Ainda no Vale do Silício, apenas 25% dos cargos em TI são ocupados por mulheres e só 5% das empresas são propriedades de mulheres.

Belas, recatadas arrojadas, e do lar topo

Na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2016 segundo a Revista Forbes, encontraremos algumas no comando das maiores gigantes da tecnologia. Mais precisamente, 16 delas.

Ainda existe um grande desequilíbrio em relação a quantidade de homens nos mesmos cargos, mas se olharmos pela perspectiva histórica recente, é possível perceber um avanço significativo nos últimos anos rumo à igualdade de gênero.

Sheryl Sandberg
Sheryl Sandberg, líder do Facebook, entre líderes políticos.

Longe de debates ou rótulos, vamos apenas apresentar algumas destas brilhantes mulheres, que assim como muitos homens, naturalmente, possuem capacidades e ambição o suficiente para assumirem cargos e desenvolverem carreiras invejáveis no mundo da tecnologia.

Apenas líderes

Sheryl Sandberg – COO do Facebook

Pelo quinto ano consecutivo, a COO (Diretora de Operações) do Facebook, Sheryl Sandberg é a mulher mais poderosa do mundo da tecnologia, estando na 7ª posição da classificação geral da Forbes.

Com uma fortuna pessoal de US$ 1,4 bilhões, Sandberg não é poderosa apenas por ser bilionária e executiva da quinta marca mais valiosa do mundo, mas também por ser porta-voz das mulheres que dividem sua rotina entre o trabalho e as responsabilidades compartilhadas em casa.

mulheres.4_600x330
Sheryl Sandberg

Além de sua atividade profissional com o Facebook, Sandberg faz palestras onde divide suas experiências com outras mulheres e as motivam a valorizar a divisão das responsabilidades pelo sustento e manutenção da família.

“No futuro, não haverá líderes femininas. Haverá apenas, líderes”

Conheça um pouco do discurso igualitário de Sandberg no vídeo abaixo (legenda em português disponível nas configurações do vídeo).

Susan Wojcicki – CEO do YouTube

Em segundo lugar entre as poderosas da tecnologia está Susan Wojcicki. Formada em história e literatura pela Universidade de Harvard, Wojcicki entrou para o mundo da tecnologia após conhecer Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores da Google, que montaram seu primeiro escritório na garagem de Susan, em 1998.

mulheres.5_600x338
Susan Wojcicki

Atualmente CEO (Diretora Executiva) do YouTube, Wojcicki já foi gerente de marketing e colaboradora em projetos como Google Livros, Google imagens, AdWords, AdSense e Analytics.

“É preciso não apenas habilidades, mas também extrema dedicação e compromisso. E independentemente do gênero, os CEO’s são medidos pelos mesmos critérios: o crescimento e o sucesso do negócio.”

Meg Whitman – CEO da HP Enterprise

Na sequência, a terceira mais poderosa é Meg Whitman, que já é a segunda mulher a ocupar o cargo de CEO da norte-americana Hewlett-Packard.

mulheres.6_600x336
Meg Whitman

Whitman já atuou em empresas como a The Walt Disney Company, DreamWorks e eBay, além de participar ativamente da política no estado da Califórnia, onde é uma das mulheres mais ricas.

Lista completa

A lista de poderosas do mundo da tecnologia prossegue com a CEO da IBM Virginia Ginni Rometty, a Vice-presidente sênior da Apple, Angela Ahrendts, a co-CEO da Oracle, Safra Catz; Ruth Porat, vice-presidente da Alphabet e Ursula Burns, CEO da Xerox desde 2009.

Entre elas, está também a conhecida e atuante CEO da Yahoo, Marissa Mayer, que já passou pela Google e atualmente está supervisionando a venda da pioneira da tecnologia em meio à queda do tráfego e da receita de anúncios.

mulheres_600x400
Marissa Mayer

E a categoria de tecnologia se estende além das fronteiras dos EUA, incluindo a chinesa Lucy Peng, co-fundadora da Alibaba e CEO da filial Ant Financial Services Group. A bilionária presidente da Lens Technology, Zhou Qunfei; Solina Chau, co-fundadora da Hong Kong Horizons Ventures e Jenny Lee, sócia-gerente da Singapura GGV Capital.

Confira lista completa das posições das poderosas da tecnologia dentro do ranking das 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2016:

No. 7: Sheryl Sandberg, COO, Facebook FB -1.01%, EUA

No. 8: Susan Wojcicki, CEO, YouTube, EUA

No. 9: Meg Whitman, CEO, HP, EUA

No. 11: Ginni Rometty, CEO, IBM, EUA

No. 15: Angela Ahrendts, VP Sênior da Apple, EUA

No. 20: Safra Catz, Co-CEO, Oracle, EUA

No. 27: Ruth Porat, CFO, Alfabeto, EUA

No. 34: Ursula Burns, CEO, Xerox, EUA

No. 35: Lucy Peng, CEO, Ant Financial Services Group, China

No. 44: Amy Hood, CFO, Microsoft, EUA

No. 55: Marissa Mayer, CEO, Yahoo, EUA

No. 61: Zhou Qunfei, Presidente da Lens Technology, Hong Kong

No. 76: Gwynne Shotwell, COO, SpaceX, EUA

No. 81: Solina Chau, Cofundadora, Horizons Ventures, Hong Kong

No. 86: Mary Meeker, sócia, Kleiner Perkins Caufield & Byers, EU

No. 100: Jenny Lee, Sócia Gerente, GGV Capital, Singapura

Competência e liderança é muito mais uma questão de capacidade e caráter do que de gênero. Vocês concordam?

Mais sobre: microsoft