Além de empresário da tecnologia, o bilionário Elon Musk é famoso por criar empresas inovadoras que vão além dos limites do planeta Terra.
De conselheiro do Donald Trump à desenvolvedor da maior bateria de lítio do mundo. Conheça os principais feitos de uma das figuras mais influentes do mundo.
Quem é Elon Musk?
Filho de uma canadense e um sul-africano, Elon Reeve Musk nasceu em 28 de junho de 1971, em Pretória, África do Sul. Elon passou sua infância na África do Sul e aos 10 anos de idade, o introvertido garoto desenvolveu um grande interesse por computadores.
Seus pais se divorciaram, ele aprendeu a programar, e quando tinha 12 anos fez sua primeira venda de software: um jogo que ele criou, chamado Blastar.
Aos 17 anos, em 1989, mudou-se para o Canadá para frequentar a Universidade da Rainha e se livrar do serviço obrigatório no exército sul-africano. Logo, em 1992 mudou-se para a Universidade da Pensilvânia, onde graduou-se com Licenciatura em Economia e Bacharelado em Física.
As primeiras empresas
Após graduar-se, Elon mudou-se para a Califórnia. Fundou a empresa Zip2, um guia online que em pouco tempo forneceu conteúdo para os novos sites do The New York Times e do Chicago Tribune. Em 1999, a empresa foi comprada pela Compaq por 307 milhões de dólares e 34 milhões em ações.
Também em 1999, Musk co-fundou a X.com, uma empresa de serviços e pagamentos online. No ano seguinte a X.com foi vendida e levou à criação do PayPal, como é conhecida hoje.
Grandes ambições
As ambições de Musk parecem ir além do dinheiro, poder e fama. Ele sempre declarou que os objetivos de suas empresas giram em torno de sua visão de mudar o mundo e a humanidade para melhor. Por isso, seu foco é reduzir o aquecimento global e o risco de extinção humana através da criação de uma colônia em Marte.
O potencial ilimitado de exploração espacial e a preservação do futuro da raça humana, tornaram-se então seus principais interesses. Para isso, ele criou a Fundação Musk, dedicada à exploração espacial e à descoberta de fontes de energia renováveis e limpas.
Em 2002, Musk planejou a construção de uma nave espacial para viagens comerciais. Em janeiro de 2011, a SpaceX tornou-se a primeira empresa no mundo a vender um voo comercial à Lua.
Em maio de 2012, Musk e SpaceX fizeram história quando a empresa lançou seu foguete Falcon 9 no espaço. Sua cápsula não tripulada foi enviada à Estação Espacial Internacional. Ela levou suprimentos para os astronautas da estação.
Carros elétricos
Outro empreendimento de sucesso de Elon Musk é a Tesla Motors, uma empresa dedicada à produção de automóveis elétricos por preços acessíveis.
Cinco anos após a sua estruturação, em 2008, a Tesla lançou o Roadster, um carro esportivo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Além de uma autonomia de mais de 400 km entre as cargas de sua bateria de íon de lítio.
Atualmente, a Tesla já lançou mais três modelos: S, X e o Model3. Este último com a responsabilidade de levar os carros elétricos às massas, partindo de um custo inicial de 35 mil dólares.
Até o final de 2016, cerca de mais 164 mil carros elétricos da Tesla já haviam sido vendidos em todo o mundo, desde o seu primeiro Tesla Roadster, entregue em 2008.
Agora, o inventor bilionário está trabalhando na maior bateria de íons de lítio do mundo, para armazenar energia renovável. Ela está sendo construída na Austrália.
As novidades de Elon Musk
Em abril de 2017, a Tesla superou a General Motors tornando-se a mais valiosa fabricante de automóveis dos EUA. A notícia foi o impulso que a empresa precisava para acelerar a produção de seu sedan Model3. Mas, as novidades deste empresário não param por aí!
Caminhão Semi
Agora, em novembro de 2017, Musk proporcionou outro espetáculo. Desta vez foi com a divulgação do novo Tesla de design da empresa: o caminhão Tesla Semi.
O novo veículo elétrico, que entrará em produção em 2019, possui quase 1000 km de autonomia. Sem carga adicional, o Tesla Semi vai de 0 a 100 km/h em cinco segundos.
Além disso, este modelo promete tornar o custo de operação US$ 0,85 por milha mais barato do que os caminhões a diesel (US$ 1,25) e até mesmo mais econômico do que o transporte ferroviário dos Estados Unidos.
O objetivo de Musk para o futuro é derrubar a produção de carros à gasolina. No futuro, segundo o empresário: “Conduzir um carro esportivo à gasolina fará sentir-se como em uma máquina a vapor”.
Hyperloop
O Hyperloop é um sistema de transporte, proposto por Elon Musk, que consiste em cápsulas pressurizadas que se deslocam em alta velocidade através de tubos, movidas por motores e compressores de ar.
A cápsula fica suspensa, cerca de 0,5 a 1,3 milímetros, por meio de “colchões de ar”, que são jatos de ar constante e pressurizado, evitando assim o contato com os trilhos e aumentando sua velocidade.
Os tubos abrigam um ambiente de baixa pressão, permitindo que a cápsula se desloque com segurança, podendo atingir a velocidade máxima de 1.220 km/h.
Já foi pensada uma rota entre Los Angeles e San Francisco, onde o Hyperloop poderia ser construído. Além de um acordo fechado para a empresa criar um sistema de conexão entre Abu Dhabi e Dubai.
No entanto, parece que a Grã-Bretanha pode ser a primeira na Europa a ter o Hyperloop One. As cidades do Reino Unido já se ofereceram para testar o transporte que poderá atingir mais de 800 km/h.
Novo Tesla Roadster
Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, o CEO da Tesla apresentou o Roadster da próxima geração em um evento para a imprensa.
Com um desempenho de 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos, o modelo básico do carro é incrivelmente veloz. Mas, Musk disse no último domingo que haverá um pacote de atualizações especiais que levará este carro para o “próximo nível”.
Por que você deve ficar de olho nele?
Em 2016, depois de eleito, Donald Trump anunciou seus planos para desenvolver a infraestrutura em larga escala. Musk, então, encontrou pontos em comum com o novo presidente e seus conselheiros.
E em dezembro de 2016, Musk foi nomeado consultor para o Fórum de Políticas e Estratégias do presidente Trump. Mesmo estando em desacordo com as medidas polêmicas do presidente de combate a imigração.
Musk defendeu seu envolvimento com a nova administração e disse “Meus objetivos são acelerar a transição do mundo para a energia sustentável e ajudar a tornar a humanidade uma civilização multi-planetária. Uma das consequências será a criação de centenas de milhares de empregos futuros, mais inspiradores para todos”.
No entanto, Musk provou que não está apenas atrás do dinheiro e do poder. Em 1 de junho de 2017, após Trump anunciar que estava retirando os EUA do acordo climático de Paris, Musk desistiu de seus trabalhos de consultoria.
Como já dissemos, Elon Musk é um dos homens mais influentes do mundo. Mas, ele também é um visionário. Musk teme que a corrida por armamentos de inteligência artificial possa provocar uma III Guerra Mundial. Por isso, advertiu que a humanidade precisa agir, para impedir que os robôs assassinos nos destruam.
Portanto, é razoável que fiquemos atentos aos avanços, soluções e alertas deste inventivo e engajado empresário. Já que ele parece nos indicar a direção de um futuro melhor, onde o homem e a natureza possam de fato caminhar lado a lado.
Você já conhecia os empreendimentos de Elon Musk? Comente!