Você sabe que algo é muito bom ou parece ser quando o ano mal começou e já anunciam que o produto em questão pode ficar em falta pelo resto do ano. Isso está acontecendo com o Nintendo Switch.
Nintendo Switch: o “diferentão” que conquistou todo mundo
O novo videogame da Nintendo apresenta uma proposta bastante inovadora: ele funciona como um console tradicional como todos conhecemos (conectado à TV), mas também pode ser levado por aí como um console portátil.
E não é só isso: o aparelho ainda conta com controles destacáveis – os Joy-Cons –, que podem ser usados por dois jogadores de forma independente, e sem fios.
Não havia nada parecido com isso até hoje, e parece que essa nova receita conquistou em cheio os amantes da marca e também o público em geral, que tem comprado o novo dispositivo como se fosse pãozinho quente. Só no Japão, o aparelho já vende mais que PS4 e o 3DS juntos.
Dá só uma olhada:
Inovação e mercado
O último grande console da empresa a atingir o topo da geração foi o Wii, que, por incrível que pareça, vendeu mais que o PS3 e o Xbox 360 graças à sua proposta inovadora de jogos controlados por movimentos e foco nos jogadores casuais.
Isso nos leva à pergunta: será que ela irá repetir esse feito com o Switch?
E tem outra questão importante nessa história: a Nintendo sempre foi líder no mercado de videogames portáteis, desde os tempos do GameBoy. E com o sucesso deste novo videogame híbrido, ela corre o risco de canibalizar o mercado do 3DS. Será?
Por outro lado, esse novo formato também coloca em risco o mercado de consoles de mesa, que já está sofrendo com a tal “crise das gerações”, depois que a Sony e a Microsoft decidiram lançar versões “melhoradas” de seus consoles atuais, deixando revoltados os proprietários de suas plataformas.
O poder de um bom jogo
Por qual motivo você compra um console? Gráficos ? Formato do controle ? Jogos Exclusivos ? Independente do motivo, o que mais influencia nas vendas de um console são os jogos e The Legends of Zelda: Breath of the Wild está aqui para provar isso. Se você já tem um dos consoles “top” dessa geração, com certeza ficou com uma vontade tremenda de comprar o novo console só para poder jogar esse fantástico game.
Passado um mês após o lançamento, nos EUA o game vendeu mais de 1.3 milhões de cópias , sendo 925 mil no Switch e 460 mil no Wii U. E o Switch? Vendeu “apenas” 906 mil unidades.
Isso mostra o quão grande o Switch está no seu início. O Switch vai continuar assim por quanto tempo? Esperamos que dure muito. Em um mundo que já vimos de tudo nos games, torcemos para que as inovações não parem por aí.
Com o apoio das Third Parties
A Nintendo está trazendo de volta as third parties, que ficaram longe dos últimos consoles da marca, desde o Game Cube. Você deve estar se perguntando: mas o que são Third Parties?
Third Parties são as empresas parceiras que criam jogos para uma determinada plataforma.
Inevitavelmente surge outro questionamento: mas será que o novo console conseguirá dar conta destes jogos? Já que a Nintendo tradicionalmente não investe muito no hardware dos seus consoles?
Pode ser um tiro no próprio pé, mas, qualquer forma, a lista de parceiras que a Nintendo já confirmou para o Switch impõe respeito:
E agora?
O Nintendo Switch tem muito o que percorrer ainda para podermos dizer algo definitivo. Mas o já podemos dizer é que, até agora, ele está agradando demais.
O que a Nintendo conseguiu fazer é algo incrível, e a nova geração só tem a ganhar com isso. As outras gigantes terão que correr atrás de inovações reais, e não apenas melhorias gráficas e afins.
O Nintendo Switch foi lançado no dia 3 de Março de 2017 custando U$ 300 trumps (aproximadamente R$ 2.000 temers), e eu já estou juntando as moedinhas para comprar o meu. E você?