Quer saber como fazer portabilidade de forma simples e rápida, poupando tempo e dinheiro? Então confira essas dicas!
Hoje existem diversas maneiras para que você mude de operadora mantendo o número que já utilizava, e neste guia você vai conhecer cada uma delas.
Assim você aproveita as melhores ofertas e benefícios, e não fica preso a ninguém.
Afinal, o que significa portabilidade?
No contexto de telefonia, portabilidade é justamente o direito que qualquer cliente tem de trocar de operadora e permanecer com seu número. Mas fique atento(a), a portabilidade somente é permitida para o mesmo tipo de serviço, ou seja, de móvel para móvel e de fixo para fixo.
Outras requisitos e dicas:
- É necessário manter a titularidade;
- É possível fazer a portabilidade apenas quanto a linha está ativa;
- O código de área deve ser o mesmo, sendo assim, a portabilidade só pode ocorrer entre DDDs iguais;
- Planos que possuem cláusula de fidelidade podem cobrar multa referente à quebra de contrato;
- As cobranças da prestadora atual só podem ser cobrados até o dia da efetivação da portabilidade;
- É possível desistir da portabilidade em até dois dias úteis, sem ônus.
Qual o custo?
A portabilidade tem o valor máximo de R$ 4,00 a ser pago a cada solicitação, mas a prestadora poderá isentar o usuário dessa taxa, dependendo da oferta que for contratada.
Meu pedido pode ser negado?
Segundo regras da Anatel, o pedido de portabilidade pode ser negado nas seguintes situações:
- quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos;
- se houver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo número;
- se o número não existir, não pertencer a nenhum cliente, for temporário ou pertencer a um orelhão;
- se o número for de serviço fixo e a portabilidade for para o serviço móvel ou vice-versa;
- por razões técnicas, por exemplo, se a operadora de destino (receptora) não tiver serviço na área solicitada ou quando se tratar de Serviço Móvel Especializado.
Agora que você conhece as regras para portabilidade, saiba como fazê-la nas principais operadoras do país!
Portabilidade Vivo
Existem algumas maneiras de fazer portabilidade para Vivo, de acordo com o tipo de plano que você deseja aderir.
Para planos pré-pagos, você deve adquirir um chip pela loja online (lojaonline.vivo.com.br) ou ir até um dos pontos de venda.
Caso deseje um plano pós-pago ou controle, basta entrar em contato com a operadora e ativar a promoção escolhida.
Para quem não é cliente Vivo, o número para ligar é o 1058. Há também um SAC exclusivo para deficientes auditivos através no número 142.
Portabilidade Claro
Existem quatro formas de fazer a portabilidade do seu número para a Claro, são elas:
Via mensagem SMS para o número 1970 (é preciso ter um número de telefone provisório da Claro e enviar um SMS com o número que deseja portar), pelo site da Claro, em uma loja física, ou pelo telefone 0800 720 1234.
- Veja também: Melhor operadora do Brasil
Portabilidade TIM
Assim como nas concorrentes citadas, a solicitação de portabilidade para TIM depende do tipo de plano, e também pode ser solicitada em canais diversos.
Para planos pós-pagos ou controle, a solicitação pode ser feita diretamente nas abas correspondentes aos planos no site da TIM > planos e serviços > clique na opção de plano que gostaria de conhecer/aderir.
Caso deseje fazer na loja física, basta ir até uma unidade com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma fatura da operadora atual.
Em ambos os casos, será ativada uma linha provisória e, na data agendada, o número da operadora atual irá substituir o número TIM.
Para planos pré-pagos, você pode solicitar a portabilidade em uma loja da TIM, adquirindo um chip da operadora e seguindo os comandos que serão disponibilizados na tela do seu celular.
Por fim, se for pessoa jurídica, é necessário procurar um representante TIM ou ligar para 0800 741 0041 e solicitar uma visita.
Portabilidade Oi
E na última operadora na lista, para planos pré-pagos da Oi, você deve comprar um chip, ativá-lo e enviar um SMS para 27531 com o DDD e número que deseja portar. No chip de sua outra operadora você vai receber um código de verificação. O código deve ser enviado novamente via SMS para 27531 e, após isso, você deve aguardar o prazo para receber a confirmação da portabilidade.
Para clientes de planos pós-pagos também é possível realizar a solicitação via SMS. Para isso, antes é necessário comprar um chip da Oi e ativá-lo no plano Controle. Após, basta seguir os passos de envio de SMS como citado acima.
Outra maneira recomendada para clientes pós-pagos é ir até uma loja Oi levando o chip antigo, RG ou CPF originais e comprovante de residência; ou solicitar informações pelo telefone 1057.
Como informação extra, caso queira acompanhar os principais relatórios da Anatel sobre portabilidade, a agência disponibiliza atualizações nesta página.
E aí? Já passou ou pretende passar pelo processo de portabilidade? Conte aí nos comentários!