HDR no celular: o que é e como usar

Você sabe o que é HDR no celular e como utilizá-lo para melhorar suas fotos? Neste artigo, vamos explicar simplificadamente o que é HDR, quando você deve usá-lo, e quais aplicativos estão disponíveis no mercado para criar uma foto HDR.

HDR no celular: o que é, e como usar corretamente - Mobizoo

O que é HDR?

HDR é uma sigla que significa High Dynamic Range (em livre tradução, Alto Alcance Dinâmico), que é uma técnica usada na Fotografia para capturar a maior faixa dinâmica de brilho. Situada entre a área mais clara e a mais escura de uma cena ou de um objeto a ser fotografado.

HDR é uma técnica antiga da fotografia, que mais recentemente foi introduzida no software das câmeras dos smartphones iPhone e Android. Ela também pode ser obtida com o uso de aplicativos especiais.

Como funciona o HDR

O HDR é um método que busca adicionar maior “alcance dinâmico” às fotografias, equilibrando a proporção de luz e sombra em uma imagem.

No lugar de apenas uma foto, o HDR tira três fotos, tomadas com diferentes exposições. É possível, então, usar um software de edição de imagem para juntar essas três imagens e destacar as melhores partes de cada foto.

Mas, no caso do HDR dos smartphones, o dispositivo faz todo o trabalho encaixando as imagens e apresentando uma foto normal e outra em HDR. O resultado é uma foto mais parecida com o que os seus olhos veem. E não o que a sua câmera vê.

Portanto, quando você liga o modo HDR, o seu telefone demora um pouco mais para tirar a foto. Na verdade, ele está tirando três fotos.

Como funciona o HDR no celular - Mobizoo

Veja a imagem acima como exemplo. Ela é uma boa demonstração do que o HDR pode fazer.

Como o HDR melhora as suas fotos

Uma fotografia com alcance dinâmico elevado, como dissemos, possui um conjunto de exposições múltiplas. Uma exposição captura os detalhes nas áreas mais brilhantes (os contornos de uma nuvem, por exemplo), enquanto outra revela detalhes nas áreas mais sombrias (como o fundo do bosque de uma floresta). Enquanto que, as exposições adicionais registram os tons médios que se situam entre esses dois extremos.

Como o HDR melhora as suas fotos no celular - Mobizoo

O HDR também pode ajudar a produzir imagens melhores em situações de pouca luz. Esta configuração força o telefone a tirar fotos nas extremidades do espectro de exposição, ao invés de se concentrar nos tons médios que dominam durante o amanhecer e o anoitecer, por exemplo, ou em áreas fortemente sombreadas.

Quando devemos ou não usar o HDR?

Como já dissemos, o HDR foi pensado para ajudar a tirar fotos melhores, mas isso não que dizer que ele seja indicado para todas as situações.

Use o HDR:

Em paisagens
As fotos de grandes paisagens quase sempre têm muito contraste entre o céu e a terra. Isso pode ser uma dificuldade para a sua câmera trabalhar em apenas uma foto. Com o HDR, é possível capturar os detalhes do céu sem fazer com que a terra pareça muito escura, ou vice-versa.

Em retratos na luz do sol
A luz é um dos aspectos mais importantes de uma boa foto, mas muita iluminação no rosto de alguém, como a intensa luz do sol, pode provocar sombras escuras, excesso de brilho e outros defeitos. O HDR pode fazer todos estes problemas parecerem menores.

Em cenas com pouca luz ou retroiluminada
Se a sua foto estiver um pouco escura demais, o que pode acontecer quando a cena tiver muita luz de fundo, o HDR pode iluminar o primeiro plano sem desbotar ou esbranquiçar as partes bem iluminadas da foto.

Quando devemos ou não usar o HDR? - Mobizoo

Não use HDR:

Muita gente já descobriu que às vezes, o HDR faz com que as fotos pareçam piores. Veja em quais situações não é recomendado utilizar o HDR:

Em fotos com movimento
Se algum dos objetos em cena estiverem se movendo (ou que podem se mover), o HDR aumenta a chance da foto sair borrada. Lembre-se, o HDR tira três fotos, então, se algo se mover entre o primeira e segundo disparo, sua imagem final não terá um bom resultado.

Em cenas com alto contraste
Algumas fotos parecem ficar melhores com um contraste maior entre as partes escuras e iluminadas da foto, como se houvesse uma silhueta se destacando. O HDR tornará esse contraste menos intenso, resultando em uma foto menos interessante.

Com cores vivas
Se a cena estiver muito escura ou muito iluminada, o HDR pode recuperar algumas cores de volta. Mas, com cores que já são muito vívidas, o HDR pode desbotá-las.

Por sorte, a maioria dos aplicativos exibem duas imagens: uma com o HDR desativado e outra com a função ativa.

Aplicativos gratuitos para gerar fotos com HDR no smartphone - Mobizoo

Aplicativos HDR gratuitos para Android

Se você quer testar o HDR em suas fotos, mas o seu dispositivo Android não possui o recurso, pode utilizar um destes aplicativos gratuitos:

HDRCamera

Eleito por muitos como o melhor aplicativo de câmera HDR para Android. O HDRCamera é gratuito, mas oferece funções muito parecidas às dos aplicativos pagos. Ele possibilita tirar fotos com matizes impressionantes e vivos.

Este aplicativo pode identificar itens em movimento na cena. Para quem gosta de tirar fotos fazendo exercícios ao ar livre ele é ideal. O HDRCamera foi pensado para transformar qualquer telefone Android em uma câmera HDR.

Camera HDR Studio

O aplicativo Camera HDR Studio é tão bom quanto o HDRCamera e outros apps pagos. Entre suas funções, destacam-se o suporte para selfie e os disparos múltiplos de até 30 fotos por segundo, usando a função Burst Mode. Seu único inconveniente é a quantidade excessiva de anúncios.

Você utiliza ou já usou algum aplicativo de câmera HDR? Gostou do resultado? Comente!

Mais sobre: fotografia

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)