Como tirar boas fotos para Instagram

Você acompanha aqueles perfis que bombam fotos incríveis no Instagram, e só fica imaginando qual será o segredo para fotos tão bonitas e impactantes? Pois então, chegou a sua vez!

Neste artigo nós vamos compartilhar com você os principais truques dos maiores especialistas no assunto, para que você possa, a partir de agora, publicar fotos memoráveis, daquelas que todo mundo vai curtir.

Como tirar boas fotos para Instagram (dicas profissionais) - Mobizoo

Como criar fotos incríveis no Instagram

Para obter os melhores resultados em suas fotografias, não há mistério: você precisa conhecer bem as virtudes e limitações da câmera do seu smartphone, alguns aplicativos específicos e as técnicas adequadas. Acompanhe:

rule-of-thirds

1. Use as linhas de grade para equilibrar a imagem

Uma das formas mais simples de melhorar as as fotos feitas pelo celular é ativando a função de linhas de grade da câmera.

Poucas pessoas usam ou conhecem, mas as linhas de grade são uma série de linhas criadas em “regra dos terços”, um princípio da composição fotográfica que divide a imagem em duas linhas verticais e duas horizontais, ou seja, em nove partes iguais.

De acordo com essa técnica, quando se coloca pontos de interesse da imagem nessas interseções ou ao longo das linhas, a foto fica mais equilibrada e permite uma interação maior e mais natural do fotógrafo.

Para ativar essa função no iPhone, basta ir para “Configurações” > “Fotos e Câmera” e mudar para “Grid” ou “Grade”.

Nos dispositivos Samsung Galaxy, inicie o aplicativo da câmera, vá para “Configurações”, role para baixo e mude a opção “Linhas de grade” para “ligado” ou “on”.

@aguynamedpatrick
@aguynamedpatrick

2. Concentre-se em um assunto

As melhores fotos são as que incluem apenas um assunto interessante. Assunto pode ser entendido como o destaque da fotografia.

Alguns fotógrafos profissionais dizem que o assunto não deve preencher todo o quadro e que dois terços da foto devem ser espaço livre. Isso ajuda a destacar ainda mais o assunto.

Mas, não se esqueça de tocar na tela do seu smartphone para a câmera focar em seu assunto. Isso ajudará a garantir que ele está focado e a iluminação será otimizada.

Dica: Depois de tirar a foto, você pode usar filtros e aplicativos, tornando a imagem ainda mais vívida, ou para cortá-la, enquadrando o assunto corretamente. O brilho, contraste e saturação da foto também podem ser ajustados em conformidade. Tudo a partir do seu telefone.

Manual-Crop

3. Evite aumentar o zoom

Quando você tira uma foto à distância, é tentador fazer zoom em algo específico que você está tentando capturar. Mas é melhor não fazer zoom. Isso pode fazer com que  a foto pareça granulada, embaçada ou pixelada.

No lugar do zoom, tente se aproximar do seu assunto quando for possível e seguro. Dessa forma, você não compromete a qualidade da foto e fica mais fácil alterar ou otimizar a imagem quando a original é maior.

@pauloctavious
@pauloctavious

4. Saia do convencional

A composição é uma parte importante de uma boa foto, assim como o assunto da foto. Algumas fotos notáveis saem de ideias novas e exclusivas. As imagens são mais eficazes do que os textos para provocarem emoções e dizerem algo.

Tente pensar diferente e sair do convencional quando estiver captando uma imagem, seus espectadores podem se surpreender com um simples ou inesperado ângulo ou ponto de vista.

@aguynamedpatrick
@aguynamedpatrick

5. Use luz natural

Dificilmente você encontrará uma grande foto tirada usando o flash do smartphone. Quase sempre o flash altera negativamente as cores e faz com que as pessoas fiquem com os olhos vermelhos.

Para melhor resultado, no lugar do flash, aproveite as fontes de luz naturais que você encontrar, mesmo depois de escurecer.

A luz natural permite brincar com as sombras, ou criar silhuetas com outras fontes de luz ambiente.

Depois de tirar a foto, utilize a ferramenta “Exposição” do seu aplicativo de edição de imagens, tornando a imagem um pouco mais brilhante, sem deixá-la muito granulada.

Architecture-iPhone-Photos-30

6. Procure diferentes perspectivas

Tirar fotos de ângulos únicos e inesperados pode deixá-las ainda mais originais. Brinque com a ilusão de profundidade ou altura do observador e procure diferentes perspectivas.

Esse recurso faz também com que a imagem se destaque, já que a maioria das fotos de celular são tiradas em linha reta ou a partir de uma vista aérea.

d723f762985d7a23e63ec582040bf725

7. Envolva o espaço negativo

O “espaço negativo” refere-se simplesmente às áreas ao redor ou entre os assuntos de uma imagem, e pode tornar uma foto “boa” em “ótima”.

Quando se inclui bastante espaço vazio em uma foto o assunto se destaca e causa uma reação mais forte ao observador.

O espaço negativo pode ser uma grande extensão de céu aberto, água, um campo vazio, ou uma grande parede, por exemplo.

Carlos_Copertone___carloscopertone__•_Instagram_photos_and_videos
@carloscopertone

8. Use linhas principais

Em algumas fotos existe uma linha que atrai os olhos do espectador em direção a uma certa parte do quadro. Essas são chamadas de linhas principais e podem ser retas ou circulares, como escadas, fachadas, trilhos ou estradas por exemplo.

As linhas principais são ótimas para criar uma sensação de profundidade em uma imagem e podem fazer com que sua foto pareça projetada propositalmente, mesmo quando foi espontânea.

@ericchristian
@ericchristian

9. Busque a simetria

A simetria pode ser definida como “uma proporção harmoniosa e equilibrada”. As imagens simétricas, geralmente, são mais agradáveis aos olhos, mais simples e mais atraentes à percepção humana.

Em fotografia, a simetria é a criação de uma imagem que pode ser dividida em duas partes iguais, ou espelhadas. Não significa exatamente os reflexos, ela pode ser encontrada em uma escada, por exemplo. Ou você pode configurar e cortar sua foto formando uma simetria.

10. Não tenha medo de editar

51b3f40f

Compor e tirar a foto pelo smartphone é apenas o primeiro passo para uma boa foto. O segundo passo é a edição, onde é possível enriquecer ainda mais a imagem.

Os filtros podem ser uma importante ferramenta fotográfica, especialmente quando se trata de remoção de manchas de uma imagem e realce de cores.

Existem vários aplicativos capazes de fazer milagres na remoção de manchas e embelezar qualquer imperfeição, tornando pessoas e alimentos muito mais bonitos e atraentes.

Já conhecia todas essas dicas? Gostou dos resultados? Então comente aqui embaixo!

Fonte: HubSpot

Mais sobre: fotografia instagram