Como economizar dinheiro usando tecnologia

Se você precisa economizar dinheiro para poder juntar e realizar seus sonhos no futuro, é importante fazer escolhas inteligentes, criar alguns hábitos, e usar a tecnologia a seu favor.

Neste artigo você confere várias dicas para deixar de gastar um monte de dinheiro todo mês com coisas completamente sem sentido, e também truques incríveis para ganhar com seus gastos (sim, isso é possível).

Como economizar dinheiro usando tecnologia - Mobizoo

Saia do banco comum, e vá para um banco digital

Você ainda gasta rios de dinheiro com tarifas bancárias?! Fala sério!!! Já passou da hora de você abrir uma conta num banco digital 100% grátis!

Talvez você nem perceba, mas se juntar todas as tarifas de transferência e mensalidades que paga para seu banco atual, pode facilmente estar perdendo mais de 1000 reais por ano!!!

Num banco digital como o Inter você não paga mensalidade, não paga por DOCs ou TEDs, não paga por pacotes de serviços e tem todas as comodidades de um banco comum, como saques e cartões de crédito (sem anuidade).

Use e abuse dos cupons de desconto

Fazer compras online oferece uma grande vantagem que tem atraído muitos consumidores: os cupons de desconto.

Muito comuns nos Estados Unidos, os cupons de desconto chegaram com tanta força nos últimos anos por aqui, que agora até as lojas físicas estão oferecendo “cartelinhas” de cupons para atrair seus clientes.

Junte pontos em TODAS as compras que fizer

Uma coisa importantíssima que muita gente esquece é que a maioria das lojas e cartões de crédito trabalham com programas de recompensas.

Se você precisa comprar algo de qualquer maneira, por que não ganhar com isso? Aliás, se você seguir nossas dicas, pode ganhar duas vezes!

Funciona assim: quando você for fazer sua compra, escolha uma loja que oferece pontos, de preferência aqueles de programas externos, como o Dotz ou o Multiplus, pois assim seus pontos não ficam “presos” na loja, e você conta com muito mais opções de troca.

Adicionalmente, utilize como forma de pagamento nessas mesmas compras um cartão de crédito que também te dê pontos. Assim, você ganha os pontos da loja, e os pontos do cartão. Legal, né?

Eu por exemplo, sempre que preciso comprar algo (especialmente coisas grandes e caras), compro em lojas que me dão Dotz, pagando com meu cartão Submarino, que me dá léguas. Com os pontos que eu já acumulei desta forma, eu já levei cafeteira, fritadeira, liquidificador e torradeira para casa, tudo sem gastar nenhum centavo!

Na Black Friday essa jogada fica ainda melhor, já que muitos programas costumam aumentar bastante a quantidade de pontos gerados em cada compra. No caso do Dotz, por exemplo, já teve loja dando até 22 pontos por real!

Migre para um plano de telefone mais barato

Os serviços de telefone celular e dados móveis são muito caros para a maioria das pessoas.

Tendo um plano família ou individual, você provavelmente sente que está desperdiçando dinheiro de algum modo. Basta dar uma olhada em sua fatura mensal para perceber isso.

Se você paga por 10 GB de dados, mas usa 5 GB, que tal diminuir seus gastos, reduzindo o limite de dados?

A menos que você esteja preso a um contrato com sua operadora, existem sempre várias opções para serem avaliadas, e nós temos 2 posts pra te ajudar com isso:

Proteja seus gadgets

Gastando bem pouco com a proteção de seu novo telefone ou computador, você pode evitar um gasto enorme mais tarde.

Se você teve que economizar dinheiro para ter um novo iPhone, invista mais um pouquinho em uma proteção para a tela de seu novo dispositivo.

Gastar um pouco a mais em uma película de vidro, irá fornecer uma garantia de segurança bem melhor ao seu novo celular.

Da mesma forma, lembre-se de adquirir uma case para seu novo Nintendo Switch ou laptop, para transportá-los no dia-a-dia ou em viagens.

Pessoas que são propensas a acidentes podem pensar em um plano de seguro para seu smartphone, já que as garantias estendidas oferecidas pelas lojas muitas vezes são caras e não cobrem o custo de um dispositivo novo.

A tranquilidade em saber que seu gadget favorito não vai lhe “custar um rim” para ser substituído já vale a pena pela adesão ao seguro.

Junto com as cases e o seguro, tome um cuidado redobrado ao usar seu dispositivo, caso você não tenha dinheiro para substituí-lo.

Cuidado com os líquidos ao lado de seu laptop e não deixe seu telefone nas mãos de crianças pequenas, correndo o risco de cair no chão ou na água.

Previna-se contra acidentes e você terá seus gadgets por muito mais tempo.

Pesquise diferentes opções de preços na hora da compra

Na hora de economizar dinheiro na compra de um dispositivo não dá para levar em conta apenas os lançamentos top de linha.

Felizmente, você encontra inúmeras opções de gadgets no mercado que poderão preencher suas necessidades.

Você não precisa investir em um caríssimo MacBook quando tudo que você usa no laptop é a navegação na web e verificação de email. Você pode economizar optando por um Chromebook, por exemplo.

Além dos diferentes gadgets, você pode considerar a compra de um aparelho recondicionado.

Muitas vezes, os aparelhos recondicionados estão em melhor forma do que os usados. E a economia é bastante considerável.

Procure também pelos modelos mais antigos do mesmo produto que você está interessado.

Um iPhone de dois anos de lançamento por exemplo, pode atender às suas necessidades por um custo bem mais inferior do que o modelo mais recente.

Reutilize sua velha tecnologia

A tecnologia que você usa atualmente ainda pode ser bastante útil, só precisa de um bom trato.

Por exemplo, você pode substituir a compra de um alto-falante Bluetooth de preço salgado, adicionando um dongle Bluetooth, útil para qualquer sistema.

No lugar de gastar uma pequena fortuna em uma TV inteligente, invista bem menos em Chromecast e você terá praticamente a mesma experiência.

Seu computador está funcionando mal? Talvez você ainda não precise de um novo.

Pesquise as atualizações básicas para tornar o Windows mais rápido ou como fazer seu velho Mac se sentir novo.

Muitas vezes, uma máquina mais velha só precisa de uma boa limpeza para ganhar mais fôlego novamente.

Corte a TV a cabo

Quantas vezes você assiste TV a cabo? Provavelmente bem menos do que gostaria para justificar o custo que você tem por ela.

Você pode se divertir muito e continuar a curtir seus programas favoritos usando outros serviços.

Os serviços de streaming de vídeo estão aí para isso. Uma assinatura da Netflix permite que você assista a centenas de shows ou filmes, inclusive de outros dispositivos, a um preço mensal bem pequeno.

Sem contar os novos serviços de streaming que estão chegando ao Brasil.

Contrate planos de assinatura para família

A maioria dos serviços de streaming oferecem plano família, além da assinatura individual.

Eles permitem que você se una com a turma de casa ou com os amigos e compartilhem um pacote, ficando mais barato para todos.

Você pode encontrar plano família no Spotify, Apple Music, Google Play Music e Netflix, entre outros.

Quanto mais pessoas se juntam para adquirirem essas assinaturas com você, mais você vai economizar dinheiro.

Só não se esqueça de verificar os termos de uso dos serviços que você está contratando. Alguns só se aplicam às pessoas que vivem na mesma casa.

Use aplicativos de controle de despesas

As tecnologias que você usa lhe dão acesso a inúmeras ferramentas que tornam a economia de dinheiro bem mais simples.

Com os apps de orçamento fica fácil planejar seus gastos, mesmo que você odeie gerenciar seus gastos.

Além dos vários cupons eletrônicos, super simples de serem usados. Muitos sites de compras ajudam a poupar se você souber como usá-los.

No fim das contas

Estas são apenas algumas das formas de economizar dinheiro com as tecnologias cortando os gastos daquilo que você realmente não utiliza.

Com estas poucas dicas, no fim das contas você vai economizar uma boa quantia mensal, e o mais importante: sem abrir mão das tecnologias que você tanto gosta.

E você, sabe como economizar dinheiro usando tecnologia? Tem algum dica que não apareceu por aqui? Compartilhe aí nos comentários!

Mais sobre: compras finanças