Seu celular molhou e não liga? Veja o que fazer

Seu celular molhou e não está funcionando? Não liga ou não carrega mais? Calma, nesse guia você vai saber o que fazer.

Se o seu aparelho não é à prova d’água, é importante tomar algumas ações simples e imediatas para tentar reduzir o dano causado pelo acidente. Bora lá?

1 ª ação: Remova a bateria!

Como você sabe, água e eletricidade não se dão muito bem. Sendo assim, se o seu smartphone foi molhado, retirar a bateria imediatamente após o ocorrido reduz bastante o risco de um curto-circuito.

Seu celular molhou e não liga? Veja o que fazer - Mobizoo

2 ª ação: Seque-o!

Nada de secador de cabelo! Para secar as entranhas do seu dispositivo recomendamos apenas o uso de toalha, e se possível, um aspirador de pó automotivo (aqueles com bico pequeno). Não chacoalhe o aparelho, isso pode piorar as coisas: as pequenas gotas de líquido dentro do celular podem se espalhar ainda mais. Seque bem a bateria e o lugar onde ela é encaixada.

Eu já disse pra não usar secador de cabelo? O calor excessivo do secador pode detonar de vez os circuitos do seu prezado brinquedinho. O seu aparelho precisa de ar seco, e não quente.

3 ª ação: Arroz!

Agora a parte mágica da coisa: colocar seu smartphone dentro de um pote fechado com arroz cru pode salvá-lo de um triste fim. O arroz se encarregará do trabalho de absorver completamente qualquer umidade de dentro do aparelho.

A quantidade de arroz dentro do pote precisa ser suficiente para cobrir totalmente o aparelho (enfie ele todo dentro do arroz, sem pena). E o pote deve estar bem fechado, para manter o ar seco dentro dele. Qualquer tupperware fará bem o serviço.

Deixe o celular dentro do arroz por pelo menos 24 horas.

E se o meu aparelho não tem a bateria removível?

Aí você chora. Não, brincadeira.

Neste caso, desligue-o imediatamente, retire o chip e o cartão de memória (se houver), seque-o com uma toalha e coloque-o por 24 horas no arroz.

Meu celular molhou na água do mar!

Aí a coisa complica um pouco, mas não fica impossível.

O problema é que a água do mar é cheia de cristais de sal, que vão ficar no seu aparelho, mesmo que ele seja seco. E esses cristais vão corroer todos os componentes eletrônicos. Qual a solução? Prepare-se:

A solução é tacar água nele. Sério.

Desligue o aparelho, retire tudo que for possível (bateria, chip, cartão SD), e dê um belo banho de água destilada no coitado.

Essa água é facilmente encontrada nas farmácias e drogarias.

Depois do banho, seque-o, e faça a mandinga do arroz, como nos demais casos. Com um pouco de sorte, você terá o seu aparelho funcionando novamente.

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Manutenção