Celular demais faz mal aos olhos: veja como se proteger

Se você tem o péssimo hábito de olhar para o smartphone centenas de vezes ao dia, é melhor ficar atento pois celular demais faz mal aos olhos.

Saiba quais são os problemas causados pelo uso excessivo do celular e como evitar que isso prejudique seus olhos.

Celular demais estraga a vista - Mobizoo

Veja também: Pare agora! Comer usando o celular faz mal à saúde

Celular demais faz mal aos olhos

São tantos os problemas causados pelo uso excessivo do celular, mas os danos aos olhos deve ser um dos mais ameaçadores.

Além do mais, existem muitas diferentes doenças e disfunções oculares provocadas por telas luminosas, como as de smartphones, monitores de computador e TVs.

Ficar olhando para o smartphone, tablet, laptop ou qualquer outra tela luminosa, por muito tempo pode deixar os olhos cansados, irritados, secos e até mesmo visão embaçada e dores de cabeça.

Celular demais faz mal aos olhos - Mobizoo

Um dos principais problemas que podem surgir pelo uso excessivo destes pequenos monitores é a cegueira temporária, que é uma demora para o cérebro adaptar os olhos à luz.

Quando as pessoas dormem, os olhos se adaptam ao escuro e ao pegar o celular, ao acordar, costumamos manter um olho aberto e outro fechado. Pois, um olho fica um adaptado à luz e o outro ao escuro.

Assim, o cérebro entende que o olho aberto é “cego” e demora um pouco para alcançar o outro olho, quando os dois se abrem. Assim, acontece a cegueira temporária.

Outros problemas comuns causados pelo uso indevido de smartphones, são o glaucoma e a degeneração macular. A mal utilização do smartphone, além dos problemas causados à visão leva também à problemas de distúrbio de sono.

Celular pode causar cegueira - Mobizoo

Sintomas de danos nos olhos

Os sintomas de danos nos olhos causados pelo uso excessivo do telefone são os mesmos que os sintomas da síndrome da visão de computador:

  • tensão ocular
  • os olhos secos, pruridos ou coceiras
  • visão embaçada
  • dor de cabeça, no pescoço ou no ombro
  • visão dupla
  • dificuldade de concentração
  • fadiga

Além disso, como dissemos, a luz azul emitida pelas telas podem interferir no sono. Pois, o sol fornece luz azul, isso diz para nosso corpo acordar e a luz azul das telas, à noite, nos mantém acordados. Então, o hormônio do sono, a melatonina, não é produzida em quantidades suficientes. Isso nos impede de dormir.

Veja como se proteger

Felizmente, você pode minimizar a inevitável “tensão digital” do olho combinando alguns hábitos simples e saudáveis ​​na sua rotina de utilização do smartphone.

Conheça agora sete formas fáceis e rápidas de dar aos seus olhos uma pausa durante suas maratonas com o smartphone.

1. Pisque muito

Piscar frequentemente (e por mais de um segundo) mantém seus olhos úmidos, evitando o ressecamento e a irritação. Quando demoramos muito tempo olhando para o tela, deixamos de piscar e lubrificar nossos olhos com lágrimas protetoras.

Mantenha seus olhos úmidos piscando cerca de 10 vezes a cada 20 minutos. Ou, lembre-se de piscar freqüentemente, isso também ajuda a reorientar seus olhos.

2. Reduza o reflexo

Se o seu celular não possui vidro com anti-reflexo ou protetor de tela fosco, você provavelmente recebe uma boa quantia de brilho reflexivo que pode ser nocivo.

A forma mais fácil e econômica de minimizar este problema é utilizando um anti-reflexo, que além de proteger do brilho excessivo protege suas digitais.

Este tipo de protetor pode ser facilmente encontrado em lojas online do Brasil e do exterior.

3. Faça intervalos

Pode parecer um pouco difícil, mas teus olhos vão te agradecer. Existe uma técnica chamada de regra 20-20-20. A ideia é dar um intervalo a cada 20 minutos, durante 20 segundos, enquanto se fixa o olhar para algo a 20 pés de distância (o equivalente a 7 metros). Este intervalo proporciona o relaxamento da musculatura dos olhos.

4. Ajuste o brilho

Tanto a tela muito brilhante quanto a muito escura exigem muito dos olhos e podem causar problemas para manter o foco.

Para dar um jeito rápido, basta entrar nas configurações do smartphone e ajustar o brilho da tela. Deixe de um modo que seja, aproximadamente, o mesmo que o nível de luz no ambiente ao seu redor.

Também é muito recomendado o uso do Modo Noturno, que vários aparelhos já trazem de fábrica. Ele deixa a tela mais amarelada quando fica mais tarde, cortando a nociva luz azul, e deixando sua visão mais confortável.

Modo noturno tela celular - Mobizoo

5. Ajuste o tamanho e o contraste do texto

Outra forma de reduzir o esforço ocular é ajustando o contraste e o tamanho da fonte do texto do dispositivo. Estes ajustes vão facilitar e agilizar a leitura dos conteúdos da web, mensagens de e-mail, compromissos no calendário e todos os outros textos mais utilizados no telefone.

6. Mantenha a tela limpa

Limpe frequentemente a tela do telefone com um pano de limpeza seco, para remover o pó, a sujeira, as manchas e as impressões digitais que atrapalham a visão.

7. Mantenha-se distante

A maioria das pessoas tendem a manter o celular à apenas cerca de 20 centímetros do rosto. O que não é recomendado. O melhor é segurar o celular a pelo menos 40 a 45 centímetros de distância dos olhos. Seus olhos precisam desta distância. Pode ser engraçado no início, mas não demora muito para se acostumar.

Faça o teste

Se você está pensando em dar o primeiro passo em direção aos cuidados e saúde dos seus olhos, a ZEISS, referência internacional no setor de óptica e optoeletrônica, lançou em seu portal o “DNA de seus olhos”.

Trata-se de um teste no qual é possível descobrir o perfil completo da sua rotina e como ela afeta sua visão.

Bônus

Outra dica para proteger seus olhos do celular e de outras telas são os óculos protetores anti-raios-azuis Xiaomi ROIDMI B1. Eles prometem bloquear a luz azul nociva, deixando passar somente a luz segura.

Suas principais características são as lentes revestidas de 9 camadas, que protegem os olhos dos raios azuis e de outras luzes nocivas do computador, TV, LED, etc. Além do anti-raios-azuis, UV-resistente, à prova de radiação. 

Gostou das dicas? Você já cuida dos seus olhos contra os danos do celular? Deixe seu comentário!