5 razões para você abandonar o iPhone (e ir para o Android)

Ser o celular mais caro do mercado não é a única razão para alguém querer abandonar o iPhone. Na verdade, existem vários ótimos motivos para trocar o smartphone da Apple por um Android, e neste artigo eu listarei 5 deles.

5 razões para você abandonar o iPhone (e ir para o Android) - Mobizoo

1. Você só pode trocar a bateria do iPhone na autorizada

Antigamente era possível comprar uma bateria avulsa para iPhone e realizar a substituição com um técnico especializado, ou até mesmo por conta própria. Infelizmente isso não é mais possível.

Mesmo que você tenha uma bateria 100% original, não pode trocá-la em qualquer lugar. A Apple inseriu um código de bloqueio em todos os modelos mais recentes de iPhone, e agora todas as substituições de bateria devem ser realizadas pelas assistências autorizadas da marca.

A empresa usa um chip microcontrolador na bateria, e este gera um código de validação que precisa “bater” com o da placa lógica do aparelho. Esse procedimento só pode ser feito em um centro de serviços oficial.

Resumindo: a Apple te obriga a pagar R$ 500 em algo que você poderia fazer “por fora”, gastando no máximo uns R$ 200.

2. A Apple te obriga a usar acessórios oficiais

Se você precisa carregar seu Android, sua câmera ou seus fones de ouvido, só precisa ter um carregador USB micro ou tipo C, certo?

Ao contrário da Apple, os telefones Android usam cabos de carregamento padrão e universais, garantindo que, esteja você onde estiver, possa usar uma corrente elétrica disponível.

Agora, se for usuário de iPhone, algo tão básico pode se tornar um transtorno.

Além de utilizar um formato padrão de conector (o Lightning), a Apple te obriga a usar somente acessórios oficiais bem (eu disse bem) caros, através do bloqueio de acessórios genéricos.

3. Há tempos não tem a melhor câmera do mercado

Se você ainda não está convencido(a) se de fato deve abandonar o iPhone, talvez esse argumento seja o de maior peso.

A câmera do iPhone é muito boa sim, mas as melhores câmeras da atualidade estão em dispositivos Android.

Um exemplo disso é a câmera do Huawei P30 Pro, que foi eleita este ano a melhor câmera do mercado, acompanhada de perto pelo Google Pixel 3 e Galaxy S10.

A única vantagem real que o iPhone ainda tem sobre a concorrência é a qualidade superior na publicação de fotos e vídeos no Instagram (graças à uma parceria de longa data entre as duas empresas).

4. Multitarefa de verdade? Só no Android!

O sistema da Google pode executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo de verdade, enquanto no iPhone isso é só uma impressão.

No Android é possível, por exemplo, assistir vídeos do YouTube em uma janela pop-up enquanto se navega por páginas da web, ou mesmo utilizar 2 ou 3 widgets com funções diferentes na tela Home.

Além do mais, no Android é possível usar dois aplicativos simultaneamente com tela dividida, recurso que dificilmente a Apple irá implementar algum dia, por conta das suas restrições na gestão de memória.

5. O botão voltar do Android

Não é fácil falar de todas as funções e utilidades do botão “Voltar” do Android.

Ao lado dos botões Home e Multitarefa, o botão Voltar tem papel de destaque na barra de navegação do sistema, permitindo que o usuário faça todo seu trajeto pelas telas dos aplicativos com apenas o polegar.

Além disso, o botão “Voltar” posicionado sempre no mesmo lugar (no rodapé da tela) torna a integração do sistema com os apps muito mais intuitiva, ao contrário do iOS, que te obriga a alcançar o extremo canto superior esquerdo toda vez que quer retornar uma tela. E isso é especialmente complicado no iPhone XS Max, que possui tela grandalhona.

botão voltar do android

É verdade que agora os dois sistemas possuem a opção de navegação por gestos – que inclusive estão ficando cada vez mais parecidas –, mas não é todo mundo que gosta ou acha intuitivo.

Mesmo quando eu uso um “Android Puro”, ainda prefiro desativar os gestos e manter o botão voltar ao alcance do polegar.

Na boa, seria um sonho se a vida tivesse um botão de “Voltar” igual ao do Android.

Motivo extra: a bateria e o carregamento turbo

Enquanto no universo Android já é possível encontrar smartphones com baterias gigantescas, de 4, 5, e até 6.000 mAh de capacidade, os celulares iPhone continuam presos às minúsculas baterias que a Apple insiste em manter em seus aparelhos.

De um lado temos celulares que podem ficar 2, até 3 dias longe da tomada, e do outro temos uma legião de usuários dependentes de carregadores portáteis. Tem até gente que brinca dizendo que iPhone é telefone fixo, por estar sempre ligado ao fio.

Para piorar a situação, a Apple não envia um carregador rápido na caixa de seus celulares, algo que já se tornou padrão até mesmo para Androids mais acessíveis.

E agora? Está convencid@ a abandonar o iPhone? Se ainda não estiver podemos lhe dar mais motivos. É só se manifestar aí nos comentários!

Mais sobre: apple ios iphone