Se você está pensando em comprar um top de linha, é bem provável que esteja em dúvida entre Moto Z2 Force ou Galaxy S8 Plus. Os dois aparelhos estão na mesma faixa de preço, mas se destacam por itens diferentes: o primeiro pela tela inquebrável, e o segundo pelo inovador design sem bordas.
Bom, pode fechar esse monte de abas no seu navegador, pois eu testei os dois aparelhos por algum tempo, e neste artigo você encontra um comparativo completo, item a item, que vai ajudar na sua decisão.
Veja também:
- Review Moto Z2 Force: um ninja atrapalhado
- Review Galaxy S8 Plus: grandes poderes, grandes responsabilidades
Design
Apesar de todo o barulho que a Samsung fez para o design inovador e tela sem bordas do Galaxy S8, o top da Motorola leva algumas vantagens importantes nesse quesito, a começar pelo posicionamento frontal do leitor de impressão digital.
Além do recurso estar na traseira do S8 – o que por si só já não é bom, já que fica difícil desbloquear o aparelho quando ele está numa mesa – ele ainda fica ao lado da câmera, um lugar que além de ser ruim de alcançar, provoca muitos toques acidentais no lugar errado.
E não é só isso: o Moto Z2 Force é muito mais fino e leve que o concorrente, possui resistência que evita que o vidro se estilhace numa queda, e ainda pode receber novos recursos através dos Moto Snaps.
Vencedor: Moto Z2 Force
Tela
A tela P-OLED do Moto Z2 Force é muito boa, mas hoje é bem difícil para qualquer aparelho superar os painéis Super AMOLED da Samsung.
As bordas mínimas em torno da tela deixam o Galaxy S8 Plus com um ar bem mais moderno que o do oponente, e as opções completas de configuração do painel “dão um banho” nos dois limitados perfis de cor do Moto Z2 Force.
Vencedor: Galaxy S8 Plus
Câmeras
O Moto Z2 Force possui câmera dupla, e muita gente poderia pensar que isso é uma vantagem sobre o Galaxy S8 Plus. Só que não é bem assim.
Nos meus testes, a câmera traseira única do S8 se mostrou bastante superior, capturando imagens com maior riqueza de detalhes, melhor alcance dinâmico e cores vibrantes. E isso vale também para as fotos com efeito fundo desfocado.
Dá só uma olhada na foto capturada pelo top da Motorola:
E agora confira a do S8 Plus:
Ah, e o mesmo vale para a câmera frontal. Veja:
Vencedor: Galaxy S8 Plus
Desempenho
O Moto Z2 Force conta com o poderoso chipset Snapdragon 835 e traz 6 GB de RAM – 2 GB a mais que o concorrente (sim, eu sei que há uma versão do S8 Plus com 6 GB de RAM, mas ela não entra nesse comparativo por uma questão de preço).
Além disso, o Android “quase puro” da Motorola é bem mais leve que o sistema customizado pela Samsung, garantindo um fôlego extra para o Z2 Force.
Vencedor: Moto Z2 Force
Bateria
Aqui não há muito o que falar: o Galaxy S8 traz bateria de 3500 mAh enquanto o Moto Z2 Force conta com 2730 mAh, e mesmo toda otimização do chipset Snapdragon presente no celular da Motorola não é suficiente para sequer alcançar o concorrente nesse quesito.
Vencedor: Galaxy S8 Plus
Som
Os dois smartphones contam com ótimos alto falantes, sendo que o Moto Z2 Force leva uma pequena vantagem pelo posicionamento frontal do componente, e por oferecer um “cadinho” mais de graves.
Mesmo assim eu vou ter que dar esse ponto para o Galaxy S8 Plus. O motivo? Os excepcionais fones de ouvido AKG que acompanham o modelo. Sério, nesse momento não há nada melhor no mercado.
Vencedor: Galaxy S8 Plus
Conclusão
Placar final: vitória de 4 a 2 para o Galaxy S8 Plus.
O Moto Z2 Force até teve uma boa largada com seu design confortável e desempenho acima da média, mas o Galaxy S8 Plus cruzou a linha de chegada com boa vantagem, provando ter o melhor conjunto da atualidade em sua faixa de preço.