Moto G5S ou Galaxy J5 Pro: qual o melhor?

Se você está pensando em comprar um bom celular por até R$ 1.000 (sem importação), é bem provável que esteja se perguntando qual modelo vale mais a pena: Moto G5S ou Galaxy J5 Pro?

Bom, pode fechar esse monte de abas no seu navegador, pois eu testei os dois aparelhos por algum tempo, e neste artigo você encontra um comparativo completo, item a item, que vai ajudar na sua decisão.

Moto G5S ou Galaxy J5 Pro [comparativo] - Mobizoo

Design

Esse ano a Samsung deu um belo banho de loja no J5, e trouxe para o modelo 2017 (J5 Pro) um design renovado, parecido com o da série A, porém com personalidade própria (principalmente por conta da traseira de metal). O resultado é um smartphone leve, bonito, e gostoso de usar.

Por outro lado, o Moto G5S mantém a mesma identidade de seu antecessor, porém com alguns refinamentos (como o vidro de cantos curvos), agregando um ar ainda mais premium à linha.

No final das contas, temos dois aparelhos muito parecidos em termos de tamanho, peso, desenho e pegada, mas o Galaxy J5 Pro leva uma pequena vantagem por conta das bordas menores em volta da tela (especialmente a inferior), alto falante melhor posicionado (na lateral direita), e bandeja dupla de chips, que permite que o usuário use 2 nano sims e 1 cartão de memória ao mesmo tempo.

Vencedor: Galaxy J5 Pro

Design do Samsung Galaxy J5 Pro - Mobizoo

Tela

Tanto o Moto G5S quanto o Galaxy J5 Pro possuem telas com 5.2 polegadas, tamanho que na minha opinião é ótimo para quem ainda quer poder usar o celular com apenas uma mão.

E apesar de adorar os displays Super AMOLED da Samsung, tenho que admitir: a Motorola fez um ótimo trabalho no Moto G5S, colocando no modelo uma tela impecável em termos de brilho, cores, contraste, visibilidade sob a luz do sol e ângulos de visão.

Além disso, graças à sua resolução Full HD, a tela do Moto G5S oferece muito mais definição do que o painel HD do J5 Pro.

Vencedor: Moto G5S

Tela do Moto G5S - Mobizoo

Câmeras

O Moto G5S melhorou um bocado seu conjunto fotográfico em relação ao modelo original (Moto G5), e esse salto também foi suficiente para superar o oponente da Samsung nesse quesito.

Na câmera principal, há uma diferença numérica entre os dois modelos – mais megapixels no Moto G5S (16 MP) e mais abertura no Galaxy J5 Pro (f/1.7) –, mas na prática os resultados são bem parecidos, tanto em boas condições de luz quanto em ambientes menos iluminados. Ambos satisfatórios para a faixa de preço.

Já na câmera frontal, a superioridade do Moto G5S é gritante. O dispositivo da Motorola tira selfies ricas em detalhes e com pouquíssimas distorções de cor e luz, enquanto o modelo da Samsung faz exatamente o contrário.

Vencedor: Moto G5S

Desempenho

No papel o Galaxy J5 Pro deveria levar pequena vantagem sobre o concorrente da Motorola – já que conta com processador ligeiramente mais rápido (1.6 GHz conta 1.4 GHz) –, mas foi justamente o contrário que comprovei em meus testes.

A quantidade de memória RAM e de armazenamento é a mesma nos dois modelos, ou seja, 2 GB + 32 GB, mas o Moto G5S acaba sendo um pouquinho mais rápido na multitarefa, por conta de seu Android mais limpo (e consequentemente mais leve).

Além disso, performance do Moto G5S rodando games é bastante superior, apresentando experiência fluída mesmo em jogos pesados como Asphalt Xtreme. Infelizmente não dá para dizer o mesmo do J5 Pro.

Vencedor: Moto G5S

Bateria

Os dois intermediários deste comparativo contam com baterias de 3000 mAh que se comportam de forma muito parecida no uso diário; durando até 2 dias inteiros com uso mais moderado, e pouco mais de 1 dia inteiro com uso mais intenso.

O grande diferencial aqui está no carregador. Enquanto o Galaxy J5 Pro vem acompanhado de um carregador comum, o Moto G5S traz o mesmo carregador TurboPower do Moto Z2 Play em sua caixa, capaz de carregar o dispositivo até 60% mais rápido.

Vencedor: Moto G5S

Carregador TurboPower do Moto G5S - Mobizoo

Som

Como eu disse anteriormente, o alto falante principal do Galaxy J5 Pro é melhor posicionado que o do Moto G5S, mas isso não quer dizer que ele é melhor. Na verdade, eles são bem parecidos tanto na qualidade quanto no volume (alto e claro).

O jogo vira mesmo quando falamos de fones de ouvido. A Motorola fez o “dever de casa”, e finalmente trouxe fones de ouvido de qualidade para seu intermediário (tanto em termos de som quanto de acabamento), algo que a Samsung ainda ficou devendo no J5 Pro.

Vencedor: Moto G5S

Conclusão

Chegamos ao fim desse comparativo sem muito o que dizer depois da vitória de lavada, por 5 a 1, do Moto G5S.

O Galaxy J5 Pro até teve uma boa largada com seu design muito bonito e funcional, mas o Moto G5S cruzou a linha de chegada com uma volta na frente, provando ter o melhor conjunto da atualidade em sua faixa de preço.

Mais sobre: motorola samsung