Review Moto G5S: dormindo com o inimigo

Alguns meses depois do lançamento do Moto G5, chega ao mercado brasileiro o Motorola Moto G5S, versão melhorada do celular que é um dos modelos mais populares do país.

Muita gente que comprou o G5 ficou revoltada com a atualização do modelo num espaço tão curto de tempo, e pior, o preço do G5S já começou a cair desde o lançamento, aumentando ainda mais o mal estar.

E como se não bastasse isso, o “antigo” Moto G5 Plus tem chipset bastante superior e já está custando o mesmo valor do novo modelo, dando um verdadeiro nó na cabeça dos fãs da linha.

Eu passei um bom tempo usando o Moto G5S como meu celular principal, e a seguir eu conto todos os detalhes da minha experiência.

Review Moto G5S: dormindo com o inimigo - Mobizoo

Motorola Moto G5S: preço e disponibilidade

Para justificar a diferença de preço em relação ao modelo original, Moto G5S traz design mais refinado, tela maior e conjunto fotográfico superior.

Em termos de valor, o modelo foi lançado na loja oficial da Motorola por R$ 1.099 mas já caiu para valores próximos aos R$ 800, concorrendo dentro da própria linha com o Moto G5 Plus, e batendo de frente com o equivalente da Samsung, o Galaxy J5 Pro.

E se você já está se perguntando se ele vale a pena frente aos oponentes, é hora de checar a lista de prós e contras:

Motorola Moto G5S: prós e contras

Prós:

  • Atualização confirmada para Android 8 Oreo;
  • Bateria dura bastante, e pode chegar a até 2 dias longe da tomada dependendo do uso;
  • Ótimo desempenho geral, com destaque para a performance em games;
  • Fones de ouvido bem melhores que os do Moto G5;
  • Câmeras satisfatórias;
  • Belo acabamento e ótima pegada. Muito confortável de usar.

Contras:

  • Por conta da bandeja híbrida, não é mais possível usar 2 chips de operadora e um micro SD ao mesmo tempo, como era no Moto G5;
  • A tela é boa, mas continua com aquele tom rosado que eu sempre comento nas análises de celulares da Motorola, e ainda não há opção de calibrar as cores manualmente;
  • A posição do alto falante é ruim, especialmente quando você usa o aparelho na horizontal;
  • A grelha do alto falante de ligações junta poeira que é uma beleza!

Motorola Moto G5S: unboxing

Motorola Moto G5S: design

Apesar de seguir a mesma identidade visual do Moto G5 original, o Moto G5S trouxe refinamentos no design e no acabamento que o tornam mais sofisticado, como: o corpinho mais magro, o vidro frontal ligeiramente saltado e com bordas arredondadas (2.5 D), as antenas em forma de faixas na traseira, e o recorte brilhoso das arestas.

Leitor de impressão digital do Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

A pegada do aparelho é excelente por conta de sua traseira curva que se encaixa muito bem na mão, sua leveza (ele pesa 156 g), corpo mais compacto, e tela de 5.2 polegadas, que na minha opinião é o tamanho ideal para quem quer um bom espaço de visualização e ainda poder alcançar todos os cantos do painel com o polegar.

Traseira do Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Mas infelizmente nem tudo melhorou. A câmera traseira que era afundada do Moto G5 agora é saltada, ficando muito mais exposta à arranhões e impactos, e a bandeja de chips que permitia 2 sim cards e 1 micro SD ao mesmo tempo agora é híbrida, permitindo apenas 1 sim quando há um micro SD inserido.

Lateral esquerda do Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo Parte superior do Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo Lateral direita do Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Assim como em todos os outros modelos recentes da marca, a “grelha” do alto falante de ligações do Moto G5S é um “buraco” fundo que acumula um bocado de sujeira. E como nesse modelo o vão é mais largo que no Moto Z2 Play, por exemplo, a poeira fica ainda mais visível.

Mesmo que você seja muito cuidadoso(a), não há como evitar. Já estava na hora da Motorola rever esse item.

Acabamento do Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Motorola Moto G5S: tela

Além de ser um pouquinho maior, a tela do Moto G5S tem qualidade superior à do G5 original, e isso é fácil de perceber mesmo numa olhada rápida na loja.

O contraste é melhor e tem pretos mais pronunciados, as cores são mais vivas – sem aquele aspecto “lavado” da versão anterior, e o brilho é mais forte, oferecendo visibilidade muito boa sob a luz do sol. Ah, e eu também achei mais amplo o ângulo de visão.

A calibragem de cores mais rosada que eu tanto critico nas telas de todos os aparelhos da marca continua presente aqui, mas você pode minimizar isso ativando o modo noturno, que deixa tudo mais amarelado, trazendo mais conforto para os seus olhos.

De qualquer forma, continuo esperando que a fabricante coloque configurações completas para calibragem da tela no software de seus smartphones.

Tela do Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Motorola Moto G5S: câmeras

A câmera principal do Moto G5S recebeu um belo upgrade em relação à do Moto G5, porém ainda fica atrás do Moto G5 Plus tanto nas especificações quanto nos resultados. Esqueça a quantidade de megapixels, o que vale aqui é a qualidade sensor.

Em meus testes, a câmera principal do aparelho provou que é capaz de capturar imagens com cores e contraste mais intensos do que os vistos no G5, ângulo de captura ligeiramente mais amplo, e muito mais detalhes.

Como em outros modelos recentes da empresa, o HDR automático faz um ótimo trabalho ao detectar quando deve ser acionado, e a seguir temos quatro exemplos que comprovam a competência desse recurso:

Exemplo de foto tirada com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo Exemplo de foto tirada com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo Exemplo de foto tirada com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo Exemplo de foto tirada com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Com o HDR desativado as fotos em boas condições de luz também ficam muito boas, mas você pode perder detalhes do céu como na imagem abaixo.

Exemplo de foto tirada com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Para um celular desta faixa de preço, o Moto G5S apresenta foco bem bacana, sendo capaz de tirar fotos de objetos próximos (desfocando um pouquinho o fundo) com qualidade bastante satisfatória.

Exemplo de foto tirada com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo Exemplo de foto tirada com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Nas capturas em ambientes internos ou com menos iluminação, as fotos do Moto G5S ainda carregam um bocado de ruído, porém menos que no G5.

O pós-processamento até faz um bom trabalho, mas a abertura f/2.0 se mostra insuficiente, e o que temos principalmente em fotos noturnas são resultados nada animadores.

Teste de câmera com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo Teste de câmera com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo Teste de câmera com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Ou seja, se você precisa tirar fotos à noite, a lente com maior abertura do Moto G5S Plus certamente vai te fazer mais feliz.

Teste de câmera com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

Nas selfies do G5S o que vemos é algo bem próximo do que o Moto G5 Plus é capaz de fazer – ou seja, nada muito empolgante –, mas com o plus de contar com um pouquinho mais de abertura (f/2.0 contra f/2.2 do G5 Plus) e flash frontal, que juntos garantem mais de qualidade em ambientes mais escuros.

Teste de câmera com o Motorola Moto G5S - Review / Mobizoo

No geral, a minha experiência com as câmeras do Moto G5S foi positiva, e comprovou a superioridade do novo modelo sobre o Moto G5.

Só é preciso ter em mente que o Moto G5 Plus (que custa o mesmo preço) se sai melhor em algumas situações.

Caso queira visualizar as fotos em tamanho grande, baixe este arquivo zip.

Motorola Moto G5S: desempenho

A nova versão do Moto G5 traz o mesmo hardware do modelo original (chipset Snapdragon 430 com 2 GB de RAM), porém conta com algumas otimizações que o permitem ter desempenho ligeiramente superior.

Durante o meu uso, eu fiquei bastante satisfeito com a performance geral do aparelho rodando o sistema e os principais aplicativos, mas tive que lidar com algumas pequenas esperas aqui e ali por conta dos apenas 2 GB de RAM.

O Moto G5 Plus também tem 2 GB de RAM, mas seu chipset mais poderoso (Snapdragon 625) faz uma espécie de compensação, tornando tudo mais veloz.

O teste do Antutu não me deixa mentir:

Pontuação do Motorola Moto G5S no Antutu - Review / Mobizoo

Nos jogos o desempenho é bem robusto. E você vai poder “rodar” com tranquilidade mesmo os títulos mais pesados disponíveis na Play Store.

Confira o teste de desempenho em vídeo:

Motorola Moto G5S: bateria

Durante os meus testes, a bateria de 3000 mAh do Moto G5S superou minhas expectativas, e eu pude me dar o luxo de esquecer de carregá-la de um dia para o outro.

Com uso menos intenso, dá para alcançar até 2 dias inteiros de autonomia, e com uso mais “pesado”, é possível chegar ao final de um dia com um pouquinho de carga.

Não é uma bateria incrível, mas ela é boa o suficiente para agradar a maioria dos usuários.

Motorola Moto G5S: som

Eu sempre critiquei os horríveis fones de ouvido que a Motorola enviava junto dos Moto G desde a primeira geração, mas parece que a partir do lançamento do Moto G5S isso finalmente vai mudar.

A marca ouviu as nossas preces e trouxe fones de ouvido bem melhores com este modelo, permitindo que você ouça um som de qualidade com o mínimo de conforto, sem ter que gastar mais com isso.

O alto falante também não fica atrás, e oferece som bem alto e claro, apesar de estar numa posição que não é das melhores.

Parte inferior do Moto G5S - Mobizoo

Motorola Moto G5S: ficha técnica

  • Android 7 Nougat (atualizável para Android 8 Oreo);
  • 4G Dual Chip (2 nano sim);
  • Tela IPS Full HD de 5.2 polegadas (1920 x 1080 px);
  • Vidro Gorilla Glass 3;
  • Chipset Snapdragon 430 octa core de 1.4 GHz;
  • 2 GB de RAM;
  • GPU Adreno 505;
  • 32 GB de armazenamento interno;
  • Entrada para microSD até 256 GB;
  • Câmera traseira de 16 MP f/2.0 com autofoco PDAF, flash dual tone, e auto-HDR;
  • Câmera frontal de 5 MP f/2.0 com autofoco e flash;
  • Gravação de vídeo Full HD/30 fps;
  • Leitor de impressão digital frontal;
  • Sensores: luz ambiente, acelerômetro, proximidade, bússola, giroscópio;
  • Bluetooth 4.2;
  • NFC;
  • A-GPS, GLONASS;
  • Micro USB Host (OTG);
  • Rádio FM;
  • Bateria 3000 mAh com carregamento turbo.

Motorola Moto G5S: vale a pena?

O Moto G5S é uma ótima opção de celular abaixo dos mil reais, e faz bastante sentido como um upgrade para quem tem um Moto G5, já que oferece tela maior e melhor, design mais sexy, câmeras melhores, fones melhores, um “cadinho” mais de bateria e desempenho, e atualização confirmada para o Android 8 Oreo.

O Moto G5S vale como upgrade do Moto G5, mas perde em alguns detalhes importantes para o Moto G5 Plus

O Galaxy J5 Pro é um concorrente à altura, mas não chega a ser tão ameaçador quanto o Moto G5 Plus, que pelo mesmo valor oferece mais desempenho e câmera principal com maior abertura.

É um caso clássico de “inimigo íntimo”, mas o bom é que a Motorola sai ganhando de qualquer jeito.

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.


Deixo o meu agradecimento à assessoria da Motorola que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.
Mais sobre: motorola

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)