Os melhores apps para baixar e ouvir música grátis

Você sabia que é possível baixar e ouvir música grátis no seu celular, sem precisar apelar para a pirataria?

Sim! Neste artigo eu vou apresentar os melhores aplicativos e sites para você curtir suas canções preferidas sem gastar nenhum centavo, e melhor: respeitando os direitos autorais de compositores e artistas. Vem comigo!

Os melhores apps para baixar e ouvir música grátis - Mobizoo

Existem três formas legais de baixar música no seu computador ou celular. Uma delas é através de canais legais de download, ou seja, que não infringem direitos autorais. Este tipo de serviço possui uma vasta biblioteca de músicas e, em sua maioria, apoia artistas alternativos.

Outra opção são os serviços de música incluídos no próprio plano da operadora e que, muitas vezes, não são sequer usados pelos usuários. Nestes casos, é possível baixar músicas e playlists, mas é preciso ter planos específicos, como o pós-pago, por exemplo.

A terceira forma de escutar música sem precisar pagar por cada áudio é através dos aplicativos de streaming. Usando esta opção, é possível pagar um valor mensal e baixar músicas direto no armazenamento do smartphone ou no cartão SD. Contudo, a partir do momento em que você não for mais assinante de um destes aplicativos, perderá as músicas salvas.

Abaixo, você confere a minha lista dos melhores serviços e apps para baixar música grátis no celular ou no computador. Todos eles possuem uma cláusula sobre direitos autorais nos seus Termos de Uso, a qual todos os usuários devem respeitar. A trecho abaixo foi retirado dos termos de uso do BeeMP3:

Exceto quando explicitamente permitido, você concorda em não copiar, modificar, publicar, transmitir, distribuir, participar da transferência ou venda de, criar trabalhos derivados ou, de qualquer outra forma, explorar, no todo ou em parte, qualquer conteúdo.

Melhores serviços e apps para baixar música grátis

  • BeeMP3: o Bee MP3 cataloga e gerencia áudios oficialmente publicados online. O serviço oferece download gratuito de músicas e mais de cem mil downloads de mp3. Antes de baixar qualquer música, é possível ouví-la antes. O Bee MP3 também possui um sistema de recomendação de músicas e um ranking de semanal com as faixas mais populares de determinadas categorias, como indie, hiphop, pop e outros. Para baixar músicas grátis usando o BeeMP3, clique aqui.
  • Archive: o Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que possui uma biblioteca digital  em construção a partir de sites da Internet e outros artefatos culturais em formato digital. O acesso aos materiais é gratuito. Porém, é preciso levar em consideração que este é um canal voltado para pesquisadores, historiadores e acadêmicos. Logo, as músicas que você contra no Internet Archive não devem estar na lista mais atual da Billboard, mas existem vários shows ao vivo e uma ótima seleção de podcasts disponível para download. Para baixar músicas grátis usando o Archive.org, clique aqui.
  • Free Music Archive: este canal foi um achado para mim. O Free Music Archive oferece downloads gratuitos sob licença Creative Commons, por exemplo. Além de música grátis, existe toda uma curadoria da equipe para apresentar conteúdo referente aos artistas que utilizam a plataforma. Além disso, é possível contar com um bocado de playlists, como esta para o Halloween, que possui até o tema de abertura da série “Arquivo X”. Para baixar músicas grátis usando o Free Music Archive, clique aqui.
  • Bandcamp: este serviço é a cereja do bolo desta lista! O Bandcamp é super conhecido por ser o ponto de encontro de artistas e selos alternativos. Nem todas as músicas ou álbuns estão disponíveis para download gratuito, pois essa também é uma plataforma para fomentar novas bandas, fazendo com que estas possam ganhar dinheiro com a própria arte. Porém, a biblioteca é vasta e todas os álbuns e músicas podem ser escutados sem a necessidade de qualquer plano mensal. O Bandcamp é tão bem organizado que de todos os serviços para baixar música grátis desta seção, é o único que possui um aplicativo para Android e iOS. Para baixar músicas grátis usando o Bandcamp, clique aqui ou baixe o aplicativo para Android na Google Play Store, ou na Apple Store para iOS.
Melhores apps baixar música grátis - Bandcamp

Melhores planos para ouvir e baixar músicas no celular

Claro Música

O serviço de músicas da Claro e já vem incluído nos planos pós-pago e controle da operadora, e também está presente em alguns pacotes pré-pagos. Usando o aplicativo no celular, é possível salvar as músicas para ouvir offline e não gastar o plano de dados. O catálogo do Claro Música possui cerca de 18 milhões de músicas. Para mais informações, acesse o site do Claro Música.

Planos/Pacotes com o Claro Música incluso:

  • “Prézão” Semanal 1 ou 2 GB;
  • “Prézão” Mensal 3 GB;
  • Controle 2,5 GB, 4,5 GB e 6 GB;
  • Todos os planos Pós.
Melhores planos música grátis - Claro Música

TimMusic by Deezer

A operadora TIM também oferece um serviço de streaming de música para os clientes de alguns planos, entre eles o Tim Beta, sem nenhum custo adicional.

Para começar a usar, o usuário só precisa enviar um SMS com a palavra SIM para 8000, e clicar no link que aparecerá na mensagem de confirmação para se cadastrar.

Com o cadastro feito, você terá acesso a versão Premium do aplicativo, podendo ouvir e baixar tudo o que quiser, num catálogo gigantesco, recheado de clássicos e lançamentos. Para mais informações, acesse o site do TimMusic by Deezer.

Planos/Pacotes com o TimMusic incluso:

  • Tim Beta Mensal ou Semanal;
  • Controle 3,5 GB e 6 GB;
  • Todos os planos Pós (Tim Black).

Melhores apps para ouvir músicas offline

  • Spotify: o Spotify é o aplicativo que dispensa apresentações, certo? O serviço de streaming é um dos grandes jogadores do mercado disruptivo da música e conseguiu achar caminho dentre os demais serviços e alavancar sua plataforma de música. No Brasil, é possível fazer uma assinatura mensal a partir de R$16,90 e, caso você não tenha cartão, o serviço permite pagar em boleto bancário. Para estudantes universitários que nunca tenham experimentado a versão Premium, o Spotify oferece 3 meses de uso por apenas R$1,99. O app oferece a opção de salvar músicas e listas offline e escutá-las sem gasto do plano de dados. Baixe o Spotify para Android aqui, e para iOS aqui.
  • YouTube Music: o Youtube Music chegou recentemente ao país e é o novo serviço de streaming de músicas da Google. A nova plataforma conta com a versão Premium e soma o acervo do Google Play Música com o acervo de vídeos, clipes, shows e remixes do YouTube. As assinaturas custam entre 16,90 e 20,90 reais mensais nos planos individuais. Já os planos família custam entre 25,50 e 31,90 reais mensais e dão acesso aos serviços a até seis membros da família na mesma casa. Usando o YouTube Music Premium também é possível salvar músicas offline. Baixe o YouTube Music para Android aqui, e para iOS aqui.
  • Apple Music: o Apple Music, como o nome já indica, é o serviço de streaming da Apple que compete diretamente com o Spotify e o YouTube Music. No Brasil, a assinatura custa 4,99 dólares por mês (o equivalente a 18,53 reais), no plano simples, ou 7,99 dólares (o equivalente a 29,67 reais) no plano familiar (em que até seis contas podem usar o mesmo serviço). Usando o Apple Music, os usuários terão acesso a uma biblioteca com mais de 50 milhões de músicas e claro, a opção de salvar os álbuns e as playlists no smartphone. Baixe o Apple Music para Android aqui, e para iOS aqui.

E aí, quais aplicativos e serviços você usa para baixar música grátis ou para escutar música offline? Compartilhe suas sugestões nos comentários abaixo.

Mais sobre: diversão