Os melhores gerenciadores de arquivos para Android (2019)

Os gerenciadores de arquivos para Android permitem que você gerencie seus arquivos com mais facilidade e organização.

Neste post vamos apresentar cinco aplicativos de gerenciamento que, além de organizar seus arquivos, possuem outras excelentes funcionalidades. Escolha o seu!

Os melhores gerenciadores de arquivos para Android (2019) - Mobizoo

 

Colocando ordem na casa

Os usuários do Android gostam bastante deste sistema operacional. Principalmente, pela facilidade de acesso aos arquivos, incluindo os do próprio sistema do dispositivo.

Entretanto, o que facilita mesmo o acesso ao sistema Android é ter um gerenciador de arquivos. Com ele, você nem precisa conectar o seu dispositivo ao computador para organizar ou transferir seus documentos.

Mas, apesar de alguns dispositivos Android virem com um gerenciador de arquivos pré-instalado, nem sempre eles são os melhores e mais completos.

A maioria dos gerenciadores nativos não possuem as ferramentas mais avançadas, como as funções de pesquisa e segurança, por exemplo.

O gerenciador nativo pode ser útil para as ações básicas, mas se você precisa de mais funcionalidades de acesso e segurança, pode escolher um gerenciador de arquivos dentre as várias ótimas opções gratuitas da Play Store.

Com um bom gerenciador de arquivo, além de organizar a memória do dispositivo, você pode melhorar seu desempenho. E ainda, transferir e compactar seus documentos e fotos com mais rapidez e facilidade.

Então, entre tantas opções disponíveis, é só escolher aquela que oferece as funcionalidades e a interface que mais atendem às suas necessidades, e a do seu dispositivo, claro.

Top 5 melhores gerenciadores de arquivos para Android

Conheça agora as cinco melhores opções de gerenciadores de arquivos gratuitos da atualidade, que sugerimos para o seu Android.

Nossas sugestões destacam-se por sua usabilidade e ferramentas. No entanto, alguns deles podem ser compatíveis apenas com versões mais atuais, ou modelos, do Android. Dá uma conferida!

1. Files do Google

O Files do Google é um aplicativo de gerenciamento de arquivos leve e bem fácil de usar. Funciona como um assistente, ajudando a aproveitar ao máximo o espaço de armazenamento do telefone.

Ele indica os aplicativos, arquivos, lixos, documentos e pastas que estão ociosos e ocupando espaço. Então, basta excluir ou fazer o backup desses itens na nuvem.

Além disso, o Files do Google possui limpeza de cache, visualização por categoria, compartilhamento local de arquivos criptografados offline entre outras funções.

2. Asus File Manager

Originalmente destinado à linha ZenPhone, o ASUS File Manager também pode ser instalado em outros dispositivos.
Em sua tela inicial, o app organiza, automaticamente, todas as pastas por categorias. Além disso, o app possui “modo escuro”, que torna a visualização mais agradável e as imagens, documentos e vídeos ficam facilmente acessíveis.

O ASUS File Manager também suporta o armazenamento em nuvem. E ainda, possui Wi-Fi SMB, suporte para compactar arquivos ZIP e Lixeira, entre outras funcionalidades.

Além de ter também, um gabinete para arquivos ocultos, compartilhamento offline e uma ferramenta de análise que localiza, e exclui, arquivos duplicados.

3. File Manager by Xiaomi

A interface simples do File Manager by Xiaomi ajuda a localizar os arquivos rapidamente. Além de facilitar também as funções de compartilhamento offline, busca, compactação e descompactação de arquivos ZIP/RAR. Ou ainda, a movimentação ou remoção de arquivos.

Para isso tudo, o File Manager by Xiaomi reconhece vários formatos de arquivo. Incluindo: documentos, músicas, imagens, vídeos, aplicativos e arquivos compactados.

Além de sua interface simples, ele possui também o “modo escuro”, que permite visualizar facilmente os arquivos recentes, as estatísticas de armazenamento e aplicativos usados com mais frequência.

4. File Manager +

O File Manager + é um gerenciador de arquivos que vem com uma série de recursos fundamentais. Além de uma tela inicial de acesso rápido.

O usuário encontra de primeira seus arquivos de mídia, documentos e downloads. E ainda, o armazenamento interno e dos recursos de gerenciamento de arquivos são bastante intuitivos também.

Então é bem simples abrir, pesquisar, navegar nas pastas, copiar e colar, excluir, renomear, compactar e descompactar, marcar e organizar os arquivos, etc.

O File Manager + oferece também suporte a armazenamento em nuvem para Dropbox, Drive e OneDrive, além de NAS e FTP.

5. Moto File Manager

O aplicativo Moto File Manager, que já vem com os celulares da Motorola, pode ser baixado na Play Store por usuários da marca.

Este gerenciador de arquivos oferece uma experiência simples de visualização e navegação entre as pastas. Bem como, a visualização categorizada de imagens, áudio, documentos e outros tipos de arquivos.

O Moto File Manager também oferece as ferramentas básicas de gerenciamento de arquivos. Tais como: como recortar, copiar e colar, bem como compactar e extrair arquivos ZIP (com suporte para arquivos ZIP criptografados).

Além dos recursos de transferência com um toque, de todas as fotos e arquivos do telefone para o cartão SD. E ainda, o recurso de controle remoto que possibilita o gerenciamento dos seus arquivos do telefone, remotamente, do seu desktop ou laptop.

Você já utiliza algum gerenciador de arquivos em seu Android? Qual deles? Conte-nos sua experiência!

Mais sobre: manutenção