Dicas

5 dicas para cuidar bem do carregador do seu aparelho

Geralmente o carregador é a peça mais negligenciada quando falamos de cuidados com nossos dispositivos eletrônicos. Enquanto colocamos películas e capinhas em nossos celulares, o carregador fica lá, abandonado e maltratado.

Neste artigo daremos 5 dicas de como prolongar a vida útil deste componente fundamental, evitando gastos desnecessários e garantindo segurança para você e sua família.

1. Desconecte o carregador sempre pelo plugue

Parece óbvio, mas tem muita gente adulta que age como uma criança na hora de desconectar os carregadores, tanto da tomada quanto do dispositivo, puxando-os pelo fio.

carregador cabo danificado
Nunca puxe seu carregador dessa maneira. Ele pode continuar a funcionar normalmente, porém em pouco tempo a tensão nos fios e junções irá causar danos internos irreparáveis.

2. Mantenha o carregador seco

Evite molhar o carregador ou utilizá-lo em ambientes úmidos, como próximo ao vapor do chuveiro ou aos respingos das torneiras.

Não segure o carregador com as mãos molhadas e não o deixe em contato com toalhas, roupas ou outros objetos úmidos dentro de bolsas de praia ou da academia, por exemplo.

3. Mantenha o carregador arejado

A temperatura extrema – ou muito quente ou muito fria – pode danificar o carregador.

Evite deixar o carregador próximo ao sol, e durante o verão, nem pense em deixá-lo dentro do carro ou na bolsa que você leva para a praia.

Ao transportar o carregador em épocas do ano ou regiões muito frias, o ideal é mantê-lo isolado e protegido das baixas temperaturas.

4. Guarde o carregador corretamente

Cuidar bem do carregador e guardá-lo de forma adequada é importante. Pois quando menos se espera, um carregador danificado ou perdido pode ser um grande transtorno, como em uma viagem, por exemplo.

É comum o usuário jogar o carregador na bolsa ou em qualquer bolso externo da mala. Ou ainda, enrolar o fio e dobrá-lo sem qualquer cuidado ou proteção.

A dica aqui é guardá-lo em uma caixinha resistente (estojo de óculos) ou em uma pequena necessaire. Desta forma evita-se que ele fique exposto à batidas ou que o cabo fique retorcido.

O cabo retorcido pode provocar a ruptura dos fios internos. Uma dica simples e barata para proteger o cabo dos famosos “mau contato” em suas extremidades é utilizar a mola de uma caneta retrátil antiga. Basta enrolá-la na base como mostra a foto abaixo.

mola para proteger cabo carregador
Para finalizar, o ideal é aparar as pontas da mola com um alicate.
Atenção: Desplugar constantemente o carregador também pode danificar e desgastar a entrada USB, deixado-a mais frouxa e com mau contato, além de romper os fios internos.

5. Use o carregador em um estabilizador

Nunca se sabe de quanto é a variação de tensão em uma rede elétrica, e muitas dessas variações podem danificar ou até destruir seus eletrônicos.

O ideal é não correr riscos e plugar, sempre que possível, seus carregadores a um estabilizador (ou filtro de linha) para corrigir as alterações da rede elétrica. Especialmente durante as tempestades ou em edifícios com o circuito mal planejado.

filtro de linha

Mundo sem fios

Enquanto o mundo dos carregadores não se torna totalmente sem fio, ainda é melhor conviver e cuidar bem desses componentes. Principalmente se você não pretende gastar dinheiro ou passar algum aperto sem o imprescindível carregador.

Gostou das dicas? Tem alguma outra boa sugestão? Comente! Compartilhe!