Moto G8 Plus e Moto G8 Play: hands-on e primeiras impressões

O ano vai terminar agitado para quem é fã dos produtos da Motorola.

A empresa não está lançando apenas um, mas quatro novos smartphones agora no último trimestre do ano. Entre eles, o Moto G8 Play (R$ 1.099) e o Moto G8 Plus (R$ 1.699) fazem parte do pacote, entregando especificações já conhecidas entre os usuários e algumas novidades.

Conhecemos essa nova gama de lançamentos durante o evento que a empresa realizou hoje (24), em São Paulo. A seguir você confere nossas primeiras impressões sobre o G8 Play e o G8 Plus.

Moto G8 Plus e Moto G8 Play: hands-on e primeiras impressões - Mobizoo

Moto G8 Plus: unboxing

Moto G8 Plus e Moto G8 Play: design e tela

A Motorola resolveu fazer um upgrade no visual da série Moto G, o primeiro desde o Moto G5. Sai o módulo de câmera circular da traseira e entram linhas mais retas, câmeras alinhadas verticalmente e o sensor de impressão digital na traseira junto ao logotipo da marca.

Agora os smartphones da linha Moto estão mais elegantes, sobretudo o G8 Play, que deixou de ser uma opção de entrada e se tornou um modelo intermediário quase premium. Ambos trazem o painel Max Vision da Motorola, ou seja, com proporção de 19:9 e borda reduzida que otimiza a experiência de uso com a tela.

Motorola Moto G8 Plus: tela

O redesign fez com que o logo da Motorola na parte frontal pudesse ser removida, resultando em um aproveitamento de tela ainda melhor.

O Moto G8 Plus tem tela de 6,3 polegadas e resolução Full HD+, mas não foi desta vez que a Motorola investiu em um painel OLED com biometria sob a tela para o melhor modelo da série Moto G. É claro que não se trata de uma tela ruim, mas também não há nenhuma surpresa em comparação com modelos Moto G Plus de anos anteriores.

Já com o Moto G8 Play as mudanças foram mais generosas, principalmente pelo aumento de tela que o modelo ganhou, passando de 5,7 polegadas na geração anterior para 6,2 polegadas. A resolução, contudo, se manteve em HD+, que não é exatamente ideal para este tamanho de tela. Agora, o modelo mais básico também tem reconhecimento facial.

O entalhe em ambos é em formato de gota, discreto e que pouco atrapalha durante o uso do sistema. Aliás, falando em sistema, a Motorola não deu sequer uma palavra sobre a versão do Android presente no Moto G8 Play ou no Moto G8 Plus durante o evento de lançamento, mas sabemos que ambos rodam com Android 9 e devem receber o próximo update em 2020.

Motorola Moto G8 Plus: notch

A Motorola está lançando, ainda em estágio beta, o aplicativo Hello You, que é uma espécie de Google Notícias com funções de suporte para o telefone e que já vem pré-instalado nestes novos modelos. Você pode ler os destaques da semana, fazer consultas, falar com o atendimento ao cliente e realizar diagnósticos no sistema remotamente.

Motorola Moto G8 Plus: construção

Moto G8 Plus e Moto G8 Play: câmera

Se as mudanças no design e nas telas foram mais tímidas, os recursos que o conjunto de câmeras tripla oferecem podem encher os olhos de muitos usuários.

Começando pelo Moto G8 Plus, temos uma mistura de One Vision com One Action neste aparelho, que ganha um sensor principal de 48 MP com recurso de Modo Noturno. Pode parecer que o dispositivo tem quatro câmeras, mas na verdade há um sensor principal, o secundário de profundidade (5MP), a câmera de ação e o sensor de foco a laser.

Motorola Moto G8 Plus: câmera traseira

O recurso que o G8 Plus herda do One Action é a câmera de ação, que usa o sensor ultrawide de 117° para gravar vídeos na horizontal ou na vertical com ângulos maiores. O mais interessante é que essa câmera pode processar horizontalmente um vídeo capturado na vertical.

Motorola Moto G8 Play: software da câmera

O Moto G8 Play, por sua vez, ganhou o maior conjunto de câmeras que a série Moto G Play já teve. São três no total, sendo a principal de 13 MP, acompanha por uma lente ultrawide de 117° e um sensor de profundidade. Esse conjunto permite ao usuário, por exemplo, capturar fotos com campo de fundo desfocado ou com maior ângulo de visão.

Motorola Moto G8 Play: câmera traseira

Moto G8 Plus e Moto G8 Play: performance e bateria

As diferenças entre o Moto G8 Play e o Moto G8 Plus permanecem no hardware. Enquanto no G8 Play a Motorola optou por usar um processador da MediaTek, o Helio P70, no G8 Plus há o Qualcomm Snapdragon 665, mas ambos com oito núcleos.

Existem, no entanto, diferenças na capacidade da memória RAM e no armazenamento. O Moto G8 Plus tem 4 GB de RAM e 64 GB de espaço interno, enquanto o G8 Play conta com a metade dessas capacidades.

Ambos os modelos contam com a mesma capacidade de bateria, com 4.000 mAh, mas os processadores devem entregar autonomias diferentes. A Motorola disse que o processador Helio P70, presente no G8 Play, entrega 30% mais performance e economiza mais bateria em comparação com o chip usado no G7 Play. Em contrapartida, o G8 Plus é o único com alto-falante estéreo e som Dolby.

Confira a seguir a ficha técnica completa de cada modelo:

Moto G8 Plus: ficha técnica

Esta é a ficha técnica completa do Moto G8 Plus:

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 665
  • RAM: 4GB
  • Armazenamento: 64 GB, expansível até 512 GB
  • Tela: Max Vision de 6.3” FHD+ (1080 x 2280), 401ppi
  • Bateria: 4000 mAh
  • Câmeras
    • Principal:
    • • 48 MP1; Quad Pixel, f/1.7
    • • Sensor de profundidade de 5 MP
    • • Câmera de ação com ângulo de 117° ultra-wide, f/2.2
    • Frontal:
    • 25 MP; f2.0
  • Conectividade: Rádio FM, Bluetooth 5.0
  • Sistema Operacional: Android 9.0 Pie

Moto G8 Play: ficha técnica

Esta é a ficha técnica competa do Moto G8 Play:

  • Processador: MediaTek Helio P70M
  • RAM: 2GB
  • Armazenamento: 32 GB, expansível até 512 GB
  • Tela: 6.2”, IPS, HD+ (720 x 1520), 271 ppi
  • Bateria: 4000 mAh
  • Câmeras
    • Principal:
    • 13 MP; f/2.0 ;
    • Câmera com ângulo de 117° ultra-wide de 8 MP; f/2.2;
    • Sensor de profundidade de 2 MP; f/2.2;
    • Frontal:
    • 8 MP; f/2.2;
  • Conectividade: Rádio FM, Bluetooth 4.2
  • Sistema Operacional: Android 9.0 Pie

A MediaTek divulgou um infográfico com alguns detalhes a respeito do processador que embala o Moto G8 Play. Entre os recursos destacados, além do melhor gerenciamento de energia, está o núcleo dedicado ao processamento de informações de Inteligência Artificial:

Moto G8 Play: Infográfico Mediatek

Moto G8 Plus e Moto G8 Play: como chegamos aqui?

É a primeira vez que duas gerações da linha Moto G são lançadas no mesmo ano, e isso tem uma explicação. Segundo Rodrigo Vidigal, da divisão de vendas do Mobile Business Group, a era da renovação anual de linhas da Motorola acabou.

A Motorola poderia ter dado qualquer nome a estes aparelhos, mas ela optou por chamá-los de Moto G8 devido a relevância que a série tem no mercado. Dessa forma, a empresa seria capaz de antecipar novas tecnologias e introduzi-las no mercado em um curto espaço de tempo para uma base gigante de usuários que conhecem a série “G”. Em outras palavras: a linha Moto G continua altamente relevante e popular.

Motorola Moto G8 Plus: preço

Acontece que mudanças assim não costumam ser bem-vindas aos olhos do usuário que acompanha o mercado mobile com uma lupa. É possível contar em uma única mão as novidades que o Moto G8 Play e o Moto G8 Plus trazem em comparação com seus respectivos modelos de gerações anteriores, o que torna esse tipo de estratégia de venda arriscada e sem sentido para algumas pessoas.

Essa posição da Motorola de “antecipar novas tecnologias a qualquer momento” também pode ser traduzida como “estamos marcando território”, um recado claro ao mercado paralelo de produtos importados e marcas chinesas que vem se consolidando no Brasil, sobretudo no segmento intermediário.

No final, o usuário ganhará sempre novos produtos com melhorias pontuais, enquanto lançamentos que sequer amadureceram receberão menor destaque. Nada que a Samsung ou a Apple já não estejam fazendo, mas ainda sim uma reviravolta para quem voltou a olhar para a Motorola a partir de 2013.

O Moto G8 Play e o Moto G8 Play irão ganhar reviews completos aqui no site em breve. O que vocês querem saber?

Mais sobre: motorola